logo cms nerd

Comissário Nerd

Vida longa e próspera! Atualmente, o NERD é visto como aquela pessoa que quer saber cada vez mais, que curte se aprofundar no conhecimento das áreas que se apaixona. O site Comissário Nerd disponibiliza material de estudo para aviação, mais precisamente aos futuros comissários de voo e agentes de aeroporto. São slides de aulas, questionários, resumos e posts com dicas importantes para qualquer um que deseja ser um bom profissional da área.

Acompanhe as novidades pelo Facebook do Comissário Nerd clicando no link.

Comissário de Voo

Bloco 1: resumo e questões

Bloco 2resumo e questões

  • Sistema de Aviação Civil
  • Regulamentação da Aviação Civil
  • Regulamentação da Profissão do Aeronauta (Nova Lei do Aeronauta)
  • Segurança de Voo
  • Fator Humano na Aviação Civil

Bloco 3: resumo e questões

Bloco 4: resumo e questões

Agente de Aeroporto

Qualquer pergunta sobre os assuntos acima podem ser feitas diretamente nos respectivos posts, através do espaço de comentários, ou entrando em contato. Dependendo da questão, posso até fazer um post para aprofundar o assunto. Bons estudos e … Não entre em pânico!

Veja também





34 comentários

  1. MESTRE, OBRIGADO PELAS AULA FORAM MUITO BOAS …ENVIEI UMAS COLABORAÇÕES PARA O SITE OK
    E ESTOU RECOMENDANDO ESTE SITE PARA ALGUNS COLEGAS. PARABENS
    ERASMO

    1. Erasmo, eu que agradeço pela visita! Volte mais vezes. E obrigado também pelo material, em breve vou utilizá-lo em novas postagens e citar sua colaboração. Abraços

  2. Bom dia Professor!!
    Hoje tive um contratempo sem jeito de dar jeito, e estou infelismente perdendo sua aula, mas já vi q aqui tem muitas coisas para nós aqui!! Obrigada pela dedicação. Assim , tendo este site pra aproveitar agora fico menos encucada por ter perdido a aula.

    Até!!

  3. Professor, só quero te agradecer por disponibilizar materiais tão úteis! Minha prova da ANAC está chegando, e seu site tem sido minha fonte de estudos! Obrigada!

    (PS: Fui sua aluna no curso de comissária e agora no de check-in, aulas que só me acrescentaram conhecimentos!)

  4. Passei para agradecer as aulas e a paixão pela nossa profissão.
    Seu material e suas aulas me ajudaram muito.

    Obrigado Mestre Vini
    Eu faço parte da sua tripulação.

  5. Ola, pessoal, estou buscando conteúdo para estudo de navegação e Segurança de Voo, porém não encontrei nada, se alguém puder me dar alguma informação eu agradeço muito

    1. Verdade, Andrei. No livro “600 questões” o gabarito original está com questão 302 como sendo alternativa D, mas a correta é a A – a membrana do tímpano fica no ouvido médio. Obrigado pela correção!

  6. Olá, Vinicius, eu queria muito agradecer a sua dedicação e disposição em colocar na web tanta informação para aqueles que, como eu, estão precisando desesperadamente estudar para conseguir uma boa colocação na aviação civil. Fui comissária da Varig por 15 anos e agora, após 10 anos de afastamento, estou tentando retornar para o voo. Muito obrigada mesmo, de coração!

    1. Eu que agradeço pela visita e pelo comentário! Acredito que o conhecimento deve ser compartilhado. Bons estudos e boa sorte no retorno à aviação!

  7. Oi, as questoes do simulado, estao todas certas ? eu peguei ele para estudar pra prova do CEAB, mas me flaram que havia algumas questoes erradas.
    Outra duvida, eu to muito ferrada no bloco IV, nao consigo entender meteorologia e navegacao aerea. Tem alguma aulinha explicativa especifica ?
    Obrigada

    1. Oi, Le, as questões já estão certas. O que já teve de divergência ou correção já foi efetuado e consta do espaço de comentários – caso tenha alguma dúvida específica em alguma questão, pode usar também espaço para perguntas.
      Existem os vídeos da Academia do Ar que dão um bom suporte, mas também dou aulas particulares. Se estiver interessada, entre em contato por e-mail (na aba “Contato”).

      1. Obrigada professor, estou tendo mais dificuldades nos calculos de fusos, tudo relacionado a navegacao, como, umas questoes meio confusas, mas minha prova do CEAB já será depois de amanhã

  8. Olá Vinícius,
    Quero agradecer muito a todo o material disponibilizado!!!! Seu site é maravilhoso e suas lições são ótimas!!!!! Obrigada de coração e continue assim!
    Abs Kellyn

    1. Oi, que bom que gostou do site! Eu que agradeço pelas visitas. Não deixe de visitar a categoria aviação, tem bastante material interessante lá.

  9. Olá, as questões 353, 354 e 358 (livro de 600 questões) estão me causando grandes dúvidas, gostaria de saber se o gabarito procede
    questão 353 – massagem cardíaca feita por 1 cms n seria na frequência 30/ 2 ?
    questão 354 – havendo 2 cms não seria ritmo de 30/ 2 ? (pois não especifica se é criança)
    questão 358 – frequência não seria de 100 por minuto ?

    1. Olá Déborah, com relação às questões:

      353 – Atualmente, considera-se 30:2, mas como antigamente era 15:2, é mais provável cair na ANAC essa taxa, já que nunca soube de uma atualização da prova (discuto essa questão no fim do post desse link: https://www.monolitonimbus.com.br/comissarionerd/bloco-3/); como não tem uma alternativa com 30:2, dá menos problema (então a alternativa certa ainda é letra B)

      354 – se houver dois socorristas, devem seguir o ritmo de 05 massagens cardíacas externas (MCE) para cada 01 respiração artificial (RA) (então a alternativa certa ainda é letra B)

      358 – a respiração artificial deve ser entre 15 e 20 vezes por minuto, então 16 vezes é a única alternativa que encaixa (repetir 100 vezes por minuto uma respiração deixaria o socorrista literalmente sem fôlego; já a compressão torácica seria feita de 100 a 120 vezes por minuto) (então a alternativa certa ainda é letra B)

  10. Pingback: Download | Materiais de estudos para ANAC e curso de Comissário
    1. Oi Sophia, você pode sim considerar os resumos para se preparar para ANAC, assim como as questões e outros materiais. Os resumos funcionam como um guia de temas que tem uma grande chance de aparecer nas questões da prova, mas não significa que só vai cair o que está no resumo, afinal tem muito mais assunto do que isso.

    1. Oi, Julia, as questões já estão atualizadas. O que já teve de divergência ou correção já foi efetuado e consta do espaço de comentários – caso tenha alguma dúvida específica em alguma questão, pode usar também espaço para perguntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.