meteo livro

Livro digital: Noções de Meteorologia

Esse livro digital tem como objetivo transmitir o conhecimento básico dos principais tópicos de Meteorologia para quem não é especialista na área, mas tem interesse e/ou necessidade em conhecer melhor essa ciência atmosférica. Os textos começaram a ser escritos quando eu ainda era estagiário do Parque Cientec (USP), com o intuito de criar um novo material para estudo de Meteorologia por um grupo de escoteiros. Posteriormente, com a necessidade de ampliar os horizontes das aulas dadas em cursos de aviação, montei o site Monolito Nimbus para publicar posts sobre os assuntos pertinentes e disponibilizá-los, juntamente com os slides das aulas.

Cercado Meteorológico do IAG/USP no Parque Cientec antes de uma tempestade. Foto: ViniRoger

Mais conhecido como eBook, o livro digital é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos que vão de celulares a computadores. Esse material está no formato HTML, podendo ser visualizado em qualquer navegador conectado à internet. Devido a sua portabilidade e livre dos custos de impressão e distribuição, o livro está disponível no site Monolito Nimbus gratuitamente, sob a mesma licença do resto do site – clique em “licença de uso” no rodapé do site para mais informações.

Esse formato de livro aqui utilizado ainda permite atualização constante, de modo a corrigir eventuais erros, tornar passagens mais claras e incluir novas curiosidades. Além disso, cada página possui um espaço para comentário, possibilitando ao leitor interagir com o autor em busca de maiores informações e/ou esclarecimentos. O sumário a seguir enumera os principais tópicos de Meteorologia, com o hiperlink para os respectivos posts.

Sumário

  1. Atmosfera
  2. Pressão atmosférica (dentro do post sobre atmosfera)
  3. Radiação solar na Terra
  4. Ventos e ciclones
  5. Furacão e tornado
  6. Sistemas frontais
  7. Água na atmosfera
  8. Nuvens
  9. Chuva
  10. Restrição à visibilidade
  11. Fenômenos ópticos
  12. Raios
  13. História da Meteorologia
  14. Estação e instrumentos meteorológicos
  15. Previsão de Tempo
  16. Meteorologia popular
  17. Fenômenos climáticos (América do Sul)
  18. El Niño e La Niña
  19. Mudanças climáticas
  20. Poluição do ar
  21. Links interessantes

Dentro de cada post, podem ter links para outros posts, mais específicos. Caso deseje encontrar algum tema em especial, utilize o campo “busca no site” no canto superior direito desse site: escreva o que deseja saber e clique em pesquisar. Os resultados aparecerão na tela seguinte, bastando escolher qual post deseja ler. Dentro da própria página, você pode pesquisar um termo específico usando a combinação de teclas CTRL+F e digitando o termo a ser pesquisado.

Fica aqui também uma dica de outro livro é o Meteorologia: Noções básicas. Ele consegue ser completo o suficiente para entender os conceitos fundamentais sobre Meteorologia, mas sem aprofundamento matemático ou análises muito particulares. É um excelente meio-termo entre um livro paradidático de ensino médio e um livro específico da área. Indicado para graduados em outras áreas, áreas correlatas ou mesmo público geral.




Espalhe a mensagem

7 comentários

  1. Muito legal todos os seus materiais. bem organizado e didático. sou formado em sitemas de informação e vou fazer um concurso pra pesquisador da FUNCEME Ceará na área de modelagem numérica/TI. me ajudou bastante a entender sobre meteorologia e forma dos dados. confesso que ainda estou muito perdido com o edital. é muita “ciência” pra quem não é da área específica. só Jesus pra me ajudar!!! Parabéns!!!

  2. Vinícius você poderia me orientar sobre esse tópico do edital??? ….. (5. Pré-processamento: dados em Gridded binary tipos 1 e 2 (GRIB1 e GRIB2) ou Network Common Data Form (NetCDF), interpolação no espaço e no tempo; ) como estudar GRIB1 e 2? e como estudar NetCDF? qual a melhor forma?? o que poderia cair na prova sobre esse tópico??? lembrando que o cargo é PESQQUISADOR/INFORMÁTICA/MODELAGEM NUMÉRICA/ REQUISITO:GRADUADO SÓ EM TI. obrigado.

    1. Oi Thiago, que bom que gostou do material de estudo. Para quem está começando a conhecer a Meteorologia, acredito que seja de grande ajuda. Tenho dois posts que podem ajudar para conhecer um pouco sobre esses formatos de dados:
      https://www.monolitonimbus.com.br/dados-de-reanalise/ – fala sobre os tipos de arquivos mais usados ao trabalhar com dados meteorológicos
      https://www.monolitonimbus.com.br/grads/ – fala sobre um programa muito utilizado para leitura desses arquivos (mas existem rotinas em outras linguagens também)
      Creio que o principal para aprender seja abrir esses arquivos e poder extrair o que interessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.