Licença de uso

O site Monolito Nimbus utiliza a licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, assim como as fotos creditadas como “ViniRoger” (abreviação para Vinícius Roggério da Rocha).

Licença é o fato de uma informação poder ser distribuída, conforme as leis e regulamentações que a regem. Quando falamos de direitos autorais, existem duas licenças famosas:

  • copyright – o autor tem todos os direitos reservados sobre a sua obra, não permitindo modificação, alteração, distribuição nem criação de obra derivada sem permissão do autor;
  • copyleft – o conteúdo é livre, mas exige que todas as versões modificadas e estendidas também sejam livres. O conceito surgiu nos primórdios do software livre com sua GNU GPL (General Public License). Mesmo que só por ética, deve-se citar o autor original (e não de onde foi copiado).

As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de direitos e deveres na distribuição do conteúdo desenvolvido por outras pessoas – um meio termo entre as duas licenças anteriores, com o lema “alguns direitos reservados”. No site creativecommons.org, a pessoa que deseja publicar sua obra na internet pode seguir uma série de passos que ajudam a determinar a licença correta de acordo com as suas reais vontades.

Algumas regras básicas ao utilizar o conteúdo desenvolvido por outra pessoa:

  • Nunca copiei o conteúdo todo (texto, imagens e outras mídias); prefira apontar o link do conteúdo
  • No caso de trechos, deve-se utilizar “quotes” (trecho grande) ou colocar o texto entre aspas (trecho pequeno)
  • O crédito deve ser dado através de um permalink (ligação através de URL que aponta para o artigo original)
  • Não coloque uma imagem ou conteúdo hospedado nesse site aparecendo no seu: isso é chamado hotlink e consome a banda daqui

O metablog xCake, muito bom sobre o assunto, publicou um post sobre Como copiar conteúdo alheio sem ferir Direitos Autorais – vale a pena a leitura. Já uma discussão interessante sobre direitos autorais pode ser vista no filme Tudo é um Remix.

Como citar um texto publicado no site (segundo as normas da ABNT):

SOBRENOME DO AUTOR, NOME. Título do post. Nome do site, ano de publicação. Disponível em: . Acesso em: data de acesso.

Por exemplo:

DA ROCHA, V. R. Estação e instrumentos meteorológicos. Monolito Nimbus, 2014. Disponível em: <https://www.monolitonimbus.com.br/estacao-e-instrumentos-meteorologicos>. Acesso em: 10 ago. 2018.

Política de Privacidade

Uma empresas de publicidade de terceiros veicula anúncios durante a sua visita ao nosso website, e, a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse, eles podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites. Essa mesma empresa também utiliza cookies a fim de estatísticas de uso do site.

O site Monolito Nimbus não se responsabiliza pelos comentários de seus leitores, mas se reserva o direito de não publicar mensagens ofensivas, propagandas ou dados pessoais. O e-mail fornecido ao realizar um comentário não é publicado e o site não o utiliza em hipótese alguma. Os comentários serão respondidos na própria área de comentários.

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam. Os visitantes devem concordar com as políticas do serviço de terceiro para deixar deixar um comentário, o que inclui o uso de um cookie.

Leitores cadastrados em nossa newsletter e RSS receberão mensagens sempre que o site for atualizado. Também existe a opção de se cadastrar na “fan page” do Facebook, mas esse é restrito para assuntos ligados à aviação – eventualmente são divulgadas notícias além dos posts gerados nesse site no facebook.