Bloco 1

Matérias do bloco 1: Segurança e Emergência, Sobrevivência, Animais peçonhentos, Combate ao fogo.

Seguem 20 provas diferentes desse bloco no modelo da ANAC: 20 questões cada uma, sendo que cada questão tem 4 alternativas e somente uma é correta. Para começar, clique em “Iniciar questionário” da prova que pretende fazer. Ao responder, clique em “responder” para ver se acertou (caso tenha errado, a resposta certa será destacada). Depois, clique em “próximo” para fazer a questão seguinte.

Mesmo que você volte depois, as questões e alternativas são mantidas na mesma ordem, para facilitar a localização de cada uma. No final da prova, clique em “terminar questionário” para ver seu desempenho e em “ver respostas” para revisar o que acertou e o que errou de todas as questões.

Obs.: recentemente, o plugin responsável por exibir as questões foi atualizado, então se notar algo incômodo no visual delas, por favor comente. O conteúdo das questões continua o mesmo, mas caso surja alguma dúvida ou correção, fique a vontade para usar o espaço de comentários também.

Bloco 1 - Questões de 1 a 20

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 21 a 40

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 41 a 60

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 61 a 80

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 81 a 100

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 101 a 120

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 121 a 140

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 141 a 160

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 161 a 180

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 181 a 200

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 201 a 220

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 221 a 240

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 241 a 260

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 261 a 280

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 281 a 300

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 301 a 320

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 321 a 340

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 341 a 360

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 361 a 380

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo


Bloco 1 - Questões de 381 a 400

Questões de estudo para a prova da ANAC – Comissário de voo

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112 comments

  1. Correção da questão 137: a quantidade mínima de água para que uma pessoa possa se manter em forma é de mais ou menos 1/2 litro por dia (500 ml), sendo a quantidade ideal de 2 litros por dia.

    O arquivo já foi atualizado. Mais alguns comentários sobre outras questões (já estavam corretas):

    140) Para evitar abalroamento, a distância mínima a ser mantida entre as embarcações deverá ser de 8 metros. Desse modo, durante uma tempestade, quando a chance de uma embarcação bater na outra com violência é maior, não deve ocorrer uma aproximação, somente se as águas estiverem calmas. Alternativa certa é a letra D.

    194) As roupas e a proteção sobre a cabeça protegem contra queimaduras no sol, mas também ajudam com a perda demasiada de líquido. As duas alternativas estariam certas, mas aí temos que olhar nas entrelinhas: quando a questão fala de roupas “frouxas”, isso ajuda somente para perder menos líquido, pois o ar dentro da roupa serve como isolante térmico, mantendo a temperatura corporal. Assim, a resposta “mais certa” é a letra C.

    1. Obrigada Vinícius, tu é muito top cara por isso indico pra todos que estão fazendo curso de cms o seu site!! Super eficiente e atendeu as 3 questões que estava em dúvida!

    1. Oi Thiago, realmente, de acordo com a tabela 1 da página 236 do RBAC 121 (do link que você passou), para um avião com número de assentos entre 101 e 200, seriam necessários 2 (dois) conjuntos de primeiros socorros (e não somente um, como estava). Obrigado pela correção!

  2. Questão 17 está errada! Nós apenas ficamos na saída e redirecionamos os pax para a saída mais próxima caso ela esteja obstruída por algo (obviamente do lado de fora) e mesmo estando em perfeito funcionamento, não poderá ser utilizada (Alfa). Se ela está emperrada ninguém conseguirá abrir, portanto nós nos dirigimos à saída operativa mais próxima para auxiliar (Charlie). O gabarito é C!

    1. Conforme as notas informativas de operação de voo, na parte de evacuação em terra não planejada, do material da Airbus (disponível em http://www.airbus.com/fileadmin/media_gallery/files/safety_library_items/AirbusSafetyLib_-FLT_OPS-CAB_OPS-SEQ12.pdf , slide 8):

      “o tripulante de cabina na saída inutilizável deve executar as seguintes ações:
      • Parar a evacuação
      • Bloquear a saída e redirecionar os passageiros para a saída mais próxima utilizável
      • Guarde a saída”

      Para redirecionar, deve-se usar gestos e gritar algo como “USE AQUELA SAÍDA!”, “USE THAT WAY!” e “PARA TRÁS -POR AQUELA PORTA!”. O posicionamento de um comissário em cada saída de emergência permite distribuir os tripulantes de modo a orientar o fluxo dos passageiros de maneira mais bem distribuída e sem ter o risco de deixar algum passageiro pelo caminho. Abandonar a saída permite o fluxo de passageiros que não saibam do bloqueio da porta para lá, que podem permanecer no local tentando inutilmente abrir a porta e desperdiçando segundos preciosos para o salvamento.

      Assim, a questão 17 tem como resposta certa a alternativa A (alpha).

    1. Realmente (na questão 16), ao saber que haverá turbulência, o comissário deve travar todos os compartimento (da galley e os bins), dar o aviso de afivelar os cintos (e depois sentar e afivelar o próprio cinto), avisar também para os passageiros deixarem as mesinhas fechadas e travadas, além de interromper o serviço de bordo. É o que diz o item c. Não se deve guardar bagagens no toalete (item a), nem reclinar a cadeira (item b), nem verificar as portas de emergência (item d, o que é feito antes da decolagem).

  3. Pingback: Download | Materiais de estudos para ANAC e curso de Comissário
  4. a questão 182 do Bloco I, a resposta fala que devemos nos manter proximos a aeronave, mas durante as aulas fomos ensinados que devemos nos afastar pelo menos durante as 12horas iniciais. Essa resposta está correta?

    1. Oi Mariana, as pessoas devem se afastar da aeronave logo depois do acidente, ou seja, não devem permanecer junto/ao lado da aeronave, mas ainda nas proximidades. Como é um território desconhecido, não devem se afastar pois podem encontrar novos perigos. Como o lugar deve ser longe de grandes árvores, alto, plano e próximo de uma fonte de água (também não precisa ser junto, mas perto), isso acaba invalidando as outras alternativas também.

      1. Olá pessoal já eu aprendi na aulas que tem que se afastar da areonave,pois pode correr risco de explosão!
        Daí resposta correta no questionário e se afastar não entendi muito.
        Mais indo pela sua resposta eu entendi,mais não concordo com resposta porque pode correr da explosão.
        Digo resposta da questão.

        1. Oi Adriana, é que o foco da questão é onde encontrar abrigo, e o que sobrou da fuselagem pode ajudar muito. Logo que caiu o avião, realmente é bom ficar um pouco longe, mas depois se constatar seguro, pode-se abrigar ali mesmo para as horas e dias seguintes – melhor do que ficar explorando um terreno desconhecido e provavelmente com ferimentos graves.

          1. Obrigada Vinícius!!
            Entendi e também sei que se a pessoa ver que não tem perigo pode ficar próximo da aeronave.
            Mais tudo bem muitíssimo obrigada por me responder 🙌🤗

    1. Oi Hylana, realmente não faz sentido, já alterei a resposta certa. No cheque pré-voo, deve-se verificar a pressão do manômetro (ponteiro no verde), lacre e validade.

      1. mas o extintor de gás freon não fica localizado sob a pia, nos lavatórios? desde sempre aprendi que o cheque pré-voo com relação a este equipamento é porta corta-fogo fechada. não achei nada sobre isso no RBAC. fiquei na dúvida agora.

        1. Oi Leonardo,

          Essa questão é bem antiga. Para você ter uma ideia, boa parte dos gases freon foram banidos do mercado nos anos 1980, por contribuírem para a destruição da camada de ozônio. Muitas companhias já não o usam mais. Aviões da Airbus usam BFC mesmo nos toaletes, e nos Boeing o sistema é automático. Quando tem uma garrafa com o gás, deve-se observar o manômetro (pressão indicada), o lacre e a validade – se a indicação do manômetro estiver no vermelho, o comissário deve solicitar a troca. Quando não tem a garrafa, deve-se checar por indicações luminosas.

          Aqui vai uma foto do sistema de um avião da Airbus: https://www.monolitonimbus.com.br/wp-content/uploads/2021/02/extintor.jpg. Quanto à “porta corta-fogo”, ela não é corta-fogo de verdade, pois seria bem mais pesada, e peso é um problema em aviões, e sim é uma porta comum, que pode ser usada para diminuir a entrada de oxigênio no compartimento.

  5. Creio que a questão 159 esteja errada, já que fala que colete salva vidas é necessário para vôos domésticos.
    A alternativa correta não seria a D? (assentos flutuantes e encostos flutuantes)

    1. Olá! Para aeronaves que realizam voos sobre terra firme (ditos costeiros, quando passarem ou tiverem rota alternativa a 370 km da costa), os passageiros dispõem de assentos flutuantes e os tripulantes, de coletes salva-vidas – caso fosse oceânico, coletes para todos, além dos equipamentos coletivos de flutuação. Encosto flutuante não existe na aviação comercial, apenas o assento mesmo.

  6. 355. Para manutenção do fogo na ausência de vegetação e na impossibilidade de utilizar destroços da aeronave, o sobrevivente de um pouso forçado poderá usar:

    a) comburente sólido.
    b) comburente líquido.
    c) breu vegetal
    d) gordura animal.

    O correto não seria gordura animal? Uma vez que o anunciado diz que não há existência de vegetação

    1. Oi Lucco, é verdade, faz todo o sentido já que diz não ter vegetação, so resta buscar animais. Obrigado pela contribuição! Acabei de alterar a resposta

  7. A questão 55 estar com problema, a letra (b) estar na msm linha que a letra (a) e por tanto nao conseguimos marca a opção letra (b)

  8. ola!Na questao 54 bloco 1 , para 180 passageiros o numero de conjunto primeiros socorros seria 2 mesmo?POis na questao 18 esta dizendo que a questao correta e 1 kit para cada 50 passageiros ..

    1. Oi Fernanda. Consultando a RBAC-121, na tabela 1 da página 229 do arquivo PDF (http://www.anac.gov.br/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/audiencias/2009/aud33/11-rbac-121-anexo-a-resolucao.pdf), diz que se tiver capacidade entre 101 e 200 passageiros, precisa de 2 kits de primeiros socorros. Assim, essa resposta está certa.
      Observando-se a tabela, dá pra tirar uma regra geral de que é preciso 1 kit para cada 100 passageiros, mas considerando-se os “excedentes”. Por isso, alterei a resposta da questão 18 para seguir corretamente a resolução.
      Obrigado pelos avisos e espero ter ajudado!

  9. Olá. A questão 17. Está Incorreta. Bloco 1 sendo a alternativa C Correta.

    17. Num pouso de emergência em terra, ao checar a operatividade da saída de emergência de sua responsabilidade, o comissário verifica que a mesma está emperrada. O seu procedimento a seguir deverá ser:

    a) permanecer junto a saída e redirecionar os pax para a mais próxima operativa
    b) segurar as alças da porta, para não ser retirado a força, e gritar “para trás, porta emperrada”.
    c) abandonar sua saída e ir ajudar um colega na saída operativa mais próxima.
    d) ir até ao cockpit e solicitar para o comandante ou piloto ajudarem abrir a porta emperrada.

    1. A alternativa correta é a “A”, você nunca deve abandonar a sua saída de emergência a primeiro momento, porque alguém pode acabar abrindo e se ferindo.. ou coisa do tipo.

      1. Na verdade se ela esta emperrada nao existe chance de ser aberta, logo você deve abandoná-la e ajudar outro comissario na saida mais proxima… essa situação que você colocou Paola se refere a portas inoperantes. Concordo com a Gleycianne, o gabarito esta realmente errado.

    1. Oi Andressa, você está tentando no celular ou computador? Qual sistema operacional (Android, iphone, Windows…) e qual navegador (Chrome, Firefox…)?

  10. 326. As saídas que, normalmente, oferecem maiores restrições numa evacuação de emergência no mar, na maior parte das aeronaves, são as:
    janelas sobre as asas

    e vc colocou como certa “as portas dianteiras”.

  11. Olá, na questão 361 sobre os extintores, não seria a letra C correta? Na minha apostila diz q nas aeronaves, só tem o Halon e o de agua.

    1. Oi Fabiana,
      É isso mesmo, a resposta certa é a C, obrigado pela correção! Consultando a Instrução Suplementar (IS) Nº 20-003 da ANAC (https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas-publicas-encerradas/2014/cons03/minuta_de_instrucao_suplementar_is_20_003a.pdf), no sumário (item 5.7) diz “Extintores de pó químico, carga de espuma, e CO2 não são recomendados para uso dentro de aeronaves. Em aeronaves de grande porte, pode-se utilizar o de água pressurizada nos casos previstos. Os agentes extintores recomendados para uso dentro de aeronaves de que se trata esta IS e que estão disponíveis no mercado brasileiro são os halogenados.”

  12. 18. Ao verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-voo, o comissário deverá ter em mente que a relação quantidade de kits/pax deverá ser de:

    a) 1 para cada 100 pax, considerando-se as frações
    b) 1 para cada 20 pax, desprezando-se as frações.
    c) 2 para cada 25 pax, considerando-se as frações.
    d) 24 para cada 50 paz, desprezando-se as frações.

    A alternativa correta é a letra “D”. O gabarito consta como alternatica correta letra “A”

      1. Revendo a RBAC-121, notei que fala sobre kits de primeiros socorros! Na verdade, a fonte certa é a instrução suplementar nº 121-009 (revisão A), onde o item 5.2.2 diz “c) o material contido em cada um deve ser adequado a cada grupo de 50 ocupantes do avião e à rota a ser voada”. Por isso nenhuma das questões estava certa, mas ela já foi corrigida.

          1. Oi Yasmim, é isso mesmo. Sobre os kits de sobrevivência, na instrução suplementar nº 121-009 (revisão A), o item 5.2.2 diz “c) o material contido em cada um deve ser adequado a cada grupo de 50 ocupantes do avião e à rota a ser voada” (https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-121-009/@@display-file/arquivo_norma/IS121-009A.pdf). E sobre os kits de primeiros socorros, a RBAC-121, na tabela 1 da página 229 do arquivo PDF (http://www.anac.gov.br/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/audiencias/2009/aud33/11-rbac-121-anexo-a-resolucao.pdf), dá pra tirar uma regra geral de que é preciso 1 kit para cada 100 passageiros.

  13. Boa tarde, essa questão acredito que pode estar incorreta, no gabarito acusa a correta (A), porém incêndios de classe C são energizados, acredito que a correta seria (B).
    209. Os incêndios em reservatórios de querosene, aparelhos de um centro de computação em funcionamento e transformadores de energia fora de uso, possuem, respectivamente, a seguinte classificação:

    a) B, C, A
    b) B, C, C
    c) A, B, C
    d) B, A, C

    1. Boa tarde, Jéssica, realmente os extintores classe C devem ser usados em equipamentos energizados, mas os transformadores nesse caso estão “fora de uso”, ou seja, não estão energizados. Assim, o mais indicado é que sejam realmente tratados com extintores para sólidos “comuns”, como os classe A.

  14. Estou com uma dúvida na questão 18.
    18. Ao verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-voo, o comissário deverá ter em mente que a relação quantidade de kits/pax deverá ser de:

    a) 1 para cada 100 pax, considerando-se as frações
    b) 1 para cada 20 pax, desprezando-se as frações.
    c) 2 para cada 25 pax, considerando-se as frações.
    d) 24 para cada 50 pax, desprezando-se as frações.

    A resposta como sendo a letra A. Conforme RBAC-121, na tabela 1 da página 229 do arquivo PDF, ela mostra que: Nº DE ASSENTOS X Nº CONJUNTOS DE PRIMEIROS SOCORROS

    Assentos Conjuntos de primeiros socorros

    0-100 1
    101-200 2
    201-300 3
    301-400 4
    401-500 5
    Acima de 500 6

    Porém, conforme seu resumo é explicado que a quantidade de kits de emergência é calculada na proporção de 1 kit para cada 50 passageiros, localizado sempre atrás das últimas fileiras.

    Consigo algum auxílio nesta questão, para interpretar corretamente a resposta correta?

    1. Oi Sara,

      Pesquisei sobre seu questionamento e saiu esse ano uma nova RBAC 121 (emenda nº 12): https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-121/@@display-file/arquivo_norma/RBAC121EMD12.pdf. Em seu item 121.353 (pg 97), quanto ao número de conjuntos de sobrevivência, fala somente que devem ser “suficientes conjuntos de sobrevivência, apropriadamente equipados para a rota a ser voada e para o número de ocupantes do avião.” No entanto, esse número é especificado pela instrução suplementar nº 121-009 (revisão A – https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-121-009/@@display-file/arquivo_norma/IS121-009B.pdf) no item 5.2.2 como “c) o material contido em cada um deve ser adequado a cada grupo de 50 ocupantes do avião e à rota a ser voada”.

      Assim, o resumo está certo, e já atualizei a resposta certa no questionário. Obrigado pelo apontamento! =)

  15. Oi vinicius, sabe que essa questão n18 também me deixou mais em dúvida.?
    Tentei entender pelo material que você disponibilizou na resposta da Sara e outros, porém a pág não esta abrindo.

    18. Ao verificar os equipamentos de sobrevivência no pré-voo, o comissário deverá ter em mente que a relação quantidade de kits/pax deverá ser de:
    ( como eu vou saber de qual kit ele esta falando, pois tem o de PMS de comissários e o kit médico e + o de sobrevivencia na selva)
    att dcheisy

    1. A questão deve ser clara ao dizer se é um kit de primeiros socorros ou de sobrevivência no próprio enunciado, como por exemplo essa questão 18, que fala “Ao verificar os equipamentos de SOBREVIVÊNCIA…” E também precisamos estar atentos para notar isso na hora de ler o enunciado.

    1. Oi, Giovani,
      Os marimbondos (nome popular para as vespas da família Vespidae, Pompilidae ou Sphecidae) são peçonhentos, ou seja, possuem
      glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ferrões, ou aguilhões, estruturas por onde o veneno é injetado. A composição de seu veneno é pouco conhecida. Seus principais alérgenos apresentam reações cruzadas com os das abelhas e também produzem fenômenos de hipersensibilidade. Ao contrário das abelhas, não deixam o ferrão no local da picada. Os efeitos locais e sistêmicos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos, e podem necessitar esquemas terapêuticos idênticos. Fonte: Funasa https://www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Manual-de-Diagnostico-e-Tratamento-de-Acidentes-por-Animais-Pe–onhentos.pdf

  16. Olá, referente a QUESTÃO 18,
    a quantidade de Kits de primeiro socorros/farmácia deverá ser 1 a cada 100 pax e não 1 a cada 50 pax.
    Ao menos é o que está nos meus textos de estudo.
    Não estaria incorreta então essa questão, poderiam ver ?

    Este site me ajudou e muito quando eu estava fazendo o meu curso de cms, obrigada o trabalho de vocês aqui é fantástico! SEMPRE ESTUDO AQUI.

    1. Olá, Maria Fernanda, que bom que o site ajudou em seus estudo! A questão 18 fala de kits de “sobrevivência”, e não de kits de primeiros socorros. De acordo com a instrução suplementar nº 121-009 (revisão A), o item 5.2.2 diz “c) o material contido em cada um deve ser adequado a cada grupo de 50 ocupantes do avião e à rota a ser voada”.

  17. Olá! na questão 349, em caso de pouso no mar a situação não é evidente? Assim, não seria necessário esperar o comandante iniciar.

    1. Olá, Ana Paula. Quando ocorre um pouso em condições normais, o comandante é que deve autorizar a saída dos passageiros da aeronave porque ele sabe qual o momento mais seguro. Em um pouso no mar, a situação é a mesma: o comandante da aeronave tem as melhores condições de conhecer qual o momento ideal em iniciar uma evacuação. Por isso que o comandante que deve autorizar o início do procedimento de evacuação. Note que isso é diferente de uma QUEDA no mar, em que as condições de evacuação seriam muito piores.

    1. Oi Paloma, já vi as duas interpretações para o sinal de “X”, mas só encontrei uma fonte mais “oficial” para o significado “Medical asssistance required”. Para evitar ambiguidade, alterei a redação da alternativa D. Segue a fonte que considerei (que inclusive é citada no site da ANAC https://www2.anac.gov.br/anacpedia/ing-esp/tr585.htm): KUMAR, Bharat (ed.). An illustrated dictionary of aviation. New York: McGraw-Hill, c2005

  18. Boa noite, a resposta não seria a letra A? Esta marcando correta a C

    361. Os extintores nas aeronaves estão alojados em locais de fácil acesso e rápido alcance, e os tipos mais comuns são:

    a) água (classe A), CO2, Halon (BCF) e pó químico (classes B e C)
    b) água (classe A), espuma e CO2 (classe B e C) e Halon (classe C)
    c) água (classe A) e compostos Halogenados (classe C, admite também A e B)
    d) água (classes A e B); CO2, Halon e pó químico (classe D)

    1. Oi Laisa, a resposta certa é a C mesmo. Consultando a Instrução Suplementar (IS) Nº 20-003 revisão B da ANAC (https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-20-003), no sumário (item 5.7) diz “Extintores de pó químico, carga de espuma, e CO2 não são recomendados para uso dentro de aeronaves. Em aeronaves de grande porte, pode-se utilizar o de água pressurizada nos casos previstos. Os agentes extintores recomendados para uso dentro de aeronaves de que se trata esta IS e que estão disponíveis no mercado brasileiro são os halogenados.”

    1. Oi Paolo,
      O principal uso das mantas e travesseiros em uma situação de pouso de emergência é tentar proteger ao máximo a integridade física das pessoas, ferimentos esses que poderiam também atrapalhar na evacuação. Conforme a intensidade do impacto, os objetos dos bins e outros lugares da aeronave que foram espalhados vão ter impacto maior e inevitável.

  19. Mais duvidas…

    31. É vedado o uso de aparelhos celulares para passageiros e tripulantes:

    b) em qualquer fase do voo

    e a melhor alternativa, mais hoje se pode utilizar tambem em modo aviao.

    Muito obrigado
    34. Um procedimento de segurança adotado pelos comissários em voos noturnos é durante os pousos e decolagens:

    a) manter a lanterna elétrica de mão acesa, discretamente e sem que os passageiros percebam.

    Entao o comissario nao va ficar na posicao certra, mais fica com uma lanterna na mao? Nao entendo

    1. Atualizei a questão 31 para os procedimentos atuais. Sobre a questão 34, além do comissário ficar na posição certa, ele deve ter a mão uma lanterna já pronta para uso no caso de notar algo estranho durante pouso e decolagem em voos noturnos. Boa parte dos jump seats permitem uma visão dos passageiros. Muito obrigado pelos comentários.

  20. 58. Nas aeronaves equipadas com escorregadeiras, o instante adequado para armá-las será no momento em que:
    c) as portas forem fechadas, antes da partida dos motores

    por que nao e

    d) o chefe de equipe informar a tripulação através do interfone

    ouvi PAs do chefe de cabine mandando comissario armar as portas.

    Obrigado

    1. Depois que o capitão recebe a informação que a cabine de passageiros está pronta e que o finger ou as escadas foram retiradas, dando sequência ao checklist, ele que deve anunciar pelo PA para deixar as portas armadas (em automático). O chefe de equipe deve pedir a checagem de portas pelo PA. No entanto, conforme a companhia, esse procedimento pode variar confrome. Mas o momento para armar as escorregadeiras é quando se fecham as portas, antes da partida dos motores.

  21. Oi Vinicius,
    muito obrigado pela sua ajuda e paciencia. Aqui tenho umas mais:

    231. Os sobreviventes de um pouso de emergência em terra devem dar preferência aos alimentos de origem animal, pois:

    A preferencia nao e dos alimentos vegetais, antes daqueles de origem animal, para que nao se gastem liquidos no corpo?

    259. Na sinalização visual terra e ar, o sinal “” significa:

    nao achei o significado de “”

    276. Para se obter água na selva, não se encontrando um regato ou rio, deve-se:

    a) cavar o chão pelo menos ½ metro de profundidade
    b) retirá-la das folhas, não amargas, de alguns cipós

    Porque nao e a resposta b?

    Muito obrigado de novo

    1. Oi Paolo,
      Sobre a questão 231, pensando em conseguir mais energia, deve-se dar preferência a alimentos de origem animal mesmo – que não deixa de ser uma fonte de água também. A questão 259 apresentou um problema com a codificação, mas já acertei. Sobre a questão 276, a letra b também estaria certa se falasse em retirar a água do caule do cipó, e não das folhas.

  22. 338. Pode-se saber que há terra próxima pelo(a):

    b) tom mais claro da água do mar
    c) pássaros durante o dia circulando sobre o mar

    Porque nao e a resposta c?

    1. Oi Paolo,
      Em geral, um maior número de aves é avistado mais próximo à terra do que em alto mar. Portanto, não é algo 100% certo. Já o tom mais claro da água realmente ocorre quando o fundo do mar está bem próximo à supefície.

  23. Oi minha dúvida sobre a questão 137 do bloco 1. Na sobrevivência na selva sabemos que o corpo necessita de 500 ml de água por dia. Porém, eu já li que em dia frio o corpo necessita de 2 litros de água. Será que a questão precisa ser analisada ou esta regra dos 2 litros vale apenas para a sobrevivência no gelo?

    1. Oi Wallace, 2 a 3 litros de água por dia é o ideal para o corpo humano. No entanto, em uma situação de escassez de recursos, deve-se racionar água ao mínimo necessário por dia, de 500 ml.

  24. Oi bom dia pode me tirar essas duvidas sobre as questões do bloco 1 , questão 333:o correto não seria que o balde cerve para armazenar a água da chuva? E não guardar viceras de peixe e usar cimo vaso sanitário. Questão 335: Para purificar a água do mar não seria destilador solar e halazone ? E não purificador químico e halazone. Questão 338:para saber que tem terra próxima não seria passaros circulando
    durante o dia sobre o mar? E não tão mais claro de agua do mar?
    Se voce poder me ajudar com essas questões eu agradeço.

    1. Oi Roselaine, sobre a questão 333, a alternativa b é a mais completa, pois o balde pode ser usado para guardar vísceras de aves, peixes e ossos ou para vaso sanitário ou para armazenar água. Sobre a questão 335, halazone já é um tipo de purificador químico, então a alternativa d inclui tanto ele quanto outros purificadores químicos quanto também o destilador solar. Sobre a questão 338, nem sempre um maior número de aves é avistado mais próximo à terra do que em alto mar, já o tom mais claro da água sempre ocorre quando o fundo do mar está bem próximo à supefície.

    1. Oi Adriana, as questões estão atualizadas. Caso encontre alguma divergência, por favor compartilhe para que possa ser verificada. Bons estudos!

  25. olá, segue está questão.

    208. O extintor de água deverá ser utilizado para combater incêndio causado por:
    a) óleo diesel
    b) madeira, estofamento, papel e tecido
    c) gasolina ou querosene
    d) curto-circuito elétrico
    A resposta que é nós dada é que a correta é a letra a ”B” porém madeira, estofamento, papel e tecido NÃO são causadores de incendio, e sim materias que queimão, tendo como clase de fogo “A” materias que queimão em profundidade.
    Entendo que são materiais que queimão, não CAUSADORES de incendio.

    1. Oi Matheus, imagino que a palavra causa nessa questão esteja relacionada a um dos componentes necesários para se causar a combustão do incêndio: Combustível (material que alimenta o fogo), Comburente e Calor. No entanto, para ficar mais claro, alterei o enunciado. Obrigado pelo comentário. Obs.: quando conjugar o verbo “queimar” (e outros terminados em “ar”) no presente, use a terminação “am”, ou seja, “queimam” em vez de “queimão” – espero que a dica ajude.

  26. Num pouso de emergência em terra, ao checar a operatividade da saída de emergência de sua responsabilidade, o comissário verifica que a mesma está emperrada (…)

    Verifiquei em outros lugares que por estar EMPERRADA, deve-se abandonar e ir ajudar em outra.. Aqui diz que contia nela direcionando os pax, igual quando há fogo.

    Qual seria a correta?? Obg!!!

  27. A questão 12 do Bloco 1 fala para promover a cada 10 minutos o oxigênio terapêutico. Na missa apostila do comissário fala que é a cada 15 minutos. “Deverá suspender o fornecimento de oxigênio de 15 em 15 minutos, durante 1 minuto.”

    1. Oi, Shirley, a questão fala sobre promover a UMIDIFICAÇÃO da área a cada dez minutos, e não para dar oxigênio a cada 10 minutos. Sobre os 15 minutos, esse é o limite máximo de tempo que o corpo humano pode receber oxigênio puro direto sem ser fatal.

  28. A questao número 54 do bloco 1 precisa ser corrigida. Resposta certa é a letra C porém está como incorreta.
    54. De acordo com o RBAC-121, as aeronaves com capacidades para até 180 passageiros, deverão possuir a bordo, para casos de emergência, conjunto de primeiros socorros em número de:

    a) 1
    b) 2
    c) 3 Resposta CERTA
    d) 4

    PORÉM NO GABARITO ESTÁ COM A LETRA “B” como certa.

  29. acho que a questão 22 está mal formulada, pois pergunta sobre a posição dos comissários mas resposta é sobre passageiros? deveria ser sobre a posição que os comissarios ficam não?

  30. 361.Os extintores nas aeronaves estão alojados em locais de fácil acesso e rápido alcance, e os tipos mais comuns são: – água (classe A) – CO2, Halon (BCF) e pó químico (classes B e C);

    A resposta certa consta como: água (classe A) e compostos Halogenados (classe C, admite também A e B)

    1. Oi Joice, consultando a Instrução Suplementar (IS) Nº 20-003 da ANAC (https://www.anac.gov.br/participacao-social/consultas-publicas/consultas-publicas-encerradas/2014/cons03/minuta_de_instrucao_suplementar_is_20_003a.pdf), no sumário (item 5.7) diz “Extintores de pó químico, carga de espuma, e CO2 não são recomendados para uso dentro de aeronaves. Em aeronaves de grande porte, pode-se utilizar o de água pressurizada nos casos previstos. Os agentes extintores recomendados para uso dentro de aeronaves de que se trata esta IS e que estão disponíveis no mercado brasileiro são os halogenados.”

  31. Olá, gostaria de saber se as questões erradas já foram corrigidas diretamente no simulado ou se sempre eu devo consultar os comentários e considerar a resposta dele ?

    1. Olá Gisele, sempre que fazem algum comentário eu verifico cada questão e atualizo o simulado, se for o caso. Caso tenha alguma dúvida, pode mandar comentários também.

  32. Olá boa noite. Obrigada pelo site 🫶🏻🥹 tenho uma dúvida… não são 10 minutos após a decolagem e 10 minutos antes do pouso q n pode entrar na cabine de comando? E não 5 e 10 respectivamente? Fiquei na dúvida.

    91. São procedimentos rotineiros de segurança:

    a) não entrar na cabine de comando 5 minutos antes do pouso e 10 minutos após a decolagem
    b) não entrar na cabine de comando 10 minutos antes do pouso e 5 minutos após a decolagem
    c) entrar na cabine para avisar o comandante o número de paxs a bordo, 10 minutos após a decolagem
    d) entrar na cabine após 5 minutos da decolagem

    1. Olá Samanta, que bom que gostou do site. Fui procurar uma legislação que pudesse responder essa dúvida mas não encontrei nada fixando um limite de tempo. Encontrei na Apostila do CEAB dizendo que “Como medida preventiva de segurança, (…) devemos aguardar para entrar em contato com a cabine de comando 10 minutos após a decolagem”. Mesmo em um manual da TAM só é mencionando algo a respeito na parte de “Procedimento em caso de Interferência Ilícita”, onde cita um bloqueio de 10 min (Boeing) ou 5 a 20 min (Airbus) quando acionado. Vou continuar investigando e se tiver alguma novidade atualizo aqui.

    1. Oi Samanta, na questão 176, que fala sobre extintor para incêndios de classe C, é especificado que o agente extintor é “corrosivo e aderente após um determinado tempo”, e isso é uma característica do pó químico, e não do CO2. Tanto o CO2 quanto o pó químico agem por abafamento, por isso podem ser usado em incêndios classe C.

  33. Na questão 255. Na sinalização visual terra e ar, a letra “X” significa:

    a) necessitamos mecânico
    b) indique a direção a seguir
    c) necessitamos assistência médica
    d) possível prosseguir viagem

    O “X” significa “incapaz de presseguir”, mas no gabatito diz “c) necessitamos assistência médica” sendo que o sinaL certo para essa opção seria “I”

    1. Oi, Ana Luiza,
      Encontrei em alguns lugares dizendo que o sinal de X significa “necessitamos assistência médica”, como o manual de sobrevivência das Forças Armadas dos EUA (https://irp.fas.org/doddir/army/fm3-05-70.pdf , pg 329). No entanto, parece que o código X da sinalização visual terra e ar internacionalmente significa “incapaz de presseguir” (por exemplo, aqui: https://www.flickr.com/photos/howsurvive/5542456311), apesar de que não encontrei uma fonte “oficial” dessa informação. Perguntei a especialistas que me indicaram essa segunda alternativa, então vou deixar da forma como me indicou, onde “X” significa “incapaz de presseguir” (alternativa D).

  34. olá bom dia, eu fiquei com duvida na questão 31.
    31. É vedado o uso de aparelhos celulares para passageiros e tripulantes:

    a) durante decolagem e pouso RESPOSTA CERTA NO SIMULADO.
    b) em qualquer fase do voo RESPOSTA CERTA NA MINHA APOSTILA

    1. Bom dia, não se deve usar celular apenas durante decolagem e pouso, com o objetivo de maior atenção por parte de passageiros e tripulantes para os dois momentos mais sensíveis do voo e onde podem acontecer a maioria dos acidentes. Além disso, existe um histórico de preocupação da radiação eletromagnética emitida pelos celulares poder interferir em equipamentos eletrônicos e de navegação da cabine. No entanto, no que diz respeito a possíveis interferências, essa questão está sendo cada vez mais desconsiderada, inclusive com o investimento em tecnologia para permitir o uso de 5G durante todo o voo na Europa. De qualquer forma, atualmente não é vedado o uso de celular durante todo o voo, somente durante pousos e decolagens.

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