Teodolito: o que é e como usar

O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado. Muito utilizado em topografia, navegação e em meteorologia, segue um tutorial do uso de um teodolito mecânico da primeira metade do século XX (atualmente existem teodolitos eletrônicos e digitais, mas os conceitos e metodologia são basicamente os mesmos, sendo essa uma forma até mais didática de entender seu funcionamento).

Teodolito visto de diferentes ângulos. Fotos: ViniRoger

O teodolito utilizado tem uso voltado para seguir balões de radiossondagem, devido ao disco de papel preparado para receber furos com a marcação do posicionamento do balão e o disco de inclinação só permitir medidas acima do horizonte, mas as características principais são comuns a todos os teodolitos. Funciona com um telescópio (no caso dois, cada um com um alcance diferente), fixado em um tripé, com indicadores de nível, e permite uma total liberdade de rotação horizontal ou vertical. Ambos os eixos perpendiculares de um teodolito estão equipados com círculos graduados para leitura dos valores de azimute e elevação (veja figura abaixo para entender esses conceitos).

Representação esquemática do sistema horizontal local de coordenadas, onde fi é o azimute, contado a partir do norte verdadeiro no sentido "para leste" e h é a elevação, contado a partir do horizonte nivelado. Fonte: Apostila de Meteorologia Física II, Marcia A. Yamasoe http://www.dca.iag.usp.br/www/material/akemi/fisicaII/apostila_cap_03.pdf
Representação esquemática do sistema horizontal local de coordenadas, onde φ é o azimute, contado a partir do norte verdadeiro no sentido “para leste” e h é a elevação, contado a partir do horizonte nivelado. Fonte: Apostila de Meteorologia Física II, Processos radiativos na Atmosfera, Marcia A. Yamasoe.

Deve-se fixar o teodolito, encontrar o norte verdadeiro utilizando-se uma bússola e incluindo a declinação magnética do lugar, apontar para esse norte ou para uma referência e nivelar com o horizonte – valores de declinação magnética para qualquer lugar do planeta podem ser consultados nesse link. O observador faz leituras olhando através do telescópio e ajustando a mira horizontal (azimute) e vertical (elevação) para encontrar a localização do objeto em estudo, anotando os ângulos obtidos. Veja esse vídeo mostrando sua montagem e utilização sobre a caixa d’água do Parque Cientec (USP) para marcação da elevação dos topos das árvores, torres e prédios do entorno:

Um dos conceitos em trigonometria implementados na utilização de um teodolito é a triangulação. Esse tipo de estudo, baseado na medição de ângulos e distâncias, desenvolve uma série de triângulos ligados, dos quais as coordenadas do plano são derivadas. Veja como construir um teodolito caseiro e um exemplo de exercício de matemática envolvendo o cálculo da altura de um objeto à distância:

Compartilhe :)

21 comments

  1. Oi Vinicius, quero colocar este post como referencia em um trabalho, porem não tenho informações sobre o autor, poderia me ajudar ai?

    1. Oi Denilson, eu sou o autor do post. Você pode referenciá-lo dessa forma:
      DA ROCHA, Vinicius Roggério: Monolito Nimbus – Teodolito: o que é e como usar. 2014. Disponível em:

    1. Como o teodolito é um instrumento para medir ângulos verticais e horizontais, pode ser usado em levantamentos topográficos (desnivelamento de terreno), navegação marítima, construção civil, agricultura e meteorologia.

  2. Oi, faço curso técnico de meio ambiente e não preciso conhecer muito do funcionamento do equipamento, mas preciso muito saber as limitações do teodolito ótico e qual é sua media de alcance em metro

    1. Oi, Maria Luiza, cada modelo tem especificações técnicas diferentes. Considerando somente a parte óptica, a limitação e alcance dele seriam até a linha do horizonte.

    1. Oi, Ranna, a principal função de um teodolito é a de medir ângulos verticais e horizontais. Como ângulo é o espaço entre duas semi-retas, ter o conhecimento sobre triângulos também permite calcular medidas de distância e altura sem medir diretamente com uma trena.

  3. Muy interesante el contenido didáctico de instrumentales antiguos. Asi mismo los videos y conceptos expuestos. la obtención de declinación magnética al interactuar el usuario. La construcción de un teodolito casero. Felicitaciones

  4. Bom dia
    Meu nome é João Batista Miranda Ribeiro e sou professor da Faculdade de Meteorologia da UFPA.
    Gostaria de saber como adquirir um teodolito meteorológico e também quem faz conserto, pois temos dois teodolitos óticos (modelo CFJIIB) que estão com problemas

    1. Olá prof. João Batista,

      O teodolito CFJIIB parece ser um bom modelo, apesar de antigo. Conforme o tipo de reparo, vale a pena manter por ser bem robusto. Atualmente usa-se mais teodolitos digitais, por isso pode ser difícil achar quem faça manutenção, mas um instrumento mais “rústico” pode ser mais interessante para o aprendizado. Não tenho uma empresa para indicar, mas talvez seja interessante procurar não só por assistência técnica de equipamentos de topografia (que seria o caso desse teodolito), mas também por empresas que façam manutenção de telescópios e instrumentos ópticos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.