Meteorologia no Parque Cientec – USP

Alameda Cientec
Entrada e Alameda do Sistema Solar

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Cientec/USP) é uma instituição voltada à divulgação científica para todos os públicos de uma maneira divertida e interativa. Logo na entrada já tem algo que chama muita atenção, a Alameda do Sistema Solar: uma sequencia de maquetes dos planetas do sistema solar (e o Sol) em escala de tamanho (vide foto acima).

O Cientec também possui prédios da década de 30, trilha em uma área de reserva de mata atlântica, um planetário, experimentos de física e matemática, laboratório de fotografia na lata, o espaço geofísica, museu de Meteorologia, luneta, oficinas de reciclagem, laboratório de computação, planetário, tenda coberta para exposições e palestras.

Cercado com Estação Meteorológica
Cercado com Estação Meteorológica (Museu Meteorológico e luneta Zeiss no prédio ao fundo)

A Estação Meteorológica pertence ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, que ocupava toda a área do atual Parque Cientec. Ela funciona desde 1932 sem interrupção, com muitos instrumentos interessantes – veja mais no post sobre Estação e instrumentos Meteorológicas. Está dividida no terraço (onde ficam os arquivos, sala dos observadores e alguns instrumentos) e no cercado meteorológico (com a maioria dos instrumentos). O site da estação é atualizado de hora em hora com as informações do tempo, vale a pena fazer consultas lá.

O Museu de Meteorologia também abriga peças, fotos e curiosidades, como um tijolo todo deformado que foi atingido por um granizo e um instrumento que utiliza fios de cabelo humano para medir a umidade (higrógrafo). Está localizado no mesmo prédio da luneta, no térreo. Parte do acervo pode ser visto no site da estação.

Interior do Museu de Meteorologia em 2017, durante a 11a Feira de Profissões da USP. Fotos: ViniRoger

Também é feita uma recepção aos visitantes através de uma pequena apresentação de introdução e fenômenos interessantes da Meteorologia, antes da visita técnica, com muitas fotos impressionantes.

O Parque é aberto para visitação todos os sábados (exceto feriados) das 9h às 17h e durante a semana (através de agendamento). Todo último sábado do mês tem palestra gratuita sobre algum tema importante da Ciência, sessões no planetário e observações na luneta. Fica na Av. Miguel Stefno, 4200, em frente ao Zoológico e ao lado da Rodovia dos Imigrantes. Dá pra ir de ônibus a partir das estações Saúde, São Judas ou Imigrantes (descer um ponto antes do Zoológico).


Exibir mapa ampliado

Até mais, e obrigado pelos comentários! =)