O termo “sequência didática” é usado em educação para definir uma forma de organizar sequencial a execução das atividades com a intenção de atingir determinado objetivo didático. Um material desse tipo foi desenvolvido na Editora Moderna para complementar o capítulo sobre “Previsão do tempo e suas variáveis” e usa um dos textos publicados no site Monolito Nimbus na atividade.
Dentre as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) necessárias a serem desenvolvidas pelos alunos e trabalhadas nos livros didáticos, estão algumas envolvendo Meteorologia, como essas:
- (EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
- (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
- (EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
- (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Conforme o próprio código das habilidades dizem, elas devem ser trabalhadas no 8º ano do Ensino Fundamental (EF08) na disciplina de Ciências da Natureza – Unidade Temática “Terra e Universo”.
O livro “Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano” da Editora Moderna está adequado às habilidades da BNCC. Segundo a obra, essas habilidades são trabalhadas no 4º bimestre do 8º ano e constam do capítulo 10 – Previsão do Tempo (no link, está disponível uma versão online do livro, já aberta nesse capítulo).
A sequência didática referente a esse capítulo está também disponível no site da editora, nesse outro link. Ela tem como objetivos: compreender os conceitos de tempo e de clima; identificar e compreender as variáveis envolvidas na previsão do tempo; reconhecer a importância da previsão do tempo para as atividades humanas.
Na aula 3 é que ocorre a referência ao material do site. Essa aula começa com um mapa conceitual para recapitulação e tirar dúvidas. Em seguida, é feita a leitura do texto “Meteorologia popular” (disponível no link), que apresenta versinhos, ditados populares e um texto humorístico sobre a previsão do tempo em diferentes culturas, inclusive indígena.
Posteriormente, a leitura segue para o texto “A previsão do tempo” (item 11 do mesmo capítulo do Livro do Estudante), onde é explicado brevemente como é feita uma previsão de tempo, e do texto “Homens do sertão observam a natureza para prever o tempo“, uma reportagem falando dos profetas da chuva que se reúnem anualmente em Quixadá/CE. Então, os alunos devem discurtir em grupo algumas perguntas como:
- O serviço meteorológico descrito no texto “Meteorologia popular” utilizou métodos adequados para prever o tempo? Justifique
- O conhecimento popular pode ser levado em consideração na previsão do tempo?
- É provável que você já tenha ouvido as seguintes afirmações: “Neblina que baixa, Sol que racha” e
“Arco-íris pela manhã é sinal de chuva”. É possível afirmar que esse conhecimento é fruto das investigações meteorológicas? Justifique.
Para finalizar a aula, os alunos devem fazer a leitura da seção “A previsão do tempo e a atividade humana” (item 12 do mesmo capítulo do Livro do Estudante), responder por escrito às questões propostas no livro e se organizarem em grupos para produzir uma dramatização sobre os modos populares de prever o tempo em sua região (atividade complementar).
Com as atividades dessa aula, espera-se que os alunos reflitam sobre a importância da previsão do tempo e sobre sua utilidade, tanto para as atividades cotidianas quanto para grandes atividades humanas, como a agricultura e a navegação.