Ensino de nuvens

A Sociedade dos Apreciadores de Nuvens (Cloud Appreciation Society) disponibiliza gratuitamente para download um kit para ensino sobre nuvens, além de abordar outros pontos pertinentes ao céu. O material pode ser baixado no link Cloud Appreciation Pack, seguindo aqui um resumo apresentando o material.

Apresentado como “um kit de sobrevivência para a imaginação”, o conteúdo é formado por seis planos de aula e recursos extras, projetado para funcionar tanto para ensino fundamental quanto ensino médio. As nuvens são um bom assunto para explorar o bem-estar emocional, por isso quem elaborou o curso incentiva os educadores a incorporar os aspectos de atenção plena (“mindfulness”) e de resiliência em sua aplicação.

Cartela de emoções: observe suas emoções como um observador de nuvens. Fonte: Cloud Appreciation Pack
Cartela de emoções: observe suas emoções como um observador de nuvens. Fonte: Cloud Appreciation Pack

Atividades práticas, de observação e de reflexão são abundantemente propostas. O material está todo em inglês, o que pode ser uma vantagem, se deseja ensinar/praticar esse idioma, ou não. Conheça um pouco mais de cada um dos planos de aula (“lessons”) a seguir:

1.1: Olhe para cima e veja!

Através do uso da observação, criatividade e arte, os alunos aprenderão a começar a prestar atenção ao céu. Eles vão considerar como o céu afeta nosso humor e como as nuvens mudam como os sentimentos, sendo também apresentados à atenção plena (“Mindful Breathing”) e uma estratégia para ajudar os alunos a observar o mundo ao seu redor e começar a olhar para dentro para construir resiliência emocional. O foco é trabalhar os tipos cumulus, cirrus e stratus, com suas principais características.

O material é composto pelo plano de aula, carta e cartões de atenção plena dos cinco sentidos, assim como um guia de “respiração consciente”, além de guias com fotos e tipos de nuvens e um infográfico dos dez gêneros de nuvens. Links para vídeos e outros materiais também estão disponíveis.

1.2: As Dez Nuvens Principais

O foco aqui é sobre aprender a reconhecer os dez principais tipos (gêneros) de nuvem, observando semelhanças e diferenças entre eles. Os alunos vão escolher os favoritos para pintar ou criar com colagens. Também aprenderão definições de sentimentos e como observá-los como se estivessem aprendendo a observar nuvens. São propostos jogos para classificar nuvens.

O material é composto pelo plano de aula, uma apresentação com “factsheets” de cada tipo de nuvem, uma folha de dicas com fotos das nuvens, fotos para colorir, uma folha de orientação para respiração com uma cartela indicativa, cartela de emoções e suas cartas relacionando emoções com nuvens.

1.3: Gatos, Pássaros e Coelhos

Os alunos são incentivados a explorar as formas que veem nas nuvens. Eles descobrirão que isso não é apenas divertido, é também como funciona o sistema de nomenclatura em latim para nuvens. Muitos dos nomes latinos apenas descrevem como as nuvens se parecem, e assim a ciência de identificar nuvens é o mesmo que encontrar formas no céu. A atividade de atenção plena aplicará a consciência do corpo às observações do céu.

O material é composto pelo plano de aula, um guia de fotos de nuvens com formatos curiosos, uma folha com desenhos de nuvens para colorir e orientações para criar um haiku (uma forma japonesa de poesia curta) sobre o céu e uma folha de orientação para respiração.

1.4: Como fazer uma nuvem

Através do uso da criatividade com arte e uma experiência, os alunos descobrem os ingredientes necessários para fazer uma nuvem, porque as nuvens permanecem no céu e porque algumas parecem brancas e outras parecem cinzentas/escuras. Uma estratégia de atenção plena ajudará os alunos a expandir sua consciência das emoções e sensações corporais, como medi-las e se acalmar através da observação da respiração. Experiências de como fazer uma nuvem na garrafa são sugeridas.

O material é composto pelo plano de aula, um guia com foto para discussão de quanto pesa uma nuvem, uma folha de receitas para marcar como se faz uma nuvem, um guia com desenho para descrever o ciclo da água, uma cartela para acomapnahar e outra para preencher as emoções e uma folha de orientação para respiração. Links para vídeos e outros materiais também estão disponíveis.

1.5: Uma Nuvem Perfeita para a Chuva

Os alunos aprendem como as nuvens fazem chuva, neve e granizo. Por meio da observação científica, criatividade e engenhosidade, os alunos veem por si mesmos como as nuvens criam precipitação em uma jarra. Através da atenção plena, eles praticam a gratidão diante das tempestades da vida.

O material é composto pelo plano de aula, um guia com fotos de nuvens precipitando de diferentes formas e uma lista a ser completada com itens aos quais cada aluno é grato.

1.6: Especialista em observação de nuvens

São aparesentadas nuvens raras (com exemplos no material anexo ao plano de aula) e as técnicas de atenção plenas são revisadas. Assim, os alunos desenvolvem uma excelente base para detecção de nuvens e construção de resiliência emocional. Existem outros tipos de nuvens raras que o material não comenta mas que serão assunto de um novo módulo, então pode valer a pena incluir esses e outros fenômenos conforme a curiosidade dos alunos e mesmo do(s) orientador(es).

Fica então a dica para professores para fazer uma aula diferente de ciências (quem sabe juntando com a disciplina de inglês), trabalhando transversalmente com a psicologia. Se for útil, por favor compartilhe sua experiência no campo de comentários desse post =)

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.