Fugindo da Segunda-feira nas Ilhas Diomedes

Já pensou em pular a segunda-feira e viver dois domingos? Existe um lugar do mundo que dá pra você fazer isso: quando for começar a segunda, pegue um barco e atravesse o canal entre duas ilhas que são cortadas pela linha de mudança de data. No inverno, a região fica coberta de gelo e pode-se atravessar a pé. Quando você voltar, já será terça-feira!

As ilhas Diomedes (em russo, Gvozdev) são ilhas rochosas de origem vulcânica localizadas em um dos lugares mais extremos do mundo: entre a Sibéria e o Alasca, próximas da região do círculo polar norte. O conjunto é formado por duas ilhas: A ilha de Ratmanov ou Diomedes Maior pertencente à Rússia, e a Diomedes Menor, posse dos Estados Unidos, distanciadas apenas 4 km uma da outra.

Arte sobre Google Maps e foto das ilhas Diomedes (Dave Cohoe – Enciclopédia Britânica)

A parte russa (ilha maior) fica a leste e é conhecida como “Ilha do Amanhã”, já que o Sol nasce a leste e convencionou-se iniciar o dia nessa Linha Internacional de Data, enquanto que a dos EUA é chamada “Ilha de ontem”, pois ainda não mudou o dia. O esquema acima mostra a diferença de horário se considerarmos os fusos horários teóricos distribuídos ao redor do mundo. Apesar da diferença de tempo ser 24h baseada no tempo solar, os Estados Unidos adotam um horário 2h a frente do horário solar, enquanto a Rússia adota um horário 1h atrás do horário solar. Ou seja, legalmente, a diferença entre as ilhas é de 21 horas.

A população nativa da Diomedes Grande foi transferida pelo governo da União Soviética e a ilha tem somente um mínima presença militar Russa. A Pequena Diomedes tem uma presença Inupiat de 140 a 170 pessoas, principalmente na cidade Diomede. Essa pequena vila tem uma escola e um armazém.

Veja mais lugares extremos para viajar nessa matéria: Destinos turísticos exóticos parte 1 e parte 2.

Espalhe a mensagem

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.