Palestra Meteorologia e Aviação no Parque Cientec

A palestra “Meteorologia e Aviação: a ciência promovendo o voo e sua segurança” aconteceu no dia 5 de agosto de 2017, às 15h, no Parque Cientec, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP). Essa palestra fez parte das “Tardes Científicas“, que serve de fio condutor de uma conversa entre o especialista e o público geral.

Acidentes aéreos costumam chamar atenção na mídia. Dentre os fatores que podem causá-los, estão as condições atmosféricas. A Meteorologia pode influenciar tanto na segurança de voo como no próprio desenvolvimento tecnológico da aviação. Descubra mais sobre dessa história: como as ciências atmosféricas nos proporcionaram conhecimento para conquistar os ares desde antes dos primeiros aviões existirem, como os acidentes nos fizeram repensar modos mais seguros de voar e como a Meteorologia nos ajudou e ainda auxilia nas viagens aéreas!

Foi comentado sobre o voo 1520 da Gol, que saiu de Guarulhos (SP) rumo a Fortaleza (CE) programado para não ter escalas, mas teve que fazer uma parada não programada no aeroporto de Salvador. A influência dos ventos e da temperatura, além de possíveis restrições no momento da subida da aeronave, estão entre as possíveis causas.

Segundo regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), um avião usado em voos comerciais só pode decolar se tiver combustível suficiente para: chegar ao local de destino e voar por mais 10% do tempo previsto para a viagem; pousar no aeroporto alternativo mais distante citado no plano de voo e voar mais 30 minutos sobre o aeroporto alternativo, em condições de temperatura padrão e a 1.500 pés de altura (457,2 metros). No entanto, é permitido voar com menos combustível caso indiquem um ponto ao longo da rota onde é feito o procedimento de “redespacho”, ou “reclearance”, no qual o piloto deve reavaliar uma série de parâmetros de voo, inclusive a necessidade de parar para reabastecimento. (Fonte: UOL)

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP fez uma matéria para divulgar o evento, publicada em 31/07/2017, que pode ser vista nesse link. Também foi feita uma entrevista (03/08/2017) com o palestrante na rádio Gazeta AM, que pode ser ouvida nesse link.

Palestra no auditório do Parque CienTec. Foto: Eliana Reis

Veja o mapa para chegar no local da palestra, com o caminho do ônibus que parte do metrô São Judas (4742-10 Jd. Clímax):

Endereço do Parque Cientec: Av. Miguel Estéfano, 4200 – Água Funda, São Paulo – SP, 04301-904 (em frente ao Zoológico)