De Volta Para O Futuro: filmes

A trilogia de filmes “De Volta Para O Futuro” foi dirigida por Robert Zemeckis, escrita por Zemeckis e Bob Gale. Fez muito sucesso na época de seu lançamento e tornou-se um clássico da aventura e ficção científica, com traços na cultura pop até hoje. Como tudo de Hollywood que faz sucesso, seu enredo serviu de base para lançar documentários, especiais (como o do Dia da Terra), uma série de desenho animado, história em quadrinhos, jogos de vídeo game e até uma atração de parque temático – ou seja, acabou virando uma franchise.

Cartazes dos filmes De Volta Para O Futuro I, II e III
Cartazes dos filmes De Volta Para O Futuro I, II e III

Nesse post, veja um resumo do enredo dos três filmes e como ele está relacionado com as histórias que vieram nos produtos das mídias que se seguiram e vídeos com referências e curiosidades dos filmes. Para quem gostaria de um 4º filme da franquia (que não existe nenhuma previsão de ser feito), o que mais se aproxima é o jogo lançado em 5 episódios entre 2010/2011 – veja o resumo ainda nesse post! Para ver mais sobre Como funciona um capacitor de fluxo e viagens no tempo, veja o posto do link.

De Volta Para O Futuro (1985)

Marty McFly (Michael J. Fox) é um adolescente vivendo com uma família sem vida e sem ambição na cidade fictícia de Hill Valley, Califórnia. Na madrugada do dia 26 de outubro de 1985, Marty encontra seu amigo, o cientista Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), no Shopping Dois Pinheiros às 1h15min. a pedido do Doutor. Lá, ele revela ao rapaz um DeLorean DMC-12 modificado para tornar-se uma máquina do tempo.

Para conseguir o plutônio que abastece o reator, o Doutor enganou terroristas líbios que queriam que ele construísse uma bomba nuclear. Após um teste com seu cachorro Einstein, Dr. Brown se prepara para viajar para o futuro, quando os líbios aparecem e matam o cientista a tiros de metralhadora. Indefeso, Marty tenta escapar no DeLorean, porém, durante a fuga, ele acaba ligando os Circuitos de Tempo (o que programa a viagem no tempo do DeLorean) e alcança a velocidade de 88 milhas por hora e é transportado para 5 de novembro de 1955, uma data que o Doutor havia programado nos instrumentos de navegação do DeLorean como um exemplo.

Ao explorar a Hill Valley de 1955, Marty acidentalmente encontra seu pai, George (Crispin Glover), como um adolescente que é intimidado por Biff Tannen (Thomas F. Wilson). Quando George está prestes a ser atropelado pelo carro do pai de Lorraine, Marty o empurra salvando-o e recebendo o impacto em seu lugar. Como resultado, a jovem Lorraine (Lea Thompson) fica apaixonada por ele e não por George.

Marty procura o jovem Doutor Brown de 1955 para tentar ajudá-lo a voltar para o futuro (1985). O Doutor explica que a única fonte de energia capaz de gerar 1,21 Gigawatts é um raio. Marty então mostra a ele um panfleto que ele havia recebido no dia anterior na praça do relógio da Torre sobre um raio que havia atingido a Torre do Relógio da cidade. Os dois observam uma complicação ao ver a imagem dos irmãos de Marty desaparecendo em uma foto: Marty impediu que seus pais se encontrassem e comprometeu a existência dele e de sua família.

Durante toda a semana seguinte, Marty tenta consertar o paradoxo temporal e salvar seu futuro com seus pais. Para poder fazer os dois se apaixonarem, Marty planeja fazer George “resgatar” Lorraine dos avanços sexuais encenados por ele na noite do baile “Encantamento do Fundo-do-Mar”. George abandona sua costumeira submissão e enfrenta Biff pela primeira vez, lhe dando um forte soco no rosto, deixando-o inconsciente. Lorraine e George vão para o baile onde eles se beijam pela primeira vez, assegurando a existência de Marty e seus irmãos.

Cena de Marty tocando no baile
Cena de Marty tocando no baile

Com seu futuro salvo, Marty chega na cena do antecipado raio na torre do relógio onde o Doutor está fazendo os preparativos finais. Marty tenta avisá-lo sobre seu assassinato em 1985 com uma carta, porém o Doutor a rasga sem ler, com medo de alterar o futuro. Um enorme galho de árvore acidentalmente desconecta o arranjo de fios do Doutor para capturar a energia do raio, porém os dois consertam as conexões a tempo de enviar Marty e o DeLorean de volta para 1985.

Apesar de Marty 2 chegar tarde demais para impedir que o Doutor fosse baleado, o Doutor revela que ele juntou os pedaços da carta, descobrindo sobre seu iminente assassinato. Assim sendo, muniu-se previamente com um colete à prova de balas. Marty acorda na manhã seguinte para descobrir que sua família melhorou significativamente e está mais feliz, graças a um novo autoconfiante George. Biff se tornou dono de uma oficina, além de agora ser submisso a George – o oposto do início do filme.

No momento que Marty reencontra sua namorada Jennifer (Claudia Wells), o Doutor aparece, insistindo para que eles o acompanhem no futuro para resolver um problema com seus filhos. Com o Doutor no volante, Marty e Jennifer entram no melhorado DeLorean, agora um carro voador, e vão para o futuro ano de 2015.

De Volta para o Futuro 2 (1989)

Quando chegam em 2015, Emmett dá a Marty roupas especiais automatizadas para que pareça com seu filho Marty McFly Jr. Como Emmett queria manter o segredo da máquina do tempo com Marty, raptara também Jennifer para que não contasse a ninguém o que viu e induzira-lhe radiação alfa para adormecer e depois pensar que tudo que ela testemunhou foi um sonho. No centro de Hill Valley, Marty deve buscar o filho e impedir que ele participe de um roubo com Griff (neto de Biff) e sua gangue. Para defender o filho, Marty faz-se passar por Marty Jr. e consegue tirar um hoverboard (uma espécie de skate voador para crianças) de uma garotinha e fugir dos perseguidores antipáticos do filho.

Cena do hoverboard na praça principal de Hill Valley
Cena do hoverboard na praça principal de Hill Valley

O velho Biff observa tudo, inclusive a compra de um almanaque esportivo que continha todos os resultados das competições esportivas entre 1950 e 2000 por Marty. Então ele decide embarcar no DeLorean para entregar para si mesmo quando jovem no passado. Ele rouba o DeLorean por um tempo para voltar a 12 de Novembro de 1955 para se encontrar consigo próprio dessa época para entregar-lhe o almanaque para que ele pudesse fazer apostas e ganhar imenso dinheiro com isso e também arranjar uma maneira de se casar com Lorraine. Biff, volta imediatamente a 2015 sem que Marty e Emmett percebessem nada.

Ao alterar o seu passado, Biff criou uma nova realidade (um futuro alternativo), em que Marty é seu enteado, após ele matar George. Marty vai visitar a tumba do pai e Emmett aparece lhe explicando o que aconteceu. Para corrigir esse erro e para se voltar à vida tal e qual como era, seria necessário achar o ponto do tempo onde Biff deu o almanaque esportivo a ele mesmo e impedir que isso acontecesse.

Marty vai falar com Biff, que lhe explica o dia em que se encontrou com ele mesmo mais velho quando ganhou o almanaque. Mas lhe explica que o velho Biff dissera-lhe que se “um rapaz e um cientista maluco com olhos esbugalhados” perguntassem sobre o livro era para os matar. Marty se safa e explica a Emmett que terão de voltar a 12 de Novembro de 1955.

Marty consegue esconder-se no carro do jovem Biff, onde estão os “Biffs”. Marty enfrenta o mesmo Biff e, após bastante luta, consegue o almanaque. Ao queimá-lo, consegue evitar a crianção do futuro alternativo.

No entanto, devido ao vento forte de uma tempestade, o doutor não pode pousar o DeLorean e é atingido por um raio e desaparece. Um carro para em frente a Marty com um homem do correio trazendo uma carta para ele, que datava de 1885, de Emmett. Ela explicava que o raio tinha embaralhado o capacitor de fluxo, mandado o DeLorean para 1885, onde o Doutor permaneceu até o fim de sua vida. Marty corre para a cidade onde vê o Emmett de 1955 comemorando a partida do Marty da viagem anterior para 1985. Emmett pensa que está tendo um sonho ao reencontrar Marty dizendo que voltou do futuro e cai desacordado.

De Volta para o Futuro 3 (1990)

O Doutor Brown de 1955 ajuda a por em prática as informações da carta que o Doc preso em 1885 escreveu para Marty em 1955 para reparar o DeLorean. Marty vê uma lápide em um cemitério com o nome de Doc, com a data de sua morte constada seis dias após a escrita da carta, e descobre que Doc foi morto pelo bisavô de Biff Tannen, Buford “Cachorro Louco”. Marty fotografa a lápide e viaja para 1885 para salvar Doc.

Ao chegar em 1855, o DeLorean tem seu tanque de combustível flechado por índios e fica sem poder acelerar por conta próprio para atingir 88 mph. Na pequena cidade, Marty conhece seus tataravôs nascidos na Irlanda, Seamus e Maggie McFly, e entra em conflito com Buford e sua gangue, sendo salvo pelo doutor.

Doc elabora um plano para usar uma locomotiva para empurrar o DeLorean até a velocidade necessária. Durante a elaboração do plano, Doc salva uma moça, chamada Clara Clayton (Mary Steenburgen), antes da carroça cair em um desfiladeiro e os dois se apaixonam. Em um festival da cidade, Buford tenta matar Doc por conta de uma dívida de oitenta dólares, mas Marty o frustra; Buford insulta Marty e o desafia para um confronto em dois dias a qual Marty, no calor da raiva por ser xingado de covarde, aceita.

No dia do conflito, Marty engana Buford para pensar que ele matou Marty usando uma placa de um forno à lenha resistente à tiros. Então o golpeia, fazendo-o cair uma carroça cheia de estrume e depois sendo preso por um assalto anterior.

Cena de locomotiva empurrando o DeLorean
Cena de locomotiva empurrando o DeLorean

Roubando a locomotiva, Doc e Marty começam a empurrar o DeLorean ao longo da linha do ramal. Doc encoraja Clara a voltar com ele e Marty para 1985. Ela quase cai da locomotiva, ficando pendurada pelo seu vestido. Marty passa seu hoverboard de 2015 para Doc para que ele possa salvar Clara. Após Doc conseguir resgatar Clara, o casal se afasta do trem quando ele cai de uma ponte ferroviária inacabada. Marty viaja para 1985 com a ponte já concluída, e sai do DeLorean instantes antes dele ser destruído por um trem de carga que se aproxima.

Enquanto Marty e Jennifer examinam os destroços do DeLorean nos trilhos de trem, uma máquina do tempo em forma de locomotiva surge, comandada por Doc, Clara e seus dois filhos, Jules e Verne. Doc e sua família partem a bordo da locomotiva para um tempo desconhecido.

Curiosidade: Marty usou o nome “Clint Eastwood” na aventura, que é o nome de um dos maiores atores do cinema de faroeste. A cena em que o personagem usa uma placa de metal sob seu “poncho” como colete à prova de balas foi originalmente feita por Clint no filme “Por um punhado de dólares” – a mesma cena original é exibida no filme “De volta para o futuro II”, quando Biff assiste TV. Veja mais sobre o faroeste no post O faroeste, o western e o bang-bang.

Doc Brown Salva o Mundo (2015)

O curta metragem “Doc Brown Saves the World” foi feito para o lançamento especial de 30 anos dos DVDs e Blu-rays da trilogia, que contam também com outros extras – veja uma resenha de cada um dos extras no site no link. Infelizmente, o curta só saiu na versão norte-americana do DVD/Blu-ray. Com oito minutos de duração, seu principal objetivo parece estar em explicar as invenções do filme De Volta Para o futuro II que não se tornaram realidade em 2015. Veja um teaser, estrelado pelo próprio Christopher Lloyd como Doutor Brown:

O filme começa com o DeLorean chegando em um laboratório em 21 de outubro de 2015, uma hora antes de Marty, a versão anterior de Doc, e Jennifer Parker chegarem de 1985. Doc explica que viu um holocausto nuclear acontecer em 21 de outubro de 1945, justamente devido a quatro invenções: o hidratador de alimentos, sapatos auto-atados, o hoverboard e o Mr. Fusion.

As três primeiras invenções levaram o mundo a ficar preguiçoso e obeso, levando a um desperdício generalizado. Todo esse lixo precisava ser descartado, o que levou à fabricação de cem milhões de unidades Mr. Fusion. Como cada uma dessa unidades tem um reator nuclear, aconteceu de todos explodirem ao mesmo tempo nessa data.

A cadeia de eventos que levou ao holocausto nuclear começou menos de vinte e quatro horas depois que Marty fez Griff Tannen bater seu hoverboard no tribunal de Hill Valley, quando Griff é condenado. Ele prometeu se vingar do mundo por rir dele, e planejava fazê-lo através de uma empresa que ele fundou, a GriffTech.

Em 13 de junho de 2032 , a GriffTech inventou uma rede de mídia social chamada ThingMeme, que havia conseguido financiamento de Douglas J. Needles. O ThingMeme permitiu que objetos inanimados postassem selfies na internet, permitindo a Griff obter acesso a todos os objetos na Terra. No trigésimo aniversário de sua prisão, ele carregou um vírus que deveria exibir a palavra butthead em tudo. No entanto, ele entrou em curto-circuito com a rede do Mr. Fusion, causando explosões nucleares em cem milhões de casas em todo o mundo.

Depois de voltar do passado e alterá-lo com esse intuito, Doc pega o Quantum Mind Jar – uma inteligência artificial que ele pensou ter descartado em 2075 – que diz que precisam voltar ao futuro, mas ele afirma não querer correr o risco de fazer mais viagens no tempo. Nesse momento, outro Emmett Brown, de um período desconhecido, chega, também declarando seu experimento um sucesso.

Concluindo o post: que tal um resumo dos filmes sob uma outra perspectiva? Veja esse “trailer honesto”:

Apesar de não existir um quarto filme, a franquia ainda gerou muitas outras histórias. Não deixe de vê-las nos posts sobre a série animada e história em quadrinhos, assim como os jogos eletrônicos e a atração em um parque temático.

Fontes

Espalhe a mensagem