De Volta para o Futuro: quadrinhos

Já foram lançadas histórias em quadrinhos oficiais na franquia De Volta para o Futuro. As primeiras surfaram na onda do desenho animado, mas a série mais recente tem uma pegada mais próxima dos filmes.

Harvey Comics (1991-1993)

Uma série de quadrinhos foi publicada entre 1991 e 1993 pela Harvey Comics, escrita por Dwayne McDuffie com arte de Nelson Dewey, detalhando mais aventuras do programa de animação. Foram publicadas duas minisséries: a primeira em quatro edições (sendo que os números 2, 3 e 4 foram adaptações dos episódios da série animada de mesmo nome) e a segunda em três edições, com o subtítulo “Forward to the Future”. Também foi lançada uma edição “Special”, reimprimindo partes da primeira minissérie.

Revistas de histórias em quadrinhos. Fonte: Threadbits
Revistas de histórias em quadrinhos. Fonte: Threadbits
  • 1 “The Gang’s All Here”
  • 2 “Avançar para o passado”
  • 3 “Feriado romano”
  • 4 “Aposentado”
  • 1/3 “Avançar para o futuro”
  • 2/3 “A jóia na torre”
  • 3/3 “Os grandes ambientes internos”

Quando a editora contratou escritores para produzir algo mais original, o título da revista em quadrinhos não estava vendendo o suficiente para continuar além da sétima edição.

IDW Publishing (2015-)

A IDW lançou a sua série de quadrinhos no dia 21 de outubro de 2015 – mesma data que Doc, Marty e Jennifer visitaram em De Volta para o Futuro Parte II. Originalmente planejado para ser uma minissérie em quatro partes, a popularidade dos quadrinhos fez com que IDW decidisse continuar a série, com um novo quadrinho sendo lançado mensalmente. Dentre os escritores, está Bob Gale, co-escritor dos filmes.

A série principal é formada por dois capítulos. O capítulo 1 é formado por 5 volumes:

  1. “Untold Tales and Alternate Timelines” (Aventuras nunca vistas e linhas do tempo alternativas): contos para “preencher” eventos de antes e durante a trilogia, conforme segue
    • Quando Marty conheceu Emmett
    • Em busca de alguns bons cientistas (Doc Brown convidado para fazer parte do projeto Manhattan)
    • O Doc que nunca existiu (corrida armamentista com viagens no tempo)
    • Projeto de ciências (mostra compra do DeLorean)
    • Em busca de Calvin Marty Klein (novos desentendimentos entre George e Lorraine)
    • Jurassic Biff
    • Pressão externa (Needles quase descobre DeLorean)
    • Emmett Brown visita o futuro (primeira visita, quando converte o DeLorean para voador e adquire Mr. Fusion)
    • A história de Clara
  2. “Continuum Conundrum” (Contratempo contínuo): em 1986, Marty está deprimido porque a vida sem Doc Brown é simplesmente chata, mas recebe uma carta alarmante de Clara de 1893 dizendo que Doc desapareceu na corrente do tempo e Marty é o único que pode encontrá-lo
    • Parte 1: comoções contínuas
    • Parte 2: confusões contínuas
    • Parte 3: conduções contínuas
    • Parte 4: confrontos contínuos
    • Parte 5: confissões contínuas
    • Parte 6: consequências contínuas
  3. “Who Is Marty McFly?”: conforme Marty foi percebendo que suas memórias de infância não correspondem ao que realmente aconteceu nesta linha do tempo, ele busca uma forma com Doc de acertar tudo
  4. “Hard Time”: os segredos do passado do tio Jailbird Joey ameaçam Marty e Doc em 1986
  5. “Time Served”: em uma missão para descobrir os segredos que enviaram Jailbird Joey Baines para a prisão, Marty está preso em 1972 – e o DeLorean desapareceu! As coisas vão de mal a pior quando Biff Tannen se une a Joey, de 18 anos, para invadir uma casa … e eles arrastam Marty junto! O alvo deles: a mãe do Doc Brown.

O capítulo 2 contém somente o volume “Tales from the Time Train”, onde conta histórias para onde Doc e a família Brown foram depois de viajar no final de De Volta para o Futuro III.

Existe também duas minisséries: “Citizen Brown”, uma adaptação do jogo, e “Biff to the Future”, que explorou a linha de tempo alternativa 1985-A. Veja a lista de histórias, com resumos, no Futurepedia.

Transformers/Back to the Future #1. Fonte: IDW Publishing
Transformers/Back to the Future #1. Fonte: IDW Publishing

Em outubro de 2020, foi publicado o primeiro de um crossover com a série “The Transformers” pela mesma editora. A minissérie é de autoria de Cavan Scott (escritor de Star Wars Adventures), com arte de Juan Samu.

Sua história começa com os decepticons fazendo reconhecimento para Megatron e eles acabam descobrindo o DeLorean com Marty e Doc Brown viajando no tempo. Megatron decide obter essa tecnologia, mas Bumblebee impede que os decepticons conseguissem – posteriormente, retorna para Optimus Prime para contar sobre a situação.

Tendo cuidado com os decepticons, Marty vai dormir mas acaba sendo acordado poucas horas depois. Ele se depara com vizinhos e familiares vestindo uniformes com logo dos decepticons nas costas, com robôs gigantes observando tudo. Juntando-se às pessoas, ele entra em um grande transporte para ser levado a um campo de trabalho. Lá, precisam coletar e processar grandes cubos de energon para os decepticons. Inclusive, um dos observadores humanos, que chama atenção de Marty, é Biff Tannen.

Basicamente, os decepticons conseguiram mudar a linha do tempo de alguma forma, e fica aí o suspense para saber como os autobots e McFly vão resolver isso. E sim, o DeLorean se transforma, recebendo o nome de Gigawatt!

Fontes

Espalhe a mensagem

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.