De Volta Para O Futuro: jogos eletrônicos

Nos anos 1980, era comum apressar os desenvolvedores de games para entregar jogos eletrônicos bem próximo às datas de lançamento dos filmes. Esse fato, aliada à incipiente tecnologia da época, gerava jogos geralmente bem “toscos” e com baixas vendas. Assim foi com a franquia De Volta Para O Futuro, que também acabou sofrendo com adaptações não muito interessantes para video games nos anos seguintes – mas isso até o jogo lançado em 2010/2011, considerado por muitos como o quarto filme da franquia. Conheça mais sobre os jogos e a atração “Back to the future: The Ride” em parques temáticos.

Primeiros jogos

O jogo “Back to the Future” chegou junto com o primeiro filme em 1985 para acompanhar o sucesso nos cinemas. Feito para para Commodore 64, tinha visual pixelado característico dos jogos da época e mecânica arcade cadenciada.

Em 1989, foi lançado o jogo “Back to the Future” para “Nintendinho”. Apesar de começar com um mapa de lugares chaves de Hill valley, o objetivo do jogo é só seguir para frente (como está olhando de cima, para cima da tela) desviando de coisas que aparecem na frente e pegando relógios. Em outro ponto, tem que ficar atirando pratos para evitar que o inimigo chegue até você.

Em um sua continuação para Super Nintendo, “Back to the Future Part II & III” (em um cartucho só) tem o mesmo jeitão do Super Mário Bros. Até mesmo os inimigos, como uma tartaruga com casco “espinhudo” e que mesmo assim você deve pular em cima para matar, e os cenários com canos parecem demais. O cenário tem algumas portas que devem ser acessadas na sequência correta para conseguir os objetos e colocá-los nos lugares secretos (muitas vezes embaixo de armadilhas). Publicaram um longplay desse jogo no youtube.

Em 1998, foi lançado “Back to the Future part II” para Master System. O jogador controla Marty andando de “hoverboard” nas ruas de Hill Valey, que não deve cair ao cruzar com pessoas e outros obstáculos. Sua sequência, “Back to the Future part III” foi lançado em 1993 ainda para Master System. O doutor deve desviar dos obstáculos andando a cavalo, da esquerda para a direita, até chegar ao destino; depois, Marty deve ficar jogando pratos nos bandidos; em outro nível, Marty novamente atira pratos, mas agora sobre um trem em movimento.

Lançado para Mega Drive em 1991, o jogo “Back to the Future Part III” ganhou destaque maior nas plataformas da Sega. É a mesma versão do Master System, com os quatro níveis.

O jogo “Super Back to the Future II” foi lançado em 1993 apenas no Japão para o Super Famicom (Super Nintendo japonês). Trata-se de um jogo 2D com visão lateral, no qual o protagonista Marty ultrapassa obstáculos e encara chefões sobre um “hoverboard”. Apesar de apresentar uma proposta de jogo bastante simples, ele exige habilidades precisas no controle.

Back to the future: The game

Lançado originalmente para Xbox 360, PlayStation 3, PC e dispositivos móveis em 2010, “Back to the Future: The Game” chegou ao PS4 e Xbox One em edição comemorativa aos 30 anos da franquia. Desenvolvido pela Telltale Games, o jogo em formato “point and click” apresenta uma historia original produzida por Bob Gale, o mesmo produtor dos filmes. O jogador controla Marty para explorar os ambientes 3D para que examine objetos, dialogue com personagens através de árvores de conversa, armazene objetos e execute ações específicas para resolver quebra-cabeças e progredir no jogo. Um longplay completo legendado em português pode ser visto na lista de vídeos a seguir:

O jogo é dividido em cinco episódios, sendo o primeiro episódio lançado em 22 de dezembro de 2010. Os episódios 2 a 5 foram lançados entre os meses de fevereiro e Junho de 2011, com o episódio final lançado em 23 de junho de 2011. No final da resolução de cada episódio, já é apresentado um gancho para o seguinte.

Ep. 1 – É questão de tempo

Seis meses depois que Marty McFly testemunhou o Dr. Emmett Brown desaparecer em um tempo desconhecido, o banco pediu a casa de Doc. Em 14 de maio de 1986, enquanto ajudava seu pai George a limpar os pertences de Doc, Marty fica chocado ao ver uma máquina do tempo DeLorean (mais tarde revelada uma duplicata temporal criada pelo relâmpago no segundo filme) aparecer fora de casa, tendo anteriormente testemunhado sua destruição. Lá dentro está o cachorro Einstein e um gravador com uma mensagem de Doc explicando como o DeLorean retornaria a esse presente, caso Doc caísse em dificuldades. Einstein ajuda a rastrear Edna Strickland, a irmã mais velha do diretor da escola de Marty e ex-repórter do jornal de Hill Valley. Lendo sua coleção de jornais, Marty descobre que Doc foi preso em 1931 e morto por Irving “Kid” Tannen, pai de Biff Tannen. Marty e Einstein viajam para 1931 para impedir o assassinato de Doc.

Jovem Emmett e Marty em frente ao tribunal
Jovem Emmett e Marty em frente ao tribunal

Marty chega em 13 de junho de 1931 e descobre que Doc foi acusado de incêndio criminoso por causa de uma ação ilegal de Kid e, portanto, precisa sair da prisão. Doc diz a Marty para procurar a ajuda de seu eu mais jovem. Neste momento, o jovem Emmett ajuda seu pai (o juiz local) no tribunal, apesar de almejar uma carreira na ciência. Ao longo do caminho, Marty encontra seu avô Arthur “Artie” McFly, o oficial Danny Parker (avô de sua namorada Jennifer) e a jovem Edna. Enquanto convence Emmett a ajudar, Marty entrega uma intimação a Artie, que atua como contador de Kid, intimando-o a testemunhar contra Kid e ajudar a provar a inocência de Doc. Marty consegue álcool e uma perfuradora para tirar Doc da prisão, mas ele já tinha sido levado por Biff para ser morto. No entanto, com a ajuda dos restos da perfuratriz, persegue o camburão com uma bicicleta a jato e resgata o doutor.

Acreditando que tudo foi consertado, Doc e Marty se preparam para voltar ao presente quando Marty começar a desaparecer. Doc descobre que Artie seria morto no dia seguinte por testemunhar, apagando a existência de Marty. Viajando de volta no tempo, eles convencem Artie a fugir da cidade depois de testemunhar enquanto evitam seu passado.

Ep. 2 – Caça ao Tannen

Voltando a 15 de maio de 1986, eles percebem que suas ações no passado impediram a prisão de Kid Tannen, permitindo que ele expandisse suas operações criminais. Como resultado disso, a família Tannen se tornou a quinta família criminosa mais perigosa da Califórnia, proprietária de toda Hill Valley. Marty e Doc viajam para 25 de agosto de 1931, o dia em que Kid deveria ser preso. A dupla deve convencer Trixie Trotter (a garota de Kid que tem uma queda por Artie) a testemunhar. O policial (Danny Parker), que deveria prender Kid, foi rebaixado por causa da violação de Marty e Doc, fazendo com que sua namorada Betty (avó de Jennifer) o largasse e agora ele trabalha para Kid de modo a ganhar um dinheiro extra. Depois que Marty restaura sua confiança, Parker decide se virar contra Kid para reconquistar Betty. Kid e sua gangue são presos, e tudo parece estar em ordem.

Bar clandestino de Kid Tannen, junto com Marty disfarçado e Trixie
Bar clandestino de Kid Tannen, junto com Marty disfarçado e Trixie

Doc revela que essa também foi a noite que o motivou a terminar seu experimento com carros-foguetes para a Hill Valley Science Expo. Ele foi ver Frankenstein quando estava estressado e inspirado, até mantendo o bilhete até 1986. Marty e Doc retornam ao futuro sem saber que suas ações fizeram Edna se apaixonar por Emmett, e seu relacionamento faz com que Emmett desista de suas invenções científicas. O bilhete começa a desaparecer quando Doc percebe que Edna o fez desistir de assistir ao filme.

Ep. 3 – O cidadão Brown

Quando eles voltam a 1986 novamente, Doc desaparece e Marty bate o DeLorean em um outdoor. Atordoado, Marty descobre que Hill Valley se tornou uma sociedade murada totalitária, dirigida pelo Cidadão Brown (“Citizen Brown”). Esgueirando-se para dentro, Marty descobre que Edna fez uma lavagem cerebral em Emmett e usou sua inteligência para criar uma sociedade perfeita aos olhos dela. Para conseguir falar com o doutor, Marty deve realizar uma série de infrações. Para algumas delas, se aproxima de Jennifer, que está com um visual punk-rock, e acaba interagindo com Biff, que tenta ser um “cidadão plus” mas acaba sendo controlado por Edna para destruir fitas (gravadas por George) que mostram cidadãos descontentes com o governo de Brown.

Cidadão Brown em sua sala de trabalho
Cidadão Brown em sua sala de trabalho

Marty consegue se aproximar de Citizen Brown e mostrar a ele um caderno que ele recuperou de 1986 com o primeiro desenho do capacitor de fluxo de Doc. Citizen Brown é inundado de ideias e decide se voltar contra Edna para refazer a história.

Ep. 4 – Visões duplas

Marty foi capturado por Edna para se tornar um cidadão Plus, mas ele acaba “reconvertendo” Jenniffer ao tocar sua guitarra e recebendo sua ajuda para escapar. Após escapar livrar-se de uma conversão forçada para cidadão Plus graças a Marty, cidadão Brown ajuda Marty a consertar o DeLorean e os dois partiram para 1931 para tentar desfazer seus erros anteriores. No entanto, o dano faz com que o DeLorean chegue em outubro, em vez de agosto, quando a Science Expo está prestes a começar e o relacionamento de Edna e Emmett já se fortaleceu. Marty está se prepara para tomar todas as medidas necessárias para acabar com isso, mas o Cidadão Brown fica preocupado com o que acontecerá a Edna e zangado por Marty não se importar com seus sentimentos, e sai sozinho no DeLorean para pensar na vida.

Hill Valley Science Expo (exterior)
Hill Valley Science Expo (exterior)

Marty, com a ajuda de Trixie, termina o relacionamento de Edna e Emmett, principalmente ao sabotar os resultados do Medidor de Alinhamento Mental – base para a sociedade policial do Cidadão Brown. No entanto, Emmett ainda está relutante em retornar às suas raízes científicas. Marty tenta forçar Emmett a ver Frankenstein para ajudá-lo, levando a uma discussão sobre a incapacidade de Emmett de se defender. Uma tempestade de raios irrompe, fazendo Emmett perceber que os foguetes não podem fazer o carro voar. Essa memória funciona como um substituto para Emmett, que via a criatura eletrocutada no filme, na linha do tempo original. A resposta é eletricidade estática e Marty ajuda Emmett a converter seu carro-foguete para um novo sistema de propulsão a tempo da Science Expo. Enquanto isso, Edna é encontrada pela Cidadão Brown, e quando ela explica o que Marty fez, Brown decide ajudá-la a frustrar o plano de Marty.

Ep. 5 – Sem tempo

Na Expo, Edna e Brown tentam sabotar o projeto de Emmett, mas Marty os descobre a tempo. Ele descobre que Edna era responsável pelo incêndio criminoso de Kid e grava sua confissão, apresentando-as ao detetive Parker. Durante a Expo, Emmett demonstra com sucesso seu carro voador, após uma longa discussão com o juiz Brown, quando ele chega. Marty é capaz de ajudar Emmett a defender suas escolhas. O juiz Brown e seu filho resolvem suas diferenças, com o pai de Emmett agora aceitando as visões científicas de seu filho.

Hill Valley Science Expo (interior)
Hill Valley Science Expo (interior)

Edna fica furiosa porque seu plano foi frustrado e, quando Cidadão Brown se recusa a ajudá-la, ela rouba o DeLorean, atropelando-o antes de viajar no tempo sem querer. Quando ele morre e desaparece (devido a Marty ter fixado a linha do tempo de Emmett), Cidadão Brown diz a Marty que ele estava certo sobre Edna. Marty dá a Emmett uma nota selada com instruções para serem abertas no futuro. Pouco depois, um segundo DeLorean aparece com Doc ao volante, tendo sido convocado desde 1986 pela nota. Enquanto eles falam sobre eventos, a cidade de Hill Valley desaparece ao seu redor.

Marty e Doc descobrem, através do bisavô de Marty (William “Willie” McFly) que a cidade queimou logo após sua fundação em 1876, com Mary “Scary Mary” Pickford (na verdade Edna Strickland) como sua única habitante restante. Ao conversarem com Edna, descobrem que ela, enlouquecida tentou queimar o salão administrado por Beauregard Tannen, levando inadvertidamente o resto de Hill Valley, e que tudo ocorreu em 17 de julho de 1876.

Quando viajam para essa data, eles conseguem impedir Edna antes que ela possa cometer o ato, salvando-a simultaneamente da espingarda de Tannen, devolvendo-a a seu tempo e o primeiro DeLorean ao restaurado Hill Valley de 1931. Edna é rapidamente presa, tendo sido previamente gravada confessando o incêndio criminoso de Kid. O DeLorean alternativo desaparece, depois de ter sido apagado da história. Enquanto Marty e Doc estão se preparando para voltar, Marty vê Artie e Trixie, apaixonados um pelo outro, e se preocupa com o futuro dele, já que Artie deveria se casar com sua avó Sylvia. Então ela revela que “Trixie Trotter” é um nome artístico, e que o nome dela é Sylvia Miskin.

Rancho de Edna
Rancho de Edna

Doc e Marty chegam em 1986 e descobrem que, nessa nova linha do tempo pós-viagem, não havia venda de imóveis, porque a reconciliação de Doc com seu pai permitiu que os Browns ficassem meio período em Hill Valley. Eles descobrem que Edna e Kid se apaixonaram enquanto estavam na prisão, e depois se casaram e ambos se tornaram muito mais felizes e amigáveis ​​desde então. Doc revela sua ausência anterior a Marty; ele estava compilando uma história da família McFly para apresentar a Marty como presente de formatura, mas encontrou informações sobre sua avó que era difícil de encontrar (como ela estava trabalhando com o nome Trixie) e, portanto, viajou para 1931 para tentar obter pesquisas em primeira-mão.

De repente, três DeLoreans separados aparecem, cada um com uma versão futura diferente de Marty. Eles se aproximam de Marty e Doc, insistindo que vêm para ajudar a garantir que seus respectivos futuros ocorram como deveriam. Doc e seu Marty deixam suas versões de outras possíveis linhas do tempo discutindo entre si, dizendo que o futuro pode esperar até depois de terem desfrutado do presente por um tempo; eles então partem para um tempo desconhecido.

Back to the Future: The Ride

Em 2 de maio de 1991, a atração “Back to the Future: The Ride” estreou no Universal Studios Florida, sendo posteriormente inaugurada na Universal Studios da Califórnia e do Japão. Filmado em 70 milímetros, o filme de quatro minutos é projetado em uma enorme tela Omnimax com 3 metros de altura em forma de cúpula que tem quase 25 metros de diâmetro. Christopher Lloyd e Thomas F. Wilson reprisaram seus papéis, com Biff sequestrando a máquina do tempo. Foram construídas 12 réplicas de DeLoreans para oito pessoas cadas e duas telas, totalizando 24 carros.

Projeção e carro da atração "Back to the Future: The Ride"
Projeção e carro da atração “Back to the Future: The Ride”

A fila de entrada do brinquedo simula uma visita ao Institute of Future Technology, com monitores exibindo imagens do doutor e de Biff invadindo o prédio. Os visitantes então entram em pequenas salas, onde assistem um pré-show com Doc Brown explicando sobre uma viagem no tempo experimental para 1955, mas Biff prende o doutor e rouba um DeLorean. Então, Doc convida os visitantes para embarcarem em um DeLorean e perseguirem Biff. O motor é acionado e, em seguida, uma névoa fria os envolve enquanto voam para Hill Valley por volta de 2015 no rastro de Biff. Em suas viagens, passam por uma era do gelo e pelo período cretáceo (com erupções de lava e dinossauros) antes de finalmente alcançar Biff e levando-o “de volta para o futuro”.

O vídeo a seguir mostra como era a atração no último dia de funcionamento:

As cenas apresentadas ao longo da atração fazem parte de um curta metragem foram compiladas no vídeo ‘Back to the Future The Ride‘, disponível no link.

Essa atração foi fechada em 2007 nos dois parques dos Estados Unidos, sendo substituído em 2008 pela “Simpsoms Ride”. Atualmente, só restam expostas a reprodução das máquinas do tempo: um DeLorean e uma locomotiva. Se tiver sorte, pode encontrar com um ator interpretando o Doc Brown para conversar e tirar umas fotos.

Fontes