De Volta Para O Futuro: desenho animado

Parte da franquia De volta para o Futuro, foi feita uma série de desenhos animados para a televisão pelos mesmos autores. O programa durou duas temporadas, cada uma com 13 episódios, e foi exibido na CBS de 14 de setembro de 1991 a 26 de dezembro de 1992, com reprises até 14 de agosto de 1993. Foi vendido para vários países, chegando a passar no Brasil na TV Colosso. Além de divertidos, os episódios são bem educativos por apresentarem tópicos de ciências, história e experimentos simples para fazer em casa.

Após os fatos do terceiro filme, Dr. Emmett Brown mudou-se para uma fazenda em Hill Valley com sua esposa, filhos e o cão da família. Assim como nos filmes, a viagem no tempo foi alcançada através do uso de um DeLorean modificado, que aparentemente havia sido reconstruído após sua destruição no final da trilogia. O DeLorean agora tem “circuitos de tempo” ativados por voz e também pode viajar instantaneamente para diferentes locais no espaço e no tempo, além de se dobrar em uma mala. Os personagens também viajam no tempo usando a máquina do tempo a vapor que Doc inventou no final do terceiro filme.

Personagens da série animada
Personagens da série animada

Embora Marty McFly seja o personagem principal do programa e Jennifer Parker faça aparições ocasionais, o programa se concentrou principalmente na família Brown, enquanto os filmes se concentraram na família McFly. O vilão do filme, Biff Tannen, também apareceu com frequência. Além disso, parentes das famílias McFly, Brown e Tannen eram abundantes no passado ou no futuro fuso horário paralelo visitado.

Ao contrário dos filmes, que ocorreram inteiramente em Hill Valley e nos arredores, a série frequentemente levava os personagens a locais exóticos. Doc Brown (em live action) aparece apresentando o episódio e encerra fazendo um experimento, com a companhia (silenciosa) de Bill Neye no segmento “sessão enciclopédia”, geralmente relacionado à trama do episódio.

Bill Neye acabou tendo seu próprio programa científico, “Bill Nye, the science guy”, entre 1993 e 1998, no qual ele manteve o jaleco e a gravata borboleta. Em 2013, Nye apareceu como ele mesmo em um episódio de The Big Bang Theory, “The Proton Displacement”, como um novo amigo de Sheldon Cooper.

Alguns episódios ainda apresentam curiosidades relacionadas a pontos do episódio, o quadro “Back to the facts”. Após os créditos finais (com alguns deles tocando uma música relacionada ao episódio) da 1ª temporada, Biff Tannen conta alguma piada sem graça, sendo vaiado. Acompanhe a lista de episódios com um breve resumo de cada um e uma tabela com os experimentos de cada um:

1ª temporada

01 – Irmãos (Brothers): Verne foge usando o DeLorean e sua família vai atrás com o Time Train até a Guerra Civil Americana, onde cada grupo acaba de um lado do conflito acidentalmente; a batalha acaba quando percebem que tem familiares guerreando entre si e que, na verdade, somos todos irmãos.

02 – A Família sai de Férias (A Family Vacation): Doc leva Clara e os meninos de volta aos tempos medievais para escapar da tecnologia que ele sente que sua família se tornou tão dependente, mas Clara é sequestrada pelo malvado Lord Biffingham e Doc é jogado na masmorra; Clara escapa fazendo um balão de ar quente e salva o dia.

03 – Avançar para o Passado (Forward to the Past): Doc e os meninos voltam aos tempos pré-históricos para testar um novo invento, mas devem escapar de um Tiranossauro e acabam tendo que desviar um meteoro de atingir a Terra para sobreviverem; quando voltam para o futuro, notam que raças estranhas de dinossauros dominam a Terra, e devem retornar para arrumar tudo.

04 – Bruxaria (Witchcraft): Enquanto os Browns estão no Egito, uma lança danifica o capacitor de fluxo e são lançados para Salem, Massachusetts, durante os julgamentos de bruxas; Marty viaja no tempo para resgatá-los e é acusado de bruxaria; Doc o salva do “teste da água” com um traje de mergulho improvisado.

05 – Férias Romanas (Roman Holiday): Doc e Marty vão à Roma Antiga para devolver os livros da biblioteca em atraso, mas Marty acaba sendo desafiado para uma corrida de bigas e Doc deve ser lançado aos leões após ser confundido com um escravo; Marty perde a corrida porque Bifficus deve subir ao poder para que o Império Romano caia e Doc usa seu dispositivo holográfico para se salvar.

06 – Vá empinar Pipa (Go Fly A Kite): Verne interfere na invenção da eletricidade de Benjamin Franklin ao retornar no tempo, sendo seguido por Doc, Marty e Einstein quando a energia toda acaba em Hill Valley; Doc salva Verne de cair de uma torre do relógio e permite a invenção da eletricidade.

07a – Uma espera por nenhum sapo (Time Waits for No Frog): Doc e Marty vão para a América do Sul Antiga para encontrar uma cura para o pé de atleta de Marty na forma de um sapo extinto (Bufo marinus) que emite um ácido da pele, mas acabam sendo seguidos pelo conquistador Biffando e capturados pelos incas; usando um diapasão, eles conseguem escapar de um tanque com sapos e evitar o saque do ouro pelo conquistador.

07b – A aventura de Einstein (Einstein’s Adventure): ladrões roubam DeLorean com Einstein dentro e acabam indo para Sydney (Austrália) em 1790 e invadindo uma prisão; Einstein acaba salvando os bandidos e, quando eles voltam para o futuro, os bandidos devolvem o dinheiro e se entregam.

08 – Cuidado com a Bola (Batter Up): Marty volta à “National League Pennant Race” de 1897 para ajudar seu ancestral e arremessador do Boston Beaneaters, Pee Wee McFly, a vencer a Série usando uma invenção do doutor, mas descobrem que ele está sendo pressionado a “jogar” os jogos por Diamond Jim Tannen, um grande gângster; Marty ajuda-o a ganhar a liga e prender Tannen.

09 – Marujos Solares (Solar Sailors): Jules criou uma invenção que exibe as manchetes da primeira página da história e dá ingressos em um cruzeiro espacial no ano de 2091 para seus pais, no MSC Jennifer (um navio de vela solar cujo capitão é Marta McFly Jr., bisneta de Marty); de volta para casa, descobrem que o veleiro foi sabotado por Ziff Tannen (neto de Griff Tannen), mas o bandido acaba sendo pego.

10 – Um Natal de Dickens (Dickens of a Christmas): Doc leva Marty e sua família para Londres do século XIX para comemorar o Natal “Dickens”, mas Jules e Verne, ao tentarem resgatar o relógio de Doc com as chave do DeLorean, acabam sendo cooptados a entrarem na gangue de batedores; Doc e Marty resgatam os meninos e decidem ensinar a Ebiffnezer (proprietário de uma loja de brinquedos que mandara prender Doc e Clara) uma lição sobre a humanidade, vestindo Marty como o fantasma do Natal.

11 – A Pescaria (Gone Fishing): os garotos voltam ao passado para eliminar um trauma de Doc relacionado ao seu medo de pescaria mas criam outro acidente; ao retornarem a sua linha temporal, descobrem que Emmett virou um piloto de acrobacias e o produtor DW Tannen deseja fazer um filme com Doc descendo as cataratas em um barril, mas Marty e os garotos salvam o dia.

12 – Aposentado (Retired): Doc abandona a ciência, depois de usar o “Brain Wave Analyzer” sabotado pelos filhos no dia da mentira; ele volta no tempo ao período Cro-Magnon e tenta inventar várias coisas, mas acaba usando com Marty uma invenção adulterada que cria uma inundação catastrófica; no final, os meninos confessam as brincadeiras e tudo volta ao normal.

13 – Os Pais de Clara (Clara´s Folks): Marty e os garotos voltam a Wyoming em 1850 para conhecer a avó materna de Jules e Verne na trilha de Oregon, mas ela apaixona-se por Marty e faz com que Clara desapareça no futuro; Doc, que usou a locomotiva para viajar no tempo, encontra com Daniel (então futuro marido de Martha) para descobrir que Wild Bill Tannen (que sequestrou Martha) fugiu e estão sendo atacadas por um urso pardo; Doc instrui-os a jogar uma pele de búfalo sobre um buraco e, momentos depois, uma coluna de água (do gêiser Old Faithful) eleva-os para fora de perigo, permitindo que Daniel e Marta se encontrem e se apaixonem.

2ª temporada

01 – Mac, o negro (Mac the Black): Verne, contrariado por não poder prender um brinco, vai para o Caribe no ano de 1697 para se tornar um pirata e ganhar; estando lá com Verne, Marty é confundido com o infame pirata Mac, o negro, até quando aparece o verdadeiro Mac para confrontá-los enquanto a Armada Espanhola luta contra os piratas.

02 – Coloquem seus Bonés Pensadores, Crianças! É hora do Sr. Wisdom! (Put on Your Thinking Caps, Kids! It’s Time for Mr. Wisdom!): Wisdom, apresentador de um programa científico infantil e o maior herói de Verne, invade o laboratório de Doc e rouba o DeLorean; ele é encontrado antes de aterrissar no vulcão Krakatoa em 1883 e transbordando de lava, ms acaba perdendo “a moral” em um jogo de perguntas e respostas sobre as invenções de Doc.

03 – Um Amigo de Fato (A Friend In Deed): Biff anuncia que tem uma ação legal desde 1800 para o rancho de Jennifer Parker e planeja despejar sua família; Marty vai ao passado e descobre que os Parkers foram roubados de suas propriedades por um ancestral dos Tannen foragido; Marty se junta à gangue de Thaddeus Tannen e, ao voltar para o presente, a assinatura da ação desaparece.

04 – Marty McFly PFC (Marty McFly PFC): Verne e Marty voltam a 1944 para recuperar projetos de uma máquina de dança, mas Marty acaba acidentalmente sendo recrutado para o exército e Verne dança com Dorothy, sua professora de dança, em sua juventude; Marty é resgatado por Verne, que acabou de ganhar um troféu de dança, e retornam ao presente.

05 – O novo amigo de Verne (Verne´s New Friend): Verne conhece um amigo, Chris, e viajam juntos para 1944 para conhecer um circo quando ele está no auge, mas descobrem que o fazendeiro Tannen quer tomar o terreno; ao tentar salvar Verne de uma queda, Verne descobre que Chris é uma garota e juntos ajudam o proprietário do circo.

06 – Senhor Valente e o Demônio Monstrux (Bravelord and the Demon Monstrux): Doc e Clara proíbem Verne de jogar videogame, mas Jules, com a ajuda de Marty, usam um dispositivo que transfere o jogo eletronicamente para a tela da TV do quarto de Verne; algo dá errado e os personagens do jogo ganham vida, enquanto Doc é transportado para o jogo; os monstros são derrotados e Doc sai do jogo.

07 – A Árvore de Dinheiro (The Money Tree): Jules inventa uma árvore de dinheiro para ficar mais popular, mas o FBI acredita que faz parte de uma operação de falsificação, e a árvore é roubada por Biff (pai e filho); ao tentarem recuperá-la, percebem que o dinheiro não deve ser a prioridade e o FBI seguem para prender os Tannen, mas as folhas de dinheiro ficam marrons depois de colhidas.

08 – Um Verne por qualquer outro nome (A Verne by Any Other Name): Depois de ser provocado por crianças na escola sobre seu nome, Verne decide mudar de nome, mas percebe que, para isso, deve ir para a França do século XIX para convencer Jules Verne a mudar seu nome; Quando esse plano falha, eles vão para o Velho Oeste para convencer Doc e Clara a usar outro nome para Verne, mas depois que Verne corajosamente ajuda com seu próprio nascimento, Clara e Doc nomeiam Verne em sua homenagem.

09 – Hill Valley bota Brown para fora (Hill Valley Brown-Out): Doc atualiza usina elétrica da cidade, mas acaba deixando todos os aparelhos elétricas impossíveis de se desligar, e ele com sua família são expulsos da cidade; Biff e os moradores acabam explodindo tudo na cidade e pedem a ajuda de Doc para arrumar tudo, que comemoram o Dia do Fundador sem energia elétrica – como na época da fundação.

10 – Meu pai é um alienígena (My Pop’s An Alien): Biff tem as forças armadas, policiais e várias agências acreditando que Doc é um alienígena, vindo com o cometa Kahooey; Com Doc em sérios problemas, Marty, Jules e Verne viajam de volta a 1967 para arrumar a bagunça, e descobrem que Doc construiu uma nave voadora para ver o cometa e que Biff o confundiu com uma nave espacial alienígena.

11 – Super Doutor (Super Doc): Verne descobre que Doc quase foi um lutador e voltam no tempo para garantir que ele participe de uma luta que não havia participado, e assim Verne acredita que será mais respeitado entre os amigos; no entanto, sofre um acidente e pensa ser um super herói, que constantemente confunde eventos comuns como atos “covardes” e age de maneira inadequada; ao recuperar a memória, volta ao ringue e é derrotado, decidindo focar na ciência.

12 – Blues de St. Louis (St. Louis Blues): Marty usa uma invenção de corte de cabelo ainda não aperfeiçoada, para economizar dinheiro, e vai ao parque e encontra Jules e Verne; Clara e Doc foram tomar uma limonada em outra feira – a Exposição Mundial de 1904, em St. Louis – sendo seguidos por Marty e os garotos; Um dos Tannen sequestra Marty e o exibe em um show paralelo como uma “curiosidade da natureza”.

13 – Verne choca um Ovo (Verne Hatches An Egg): Biff Jr. rouba a ponta da flecha que Verne iria usar no seu “Show and Tell”; Verne viaja ao passado e leva um ovo de dinossauro de volta ao vale do século XX, que eclode em um brontossauro; O dinossauro é capturado por Biff, que o vende para o Sr. Wisdom para ser dissecado; Marty e toda a família Brown salvam o dinossauro bebê e o levam de volta para a mãe – um de seus dentes dele se solta, e Doc diz que Verne pode usá-lo no “Show & Tell” sem levantar suspeitas.

Episódio Experimento
S01E01 Eletroímã
S01E02 Balão de ar quente
S01E03 Bateria de limão
S01E04 Pressão da água
S01E05 Arrasto
S01E06 Eletricidade estática
S01E07 Ondas sonoras
S01E08 Vácuo
S01E09 Efeito Magnus (com Brett Butler, em vez de Bill Neye)
S01E10 Pêndulo (energia cinética versus potencial)
S01E11 Gravidade
S01E12 Formação de nuvens
S01E13 Gêiseres
S02E01 Canhão caseiro
S02E02 Translação da Terra
S02E03 Tinta invisível
S02E04 Centro de massa
S02E05 Pressão
S02E06 Telefone de corda e lata
S02E07 Crescimento das árvores
S02E08 Submarino
S02E09 Vela de emergência
S02E10 Ilusões de óptica
S02E11 Voo
S02E12 Sorvete caseiro
S02E13 Inércia

Quadrinhos

Uma série de quadrinhos foi publicada entre 1991 e 1993 pela Harvey Comics, escrita por Dwayne McDuffie com arte de Nelson Dewey, detalhando mais aventuras do programa de animação. Foram publicadas duas minisséries: a primeira em quatro edições (sendo que os números 2, 3 e 4 foram adaptações dos episódios da série animada de mesmo nome) e a segunda em três edições, com o subtítulo “Forward to the Future”. Também foi lançada uma edição “Special”, reimprimindo partes da primeira minissérie.

Revistas de histórias em quadrinhos. Fonte: Threadbits
Revistas de histórias em quadrinhos. Fonte: Threadbits
  • 1 “The Gang’s All Here”
  • 2 “Avançar para o passado”
  • 3 “Feriado romano”
  • 4 “Aposentado”
  • 1/3 “Avançar para o futuro”
  • 2/3 “A jóia na torre”
  • 3/3 “Os grandes ambientes internos”

Quando a editora contratou escritores para produzir algo mais original, o título da revista em quadrinhos não estava vendendo o suficiente para continuar além da sétima edição.

Fontes