Pudim de pão

O pudim de pão mais provavelmente surgiu do costume de embeber pão em leite, que remonta aos egípcios. Muito antes do já conhecido pudim de leite condensado, famoso em várias regiões do Brasil, a receita de pudim mais usada antigamente no mundo era a do “bolo de pudim”: uma massa sólida, sendo a mistura de vários ingredientes unidos por uma liga, como a farinha de trigo, ovos, uma mistura de gordura e farinha ou algum outro cereal.

Em alguns lugares, receitas de polenta, cural de milho, chouriço e outras mais são consideradas como os antigos pudins. Ou seja, pode ser inclusive salgado. O Pudim de Yorkshire é uma espécie de pão, normalmente em formato pequeno, feito tradicionalmente na Grã-Bretanha para acompanhar o “assado-de-domingo”. O “Black pudding” é um tipo de salsicha originária da Grã-Bretanha e da Irlanda feito de sangue de porco, com gordura de porco ou sebo de carne, e um cereal, geralmente aveia, grumos de aveia ou grumos de cevada.

Fatia de pudim de pão. Foto: ViniRoger

O pudim de pão uma sobremesa popular de vários países ocidentais, principalmente Inglaterra e França dos séculos XVIII e XIX. Acredita-se que tenha chegado ao Brasil nessa época com os portugueses. No Brasil, a receita é parecida com a do “bread pudding” inglês – mas preferimos embeber o pão e esmagá-lo, ao contrário dos ingleses, que cortam o pão amanhecido em pedaços quase secos para assar.

Em restaurantes e rotisseries, o pudim de pão quase não existe, aparecendo de vez em quando em padarias provavelmente para aproveitar o que restou de pão francês amanhecido (queles que já estão duros ou borrachudos demais). Tradicional das cozinhas de nossas avós, a receita é muito fácil e nos levam de volta ao passado com seus aromas marcantes e sua textura inigualável.

Receita de pudim de pão

Ingredientes

  • 4 pães francês amanhecidos
  • 600 a 700 ml de leite (o suficiente para cobrir todos os pedaços de pão)
  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado (~ 400 ml)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 200 g de açúcar para a calda
  • 1/2 xícara de coco seco ralado
  • Raspas de 1 limão
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sobremesa de uva passa
  • 100 a 150 g de goiabada picada

Preparo

  1. Picar o pão em uma vasilha
  2. Aquecer o leite até ficar morno e despejar no pão, deixando 15 minutos (misture um pouco às vezes para garantir que o pão absorva o leite, principalmente a casca)
  3. Enquanto isso, preparar a calda aquecendo açúcar e um pouco de água até ficar de cor caramelo, despejando-o na assadeira
  4. Na vasilha, adicionar os ovos, o açúcar, o leite condensado, o coco ralado, as raspas de limão, a canela e a baunilha e bater no liquidificador ou batedeira até ficar misturado (não precisa dicar muito homogêneo)
  5. Despejar o conteúdo da vasilha na assadeira com a calda e distribuir as uvas passa e os pedaços de goiabada, com cuidado para que não afundem (se fundam, grudam no caramelo e queimam), e polvilhar um pouco de canela em cima da massa
  6. Colocar a assadeira em forno pré aquecido ~ 200°C por 50 a 60 minutos
  7. Espere esfriar para desenformar (se o caramelo ficar endurecido e dificulte para desenformar, aquecer a parte de baixo no fogo até derreter um puco o caramelo)
Pudim de pão na forma (altura 4 cm e raio de 15 cm). Foto: ViniRoger

Se ainda sobrar pão, é uma boa ideia fazer torradas com azeite e orégano. Basta dispor as fatias de pão em uma assadeira, cobrindo-os com o azeite e o orégano, deixando para assar no forno por alguns minutos até dourar.

Para quem ainda prefere brasileiríssimo pudim de leite condensado, clique no link.

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.