Torta de abóbora

A Pumpkin Pie é uma torta de abóbora bastante consumida no outono americano e quase sempre faz parte do cardápio do jantar de Thanksgiving Day (Dia de de Ação de Graças). É o dia em que as pessoas agradecem a Deus pelas colheitas e por tudo que aconteceu naquele ano.

Torta de abóbora da receita. Foto: ViniRoger
Torta de abóbora da receita. Foto: ViniRoger

Um dos símbolos do Dia de Ação de Graças é a abóbora, porque uma das últimas safras do ano é a desse fruto. Os supermercados ficam cheios delas, de todos os tipos e tamanhos, e as pessoas decoram suas casas com várias abóboras. Nos Estados Unidos, o dia é comemorado na quarta quinta-feira de novembro, enquanto que no Canadá, na segunda segunda-feira de outubro. Isso porque o outono chega antes no Canadá, então as colheitas acabam antes.

Os frutos são popularmente esculpidas em lanternas decorativas chamadas jack-o’-lanterns durante a época de Halloween. Essa tradição se originou na Grã-Bretanha e a na Irlanda, onde eram usados nabos, beterrabas e rutabagas, a partir de um mito irlandês sobre um homem chamado “Stingy Jack”. Jack era um bêbado manipulador que perambulava na Irlanda, cuja alma não foi aceita no céu nem no inferno, pois Jack havia ludibriado o próprio diabo algumas vezes. Para assombrar os outros, o Demônio deu a Jack uma lanterna feita com nabo oco e carvão, e marcou-o como um habitante do submundo. Daquele dia em diante até a eternidade, Jack está condenado a vagar no mundo entre o bem e o mal, com apenas a lanterna do Diabo para iluminar seu caminho.

A abóbora (ou jerimum) é o fruto da aboboreira, sendo uma designação popular das plantas da família Cucurbitaceae, que possui os gêneros abobra (espécie única nativa da América do Sul) e cucurbita (que inclui os tipos mai comuns e a abobrinha). Seu nome tem origem no grego “pepon”, que significa “melão grande”. Ele é boa fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E-que têm propriedades antioxidantes-e de vitaminas do complexo B. Ainda é rico em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio.

Receita de torta de abóbora

Ingredientes

Recheio:

  • 2 xícaras de purê de abóbora (tipo cabotiá) frio (500g de abóbora com casca ou 450g sem casca)
  • 1 lata de leite condensado (400g)
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de canela
  • ½ colher (chá) de cravo moído
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de noz moscada

Massa:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de sal
  • ½ xícara (100 g) de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
  • 2 colheres (chá) de água gelada

Modo de preparo

  1. Para fazer o purê, descasque e pique a abóbora, coloque em uma panela, cubra com água, deixe no fogo até ficar mole (uns 15 min), escorra bem e amasse em um espremedor, deixando esfriar (outros 15 min)
  2. Misture todos os ingredientes do recheio e bata no processador ou liquidificador até a mistura ficar homogênea
  3. Em uma outra vasilha, misture a farinha, o açúcar e o sal para começar a fazer a massa
  4. Junte a manteiga até parecer uma farofa
  5. Coloque água, o quanto for necessário para unir a massa (ela deve ficar lisa)
  6. Coloque a massa dentro de uma forma redonda de aproximadamente 23 cm e abra a massa aos poucos, com as mãos, deixando-a bem fina (uns 2 dedos de altura nas laterais, para não vazar o conteúdo)
  7. Coloque o recheio por cima da massa ainda crua e asse (em forno pré-aquecido a 180°C) por aproximadamente 45 minutos (ou mais, até secar o recheio mas sem queimar a massa)

Obs.: se preferir, pode usar uma forma de fundo falso, para tirar a torta e servi-la mais facilmente. Receita de Inglês Gourmet.

Espalhe a mensagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.