Banoffee Pie

A “Banoffee pie” é uma torta de origem inglesa, cujo nome é uma combinação das palavras “banana” e “toffee”. O toffee tradicional é feito da caramelização de açúcar ou melaço, juntamente com manteiga e, ocasionalmente, farinha. Aqui, ele é feito de leite condensado fervido ou doce de leite. Isso tem a ver com a sua origem.

Banoffee Pie da receita. Foto: ViniRoger

A criação da sobremesa é creditada a Nigel Mackenzie e Ian Dowding, proprietário e chef (respectivamente) do restaurante Hungry Monk em Jevington, East Sussex, Reino Unido. Eles afirmam ter desenvolvido a sobremesa em 1971, com base em uma receita americana, alterando o caramelo original para uma versão mais macia, fervendo uma lata fechada de leite condensado por várias horas.

A base da massa é feita de pedaços de biscoito conhecido no Reino Unido como “digestive biscuit” – isso mesmo, biscoito digestivo. Ele foi desenvolvido pela primeira vez em 1839 por dois médicos escoceses para ajudar na digestão. Isso vinha da crença de que eles tinham propriedades antiácidas devido ao uso de bicarbonato de sódio quando foram desenvolvidos pela primeira vez. São compostos de farinha de trigo, açúcar, extrato de malte, manteiga, farinha integral, agente de fermentação (geralmente bicarbonato de sódio) e sal. Por sua composição, pode ser substituído por biscoito maisena ou maria no Brasil.

Como se não bastasse todos esses ingredientes deliciosos, o doce ainda possui uma cobertura de chantilly polvilhado com canela, café ou chocolate.

Receita de Banoffee Pie

Ingredientes (massa)

  • 400 g (2 pacote) de biscoito maisena
  • 200 g de manteiga

Ingredientes (recheio)

  • 500 g de doce de leite ou leite condensado cozido
  • 5 bananas nanicas cortadas em rodelas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água

Ingredientes (cobertura)

  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Canela em pó para polvilhar

Procedimentos

  1. Triture os biscoitos no liquidificador e amoleça a manteiga
  2. Em uma tigela, misture o biscoito moído e a manteiga amolecida até conseguir uma massa homogênea
  3. Forre uma assadeira de fundo falso com a massa (0,5 cm de profundidade no meio e vá espalhando pelas laterais)
  4. Asse em forno médio preaquecido (180 °C) por 15 minutos e deixe esfriar
  5. Espalhe o doce de leite uniformemente sobre a massa
  6. Em uma panela, derreta o açúcar, acrescente meia xícara de água e deixe formar um caramelo
  7. Jogue as bananas na panela e deixe cozinhar por alguns minutos
  8. Coloque a camada de bananas sobre o doce de leite, que está sobre a massa
  9. Em uma batedeira, coloque o creme de leite fresco (bem gelado), o açúcar e a baunilha, batendo até atingir o ponto de chantilly
  10. Coloque o chantilly por cima das bananas e polvilhe canela
  11. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir

Para fazer o leite condensado cozido, coloque a lata fechada em uma panela de pressão, colocando água até cobrir a lata. Feche a panela e deixe cozinhando por 30 minutos (ou 2 horas se for sem panela de pressão). Desligue o fogo e deixe a lata esfriando antes de abrir. Se só tiver leite condensado de caixinha, embrulhe-a em papel alumínio antes de colocar na panela de pressão, deixando as pontas do embrulho para baixo.

Curiosidade: uma torta parecida foi feita no episódio 9 da 6ª temporada de Friends. Na verdade, o que acabou sendo feito foi meia torta “trifle” e meia “shepherd’s pie”. A “trifle” é uma sobremesa composta por pão-de-ló (que pode ser o que restou dum bolo feito há alguns dias), uma camada de frutas e enventuais camadas de geleia e cobertura de chantilly. Tem origem inglesa também – tanto que sua variação italiana é conhecida como “Zuppa Inglese”. Já a “shepherd’s pie” é uma torta de carne com uma crosta ou cobertura de purê de batata – conhecido aqui como “escondidinho”.

Fontes