Pudim de claras

O pudim de claras, leva somente ovos e açúcar em seu preparo, resultando em uma consistência extremamente leve. É a mesma receitar do suspiro, só que, por ser assado em banho maria, não fica tão seco e crocante como o suspiro (assa em forno a 100°C entre 10 e 15 minutos).

Nessa receita, um dos passos mais importantes é o de separar a gema da clara dos ovos. Para isso, quebre o ovo e derrame lentamente a clara em um copo, até sobrar somente a gema, que deverá ser depositada em outro recipiente. Repita o procedimento para todos os ovos. Com as gemas, você pode fazer outras receitas, como um crème brulée – veja a receita completa no link.

Outro passo importante é o de fazer as famosas “claras em neve”. Para isso, bata as claras com uma batedeira numa tigela e vá adicionando o açúcar, até a mistura ficar bem firme e homogênea.

Pudim de claras coberto com caramelo. Foto: ViniRoger

Por fim, a cobertura de caramelo (açúcar queimado). Mistura-se açúcar e água, onde a água deverá ferver e o açúcar queimar lentamente até adquirir uma coloração caramelo-claro. Assim que a calda chegar nessa cor, retire do fogo imediatamente, pois ela pode queimar a qualquer momento. Misture somente para homogeneizar e espalhe pelas laterais da forma, virando-a e com a ajuda de uma colher, até que comece a esfriar e fique difícil movimentar a calda.

Pudim de claras

Ingredientes

  • 9 claras de ovo
  • 10 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 limão (casca)

(para a calda de caramelo)

  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (de chá) de água

Procedimentos

  1. Raspe somente a casca verde do limão em um ralador fino – quanto mais ralar da parte branca, mais amargo fica
  2. Coloque as claras na batedeira, adicione 4 colheres de açúcar e bata por uns 5 minutos
  3. Adicione as raspas de limão e misture um pouco mais
  4. Caramelize uma forma misturando o açúcar e a água diretamente na forma (ou em uma panela separada) e leve ao fogo baixo até começar a ferver e ficar na cor caramelo (uns 15 minutos)
  5. Coloque as claras em neve dentro da caramelada – aperte para tirar as bolhas de ar e alise
  6. Leve ao forno (pode ser em banho-maria) em temperatura baixa (120°C) por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado por cima
  7. Retire do forno e aguarde uns 15 minutos para esfriar antes de desenformar – se estiver muito quente vai quebrar e se estiver muito frio vai ficar grudado na forma.
  8. Guarde na geladeira e aprecie frio.

Devido ao aquecimento do ar das bolhas inseridas ao bater as claras, o pudim vai parecer enorme quando estiver saindo do forno, mas não vai derramar, e sim voltar ao tamanho original quando esfriar. Para desenformar, passe a faca na borda externa e interna e balance para soltar o pudim. Depois, vire de ponta cabeça sobre um prato – dê uns tapinhas no fundo da forma para ajudar o pudim a sair.

Tá saindo da jaula o monstro!

Para finalizar: na forma, jogue um pouco de água e leve para aquecer a calda de caramelo até derreter novamente. Então despeje sobre o pudim para aproveitar o restinho de calda.

Fontes

Compartilhe :)

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.