Guia prático – Binance

Atualmente, a Binance é a maior casa de câmbio (exchange) do mundo em volume e conta com uma grande quantidade de criptomoedas para negociação, com depósitos e saques rápidos. A plataforma declarou em seu Whitepaper o início de seu ICO token (oferta inicial de moeda) chamado BNC em 1º de julho de 2017, começando a trabalhar com o comércio de moedas em 15 de julho do mesmo ano.

Cadastro

Entrando no site da Binance.com, clique em “register”. Na tela seguinte, coloque e-mail, senha, aceite os termos e clique em “register” para resolver o captcha. Será enviado um e-mail com um link para verificação e clique em login para testar.

Será apresentada a opção para realizar a autenticação em dois passos (2FA). Ela é um elemento de segurança cada vez mais presente nos acessos a áreas restritas: além do login e senha usual, você deverá informar um código que será gerado por uma ferramenta de autenticação, exibindo-o em seu celular para que possa inseri-lo no segundo passo de verificação.

Clicando em “Google Authenticator”, aparecerá uma tela com um QR code, a ser escaneado pelo celular. Para isso, você deve ter o “Google Authenticator” instalado em seu celular (através da App Store ou Google Play). Após instalado e logado com sua conta Google no seu celular, abra o aplicativo e clique no sinal de “+” e em “ler um código de barras” para realizar o scaneamento na tela – caso o aplicativo não consiga ler o QR code, dê um zoom na tela. Clique em “print backup” para guardar o código em um arquivo num local seguro, além de entrar com o login e o código que vai aparecer no celular, depois clique em “enable”.

Caso queira trabalhar com valores MUITO grandes (saques maiores que 2 bitcoins por dia), é preciso fazer uma verificação com documentação (passaporte, selfie, etc) clicando em “Submit Verification Documents”.

Já na tela inicial, clique em “ON” (caso esteja “OFF”) na parte “using BNB to for fees” para ganhar um desconto nas taxas de compra e venda. No 1º ano, o desconto é de 50%, diminuindo pela metade a cada ano até zerar o desconto em seu 5º ano.

Depósito (Deposit) – enviando bitcoins para sua carteira na Binance

Clique em “Funds” e em “Balances” para ver uma lista de todas as criptomoedas negociadas na exchange. Encontre a linha com bitcoin (BTC) e clique em “deposit” para abrir uma página contendo sua carteira, o “BTC Deposit Address”. Copie esse endereço, que será o destino de seu envio de bitcoins.

Como a Binance não trabalha com dinheiro fiduciário (dólar, real, yuan, etc), você deve usar uma outra exchange (Mercado Bitcoin, Foxbit, etc) ou outros meios de conseguir os bitcoins para fazer a transação para o endereço copiado. Após 2 confirmações na rede, ele será validado. Dependendo do valor da taxa paga, essa confirmação pode levar de poucos minutos (taxa mais cara) a vários dias (opção mais barata).

Comércio (Trade) – comprar moedas usando bitcoins

Já de posse dos bitcoins, escolha a moeda a ser comprada na tela “Balance” e clique em “Trade” para abrir a opção que permite a compra usando bitcoins (BTC) ou etherium (ETH). Uma tela com gráficos (candlestick e séries temporais da moeda em questão e da de referência) e preços. No centro na parte inferior, estão as abas “Limit”, “Market” e “Stop-Limit”.

Tela de execução passiva “Limit” (ordem que acabou de ser executada aparece em vermelho)

Em “Limit” (execução passiva), você pode comprar (Buy) ou vender (Sell) a moeda em questão definindo quanto pretende pagar/cobrar. Desse modo, é gerada uma ordem de mercado: uma instrução para que a transação ocorra na quantidade e valor desejados. Se pedir um valor para compra maior que os mais altos praticados no mercado (visíveis em tempo real nas colunas da esquerda), sua ordem deve ser rapidamente executada; se for um preço menor, só será executada quando o preço chegar nesse patamar e a quantidade for compatível (a ordem pode ser parcialmente executada). Embaixo, existem botões para escolher uma porcentagem de seu capital na moeda de referência (se for compra) ou na moeda em questão (se for venda) para negociação.

Em “Market” (execução ativa), o valor da criptomoeda é definido pelo mercado (geralmente, um valor mais alto quando está comprando e mais baixo no caso de venda).

Em “Stop-limit”, uma ordem será executada a um preço especificado (ou potencialmente melhor), após ter atingido um determinado preço de parada (stop). Uma vez que o preço da parada é atingido, o pedido de limite de parada (limit) torna-se uma ordem limite para comprar ou vender ao preço limite ou melhor – mais detalhes no post Short Guide: How to set up a Stop-Limit order on Binance Exchange.

A Binance possui a USDT, que é uma criptomoeda com o mesmo valor do dólar. Ela pode ser muito útil em um momento de queda de várias moedas com relação ao dólar/real: você converte suas criptomoedas para USDT e espera parar de cair para comprá-las novamente a preços menores.

Saque (Withdrawal) – tirar moedas da Binance

Conforme já foi dito que a Binance não trabalha com dinheiro fiduciário, esse saque é o envio de moedas (geralmente BTC ou ETH) para uma carteira cuja chave de segurança primária esteja em sua posse ou na posse de uma outra exchange. Na tela “Balance”, clique em “Withdrawal” para então informar o endereço da carteira de destino e o valor, além de um rótulo (label) para ajudar a identificar sua transação no histórico.

Por segurança, é preciso informar o código de autenticação em dois passos e clicar no link enviado por e-mail para confirmar a transação.