Guia prático – Foxbit

Uma das mais populares casas de câmbio que trabalha com bitcoins (exchanges) é a FOXBIT. Ela é membro da rede BlinkTrade Inc., junto com exchanges de outros países. Para operações do dia a dia de Saque de Clientes, a FOXBIT mantém 5% dos seus Bitcoin em uma Hot Wallet. Cerca de 95% dos bitcoins sob custódia da FOXBIT são armazenados na Cold Wallet, a carteira a Frio sem nenhuma conexão com a internet, administrada pela empresa americana BitGO.

Pague em bitcoins

1 – Crie sua conta

Acesse a área de cadastro da FOXBIT e preencha os campos solicitados. Você receberá um e-mail com um link de confirmação para ativar a sua conta. Depois, realize o primeiro login para seguir os próximos passos. Será necessário enviar uma cópia eletrônica de um documento com foto para ser validado pela FOXBIT, um comprovante de residência e uma selfie segurando o documento (aquele da cópia enviada) e um papel com uma mensagem escrita à mão.

Para aumentar sua segurança, configure a autenticação em dois passos (2FA). Ela é um elemento de segurança cada vez mais presente nos acessos a áreas restritas: além do login e senha usual, você deverá informar um código que será gerado por uma ferramenta de autenticação, exibindo-o em seu celular para que possa inseri-lo no segundo passo de verificação.

Clicando em “Google Authenticator”, aparecerá uma tela com um QR code, a ser escaneado pelo celular. Para isso, você deve ter o “Google Authenticator” instalado em seu celular (através da App Store ou Google Play). Após instalado e logado com sua conta Google no seu celular, abra o aplicativo e clique no sinal de “+” e em “ler um código de barras” para realizar o scaneamento na tela – caso o aplicativo não consiga ler o QR code, dê um zoom na tela. Clique em “print backup” para guardar o código em um arquivo num local seguro, além de entrar com o login e o código que vai aparecer no celular, depois clique em “enable”.

2 – Obtenha crédito em Reais

Para comprar Bitcoins, é necessário ter saldo em Reais na FOXBIT. Então realize um depósito através de: transferência entre contas de mesmo banco (sem cobrança de tarifa bancária, mas depende dos bancos que a FOXBIT tenha conta, que aparecem no próximo passo), TED, DOC, dinheiro em agência ou em caixa eletrônico. Além disso, somente usuários VIP podem realizar transferências eletrônicas.

Quando estiver logado no site, clique em “Depósitos” à sua esquerda, crie um “Aviso de Depósito” informando o valor que pretende depositar e em qual banco fará o depósito. Não é cobrada taxa para depósito. Então, clique no botão “Enviar” e você receberá as instruções, incluindo o número da conta, por e-mail.

Todos os depósitos em reais realizados pelo usuário via transação eletrônica (DOC, TED, transferência entre contas, somente para usuário VIP) devem ser originados de uma conta bancária de sua titularidade.

Acesse seu banco e realize o depósito, salvando o comprovante. Inclua o número de controle no comprovante (por exemplo, copie o texto, edite-o para colocar o número; depois dê um print screen e recorte em um editor de imagens). Então volte para a tela da FOXBIT e clique em “enviar arquivo” para confirmar a operação de depósito. Depois, é preciso esperar um tempo (de 5 minutos a 24 horas) para confirmação do depósito – será enviado um e-mail estiver OK.

O botão pré-aprovar serve para você receber o valor do seu depósito, mesmo antes de um operador do sistema aprová-lo. Você consegue pré-aprovar até 3 vezes o seu saldo atual. Não há nenhuma taxa para pré-aprovar um depósito, mas enquanto seu depósito não for verificado por um operador, você não conseguirá realizar saques.

3 – Compre Bitcoins

Execução ativa (mais cara): A tela “Comprar ou Vender” permite a comercialização da criptomoeda, seja fixando um total em bitcoins ou em reais. Ao completar um dos campos, o outro é calculado automaticamente, aparecendo o preço da moeda embaixo para 1 BTC. Também é possível clicar na opção “Comprar quando o preço cair” para aparecer o campo que você define um preço desejado para acontecer a transação (por exemplo: quando o preço do BTC for de 30 mil reais, executar ação de compra).

Tela de execução ativa

Execução passiva (mais barata): Na tela “Livro de ofertas”, ficam listadas as ordens de compra e venda que os usuários da plataforma enviam, em tempo real. Nele, você pode definir o preço que quer pagar (ou cobrar) pela compra (ou venda) de bitcoins, gerando uma oferta. Para que uma ordem de compra seja executada (total ou parcialmente), alguém tem que vender no mercado com esse valor, conforme a ordem no livro de ofertas (do maior valor para o menor, no caso de compras) – caso contrário, não será efetivada. Colocando um valor próximo do maior valor, a ordem fica no alto da lista e será executada mais rápido (porém ganhando menos). Caso queira cancelar uma ordem, clique no “x” vermelho ao lado de sua ordem ou vá em “Histórico de Ordens” e escolha “Minhas ordens: em aberto”, para então clicar no correspondente botão “cancelar”.

Tela de execução passiva (ordem que acabou de ser executada aparece em amarelo)

4 – Transferir bitcoins

Para pagar alguém usando bitcoins (em troca de um produto ou serviço) através da FOXBIT, deve-se clicar em “Saques” no menu lateral e em “Saques em Bitcoins” para então preencher os dados – para receber, vá em “Depósitos”. As retiradas de bitcoin só serão executadas a cada novo bloco minerado (+- 30min), enquanto isso, o seu saque ficará com o status pendente.

Receba em bitcoins

O mesmo procedimento descrito anteriormente para criar a conta deve ser realizado. Ao pagante, deve ser informada sua chave pública – na parte “Bitcoin” do menu lateral, clique em “endereços e depósitos” para visualizá-la. Esse código é também conhecido como “carteira” ou “wallet”. Podem ser criados outros gratuitamente na mesma página.

Quando lhe fizerem o pagamento, o valor em bitcoins vai aparecer na sua conta da FOXBIT. Para virarem reais em seu bolso, você deve vendê-los e realizar um saque para sua conta corrente.

1 – Vender bitcoins (tela “Comprar ou Vender”)

2 – Saque em reais (tela “Retiradas”)

Durante a operação, entre com os dados da conta bancária. Preencha o banco, tipo de conta (corrente ou poupança), números da agência e da conta – deve estar no mesmo nome/CPF da conta na FOXBIT.

Para mais informações, consulte os tópicos disponíveis na Central de Atendimento da FOXBIT. As taxas podem ser consultadas diretamente nesse outro link.