Aviação no Museu Eduardo André Matarazzo

O acervo do Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo André Matarazzo (atualmente Museu de Bebedouro) é atualmente composto por quase 300 peças, como aviões, automóveis, locomotivas, tratores, máquinas, peças bélicas, dentre outras. Veja o vídeo a seguir com um panorama geral do acervo:

Localizado em Bebedouro, interior paulista, foi oficialmente estabelecido em 1964 pelo empresário e colecionador Eduardo André Matarazzo (1932-2002). Ele era neto do conde Francisco Matarazzo (1854-1937), imigrante italiano que chegou ao Brasil vindo de Salermo em 1887 e foi o criador do maior complexo industrial da América Latina do início do século XX, falecendo como o homem mais rico do país. Inicialmente sediado na cidade de São Paulo, em uma edificação pertencente às Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (na rua Joli, bairro do Brás), a instituição foi transferida para o lugar atual entre 1968 e 1970.

Foto aérea do Museu
Foto aérea do Museu

O Museu possui dezenove aeronaves, estando oito na área externa e o restante em três pavilhões. A foto aérea acima possui números que indicam a localização das aeronaves na lista abaixo (clique nos links para conhecer mais sobre os aviões, inclusive com vídeos dos exemplares em diferentes ângulos):

  1. DC-6A da Vasp: PP-LFB
  2. Lockheed Lodestar: PP-CGV
  3. North American B-25J da FAB
  4. Curtiss C-46 da Varig: PP-VCE
  5. Vickers Viscount 701 da Vasp: PP-SRO
  6. Convair 240 da Varig: PP-VDG
  7. SAAB Scandia da Vasp: PP-SQR
  8. Douglas C-47B-15-DK (DC-3) da Varig: PP-VBK
  9. CAP-4 Paulistinha: PP-RXI
  10. Rearwin 9000 Sportster: PP-TEE (azul sem letras)
  11. Henrique Lage HL-1: PP-TVX (todo vermelho)
  12. Fairchild PT-19: PP-GAY
  13. Gloster Meteor F-8: FAB 4442 (pintura ovo estrelado em vermelho)
  14. Lockheed T-33A: FAB 4323 (sem pintura, em frente ao ovo estrelado em vermelho)
  15. Gloster Meteor F-8: FAB 4409 (pintura ovo estrelado em azul)
  16. North American AT-6G Texan: FAB 1339 (esquadrilha da fumaça)
  17. Beechcraft Model 18 (C-45) da FAB (tem verde e amarelo)
  18. North American AT-6D Texan (sem pintura)
  19. Helicóptero Westland/Sikorsky S-51 Dragonfly: PT-HAL

O helicóptero “Westland/Sikorsky S-51 Dragonfly” foi o primeiro no mundo a ser vendido a um utilizador comercial. A marinha Brasileira usou o westland widgeon (uma versão de desenvolvimento privado da westland Aircraft com base no WS-51 Dragonfly HR.5), recebido o primeiro em 1957 e o segundo no ano seguinte. Em 1959, a TV Record adquiriu um helicóptero desse modelo (matrícula civil do Paraguai ZP-CBU), pintado de amarelo canário com o logotipo da emissora de TV na lateral. Posteriormente foi adquirido pela OCIAN (Organização Construtora e Incorporadora Andraus) e finalmente doado ao Museu em 1969.

Helicóptero Westland/Sikorsky S-51 Dragonfly. Foto: ViniRoger
Helicóptero Westland/Sikorsky S-51 Dragonfly. Foto: ViniRoger

Além dos aviões em si, existem seis pás de hélices presas nas paredes e dois faróis de aeronave Ford Plesley England (1962). Estão expostos também motores a pistão (em linha e axiais) e motores à turbina (Rolls Royce). O museu também possui três antenas de rádio completas instaladas em aviões (Bendix Rádio Division e Signal Corps U.S. Army) e um módulo de painel com tela para mostrar o sinal de radar.

O museu possui algumas motocicletas e dezenas de automóveis. Dentre as marcas, estão Karman Guia, D.K.V Vemag, Aerowillis, Cadillac, Ford, Chevrolet, Mercedez Benz, Masserati e muitas outras. Até um bonde está exposto no fim do museu e uma locomotiva com vagão em uma cobertura no pátio externo. Próximo, protegidos por uma cobertura, estão tratores, esteiras, colheitadeiras e um rolo compressor.

Veja alguns itens curiosos do museu na galeria abaixo (clique na imagem para vê-la maior):

Existem diversos itens militares, como tanque de guerra, jeep anfíbio, torpedo, morteiro, mina marítima, canhão, etc. Também possui diverssas bombas de combustível, teares de madeira, caixa registradora, telefones antigos, projetor de filmes, máquina de calcular, vitrola, telégrafo, escafandro, dentre outros.

O museu fica localizado na Praça Santos Dumont, no centro de Bebedouro/SP:

Encerramento das atividades e reabertura do Museu (2017)

No final de 2016, uma carta da então curadora e filha de Eduardo, Patrícia Matarazzo, endereçada ao prefeito de Bebedouro, anunciando que o Museu “encerrará definitivamente, suas atividades no dia 22 de Janeiro de 2017 (…) por não termos mais recursos financeiros para continuar mantendo a instituição em funcionamento.

No final de maio de 2017, o Museu reabriu sob comando da Prefeitura de Bebedouro e do Clube Esplendor (de carros antigos) com o novo nome de Museu de Bebedouro. Fonte: Maxicar

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