Palestra sobre Meteorologia e Segurança de Voo

O comissário de voo é o profissional encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança e ao atendimento dos passageiros. Dia 31 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Comissário de Voo, enquanto que em 31 de maio é comemorado o Dia do Comissário de Voo no Brasil. Assim, no mês de maio, a Escola de Aviação CEAB promoveu um ciclo de palestras em sua unidade na rua Arthur de Azevedo (próximo ao metrô Clínicas em São Paulo/SP).

As três palestras do “mês do Comissário de Voo” foram realizadas na manhã, tarde e noite de 06/05/2016 com os seguintes temas:

  • “Processo Seletivo”, Prof. Marcelo Rodrigues
  • “Medo de Voar”, Profª. Laura Antunes
  • “Meteorologia e segurança de voo”, Prof. Vinicius Roggério da Rocha

Na última apresentação, foram vistos a influência de fenômenos atmosféricos nas condições de voo. Acidentes aéreos serviram como estudos de caso para demostrar como tempestades, granizo, ventos, turbulência, raios, nevoeiros e até extremos de temperatura podem afetar a segurança de voo. Veja na sequência os slides da palestra (link para arquivo):

O ASN Safety Database, atualizada semanalmente, contém descrições de mais de 15.800 de ocorrências de segurança em aviões de passageiros civis, transportes militares e jatos corporativos desde 1921. Consultas (classificadas por ano, tipo de avião, país, etc) podem ser realizadas nesse link: https://aviation-safety.net/database/.

Acidentes aéreos com causas relacionadas à meteorologia. Fonte: NASDAC/FAA
Acidentes aéreos com causas relacionadas à meteorologia. Fonte: NASDAC/FAA
Atrasos de voos relacionados à Meteorologia. Fonte: NOAA/NWS/The COMET Program
Atrasos de voos relacionados à Meteorologia. Fonte: NOAA/NWS/The COMET Program

A maioria dos eventos de turbulência são considerados incidentes. Apesar dos casos fatais serem raros, algumas mortes já aconteceram – todas no século passado:

Fatalidades Aeronave Local Evento Data
1 B747 Pacific CAT 28 dez 1997
1 DC-9 Florida CIT 03 out 1990
17 F-28 Netherlands CIT 07 out 1981
2 B737 India CIT 10 mai 1980
39 F-27 Alaska MWT 02 dez 1968
85 L-188 Texas CIT 03 mai 1968
124 B707 Japan MWT 03 mar 1966
1 Caravelle TN CIT 08 jul 1964

CAT – Clear-Air Turbulence; MWT – Mountain Wave Turbulence; CIT – Convectively Induced Turbulence

Seguem mais alguns dos links comentados na palestra:

Compartilhe :)

3 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.