Os poderes meteorológicos de X-men

Em setembro de 1963, estreou a revista em quadrinho “The X-Men #1”, criada por Stan Lee e Jack Kirby pela Marvel Comics. Os X-Men são uma equipe de super-heróis que também são mutantes: humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes.

Os poderes mutantes podem ser usados com a finalidade desejada por seu possuidor. Isso envolve desde salvar pessoas da morte certa como também combater seres humanos e outros mutantes em diversos confrontos. A natureza humana tem medo do desconhecido, motivando pré-julgamentos com relação ao que é diferente.

Muitas vezes, as histórias de X-men servem de alegoria a conflitos inter-raciais, muito comuns nos EUA entre negros e brancos. O grupo X-men é liderado pelo professor Charles Xavier, que fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de “harmonia inter-racial”. Por outro lado, a Irmandade de Mutantes é um grupo liderado por Magneto que não acredita que possa haver paz entre humanos e mutantes. Esse embate faz menção ao conflito de ideais entre Martin Luther King e Malcom X, respectivamente.

As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias. Alguns deles tem poderes ligados a fenômenos astronômicos, geofísicos e meteorológicos. Por exemplo, Magneto consegue campos magnéticos, além de controlar qualquer tipo de metal, usando esse poder principalmente para voar e mover objetos metálicos. Veja outros:

Tempestade (Storm)

Tempestade, "cus zóio virado e sortando raio pelas venta". Fonte: Wikipedia
Tempestade, “cus zóio virado e sortando raio pelas venta”. Fonte: Wikipedia

Alter-ego de Ororo Munroe, é capaz de controlar o clima e a atmosfera e é considerada uma dos mutantes mais poderosas do planeta. Nascida na África, é filha de uma princesa tribal do Quênia e um fotojornalista americano, mas foi criada no Harlem e no Cairo. Ela se tornou órfã depois que seus pais foram mortos no meio de um conflito árabe-israelense. Sob a tutela de um ladrão mestre, a adolescente Munroe tornou-se uma colecionadora habilidosa, os meios pelos quais ela conhece por coincidência o poderoso mutante Charles Xavier. O Professor X convence Munroe a se juntar aos X-Men e usar suas habilidades para uma causa e propósito maiores. Tendo casado com o amado namorado de infância e companheiro super-herói, Pantera Negra, governante da nação africana fictícia de Wakanda, através do casamento, Monroe se tornou Rainha consorte. O título ficou perdido no entanto, quando os dois se divorciaram.

Dentre seus poderes, estão:

  • Atmocinese – capacidade de manipular o tempo e dominar todos os seus elementos. Pode alterar a pressão atmosférica, causando muita dor e atordoamento aos inimigos, a temperatura e umidade. Com isso, pode também criar chuvas, tempestades, trovões, relâmpagos, tufões, redemoinhos, tornados, neve, etc. Pode também sentir qualquer movimento e alterações nas camadas da atmosfera e camadas oceânicas. Em situações extremas, pode provocar um terremoto. Consegue também juntar a água com a luz, e com a manipulação da névoa, tornar-se parcial ou completamente invisível.
  • Aerocinese – capacidade de controlar, gerar ou absorver o elemento ar. Isto inclui produzir rajadas de ventos, tornados e aumentar a pressão do ar para esmagar coisas, diminuir a resistência do ar, criar desde brisas suaves a tornados furiosos. Usa as correntes de ar para voar (inclusive em velocidades supersônicas) e como escudo contra armas de fogo, bombas e gases.
  • Hidrocinese – capacidade de controlar o elemento água. Pode fazer a água escoar pelo ar, criar esferas de água cheias de pressão, cortar objetos com a água como se ela fosse uma lâmina afiada, etc.
  • Criocinese – capacidade em reduzir a energia cinética dos átomos e assim reduzir a temperatura, frequentemente usada para controlar, gerar ou absorver gelo (habilidade ligada a Hidrocinese).
  • Eletrocinese – capacidade de controlar, gerar ou absorver a energia elétrica. Através da eletricidade, consegue aumentar a temperatura de objetos, podendo fundir metais e derivados. Capaz de gerar correntes elétricas e direcioná-las. Quando usa seus poderes de eletrocinese, se mantém em sintonia plena, fato que pode ser observado pelos seus olhos e cabelos que esvaem a eletricidade em forma de raios. Como não é possível desintegrar energia pura, um corpo em sintonia plena com eletricidade (energia) também não pode ser desintegrado, o que torna Tempestade imune aos poderes de desintegração molecular. Além disso, em conjunto com campos elétricos que ela cria em torno de si mesma, fica altamente resistente a ataques psíquicos.
  • Pirocinese – capacidade de criar e controlar o fogo, dando formas a ele.

Sua fisiologia concede a imunidade de um total de condições climáticas e temperaturas extremas de calor e frio, podendo também compensar a rápida variação da pressão atmosférica. Tempestade teve sua primeira aparição em 1975.

O químico Atílio Vanin tem uma teoria sobre a levitação de Tempestade. “Pode ser que ela quebre as moléculas de água do corpo”, diz. Dessa reação sobrariam oxigênio e hidrogênio, gases bem leves. Como mais de metade do organismo é pura água, há moléculas de sobra para a heroína quebrar. Assim, ela flutuaria feito um balão de gás.

Controlar o clima é mais complicado. “É possível apressar a chuva quando o céu está fechado”, afirma o meteorologista Mário Festa, da USP. Para tanto, bombardeiam-se as nuvens com cristais de iodeto de prata. A água vai grudando nos cristais até que tudo despenca. Mas a chuva não cai imediatamente. E ninguém jamais viu Ororo jogando minerais para cima. Aliás, se ela tivesse tantos cristais, seria mais fácil atirá-los no bandido do que esperar chover.

Homem de Gelo (Iceman)

Homem de Gelo. Fonte: Fandom
Homem de Gelo. Fonte: Fandom

Codinome de Robert Louis Bobby Drake, é nativo de Long Island. Bobby descobriu seus poderes de criação de gelo quando sofreu um bullying com sua namorada. Assustados, os locais o prenderam na cadeia, de onde ele foi solto por Scott Summers, ao pedido do Professor Xavier. Na Escola para Jovens Super Dotados do Professor Xavier, ele pôde aprender a controlar seus poderes e integrou a primeira formação de X-Men.

O Homem de Gelo consegue manipular a umidade do ar para transformar o vapor em gelo e manipular a massa congelada na forma que quiser. Dentre as aplicações mais comuns dos poderes, estão a criação de rampas pela qual ele desliza e barreiras de gelo, mas já criou asas de gelo, projéteis e espinhos, que surgem do nada ou partem de suas mãos em direção ao alvo. Também é capaz de transformar seu corpo em gelo, ainda mantendo a mesma mobilidade de sua forma de carne e osso, retornando a sua forma original sem nenhum ferimento.

Solaris (Sunfire)

Solaris. Fonte: Fandom
Solaris. Fonte: Fandom

Codinome de Shiro Yoshida (mais tarde passou a ser chamado de Shiro Yashida), primo de Mariko Yashida e do Samurai de Prata. No início, era um personagem extremamente nacionalista. Com seu tio o incentivando, Shiro viajou para os Estados Unidos para destruir o Capitólio em Washington. Seu pai estava presente e tentou persuadi-lo a não cometer este ato terrorista, mas como como Solaris atendeu o pedido de seu pai, seu Tio acabou matando o pai de Shiro. Solaris matou o tio em seguida, voltando depois para o Japão.

Solaris pode gerar correntes de ar super-aquecidas que o permitem voar, deixando um grande rastro de fumaça. Também é capaz de controlar e se reenergizar através de fogo, podendo gerar temperaturas de até 500.000 graus celsius e projetar rajadas de plasma incandescente. Possui visão infravermelho e imunidade a qualquer tipo de radiação, graças a um campo de força psiônica (uso da mente para produzir fenômeno paranormal) que gera quando usas seus poderes.

Mancha solar (Sunspot)

Mancha Solar. Fonte: Fandom
Mancha Solar. Fonte: Fandom

Alter-ego de Roberto da Costa, nascido no Rio de Janeiro, Brasil. Seus poderes se manifestaram pela primeira vez em uma briga durante uma partida de futebol (que clichê!), quando sofre racismo por parte de um jogador adversário. A notícia chamou atenção de Donald Pierce, membro do Clube do Inferno – grupo criminoso que costumeiramente usa mutantes como seus agentes. Pierce enviou mercenários para sequestrar a namorada de Roberto e usa-la como isca para atrai-lo para uma emboscada. Roberto foi salvo pelas jovens mutantes Karma e Miragem, mas sua namorada morreu durante esse confronto. Mancha Solar, juntamente com Miragem e Karma, perseguiu Donald Pierce em busca de vingança. Mais tarde se juntaram a eles Lupina e Míssil. Depois que Pierce fugiu, o professor Charles Xavier se ofereceu para treinar os cinco jovens mutantes, formando assim a primeira equipe dos Novos Mutantes.

Originalmente tinha o poder de absorver e converter energia solar em força e resistência sobre humana. Atualmente, após mudanças sofridas ao longo do tempo, é capaz de voar e emitir rajadas de plasma super aquecido. Quando ativa seus poderes, seu corpo se envolve em chamas “negras” e seus olhos se tornam flamejantes. Sua força aumenta a medida que absorve mais energia solar, o que também aumenta seu poder de projetar calor e luz, e o torna invulnerável.

Fontes

Espalhe a mensagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.