Granizo – Comédia e Meteorologia

O filme Granizo (“All Hail”) foi lançado em março/2022 pela Netflix. A produção argentina dirigida por Marcos Carnevale é uma “comédia existencial” que usa a Meteorologia como pano de fundo e também motor das ações da trama. Curiosamente, seu lançamento ocorreu na plataforma de streaming no mesmo mês que outra ficção envolvendo Meteorologia: Clima do Amor. Veja mais Séries e filmes com Meteorologia no link.

Resumo

Miguel Flores é um reconhecido meteorologista com 20 anos de experiência e que nunca errou uma previsão. Apresentador da previsão de tempo na televisão, foi escalado para apresentar o primeiro programa sobre meteorologia da TV aberta argentina. Na contextualização não-verbal do início do filme, é interessante notar o protagonista observando telas com imagens do avanço de masas de ar, uma imagem de radar impressa e a tela de uma estação meteorológica automática instalada em sua casa, além da conversa com o motorista e outras pessoas falando como são geradas as previsões de tempo que aparecem no celular.

Guilhermo Francella no filme Granizo - parece fazer referência ao De Volta Para o Futuro. Créditos: Netflix
Guilhermo Francella no filme Granizo – parece fazer referência ao De Volta Para o Futuro. Créditos: Netflix

Logo na estreia do programa (“El show del tiempo”), ele diz que na mesma noite vai ter céu completamente aberto – contrário do que a “previsão do aplicativo”. Infelizmente, uma tempestade severa com granizo e ventos de até 70 km/h caiu sobre Buenos Aires e Miguel ficou completamente desacreditado. Seu cancelamento pela população foi tão grande que teve que passar um tempo em Córdoba, onde ainda mora sua filha e com a qual não tem boas relações. Com isso, inicia uma jornada de autodescoberta.

Quando sai para beber em um bar de Córdoba, um sujeito faz uma previsão que depois se mostra certeira, e Miguel tenta descobrir como ele fez isso. Nisso, acaba descobrindo que haverá uma tempestade muito forte de granizo “do tamanho de bolas de futebol” chegando em Buenos Aires. Mesmo desacreditado, o fato dele tentar alertar a população porteña pode revelar sua preocupação está com seu ego ou com a meteorologia.

Resenha

Logo de início, o filme apresenta um exagero direcionado para a comédia. O programa é realmente um “show”, onde o entretenimento é o principal objetivo, com a previsão de tempo de fundo. No entanto, as conversas que o protagonista tem com todos os seus fãs mostra o quão importante é uma previsão do tempo, através das expectativas e prejuízos que cada um leva.

Um desses fãs é um motorista de táxi que confia na previsão de Miguel e deixa seu carro passando a noite fora da garagem. Seu carro fica muito avariado com os granizos e descobre que sua apólice de seguro não cobria esse sinistro. Com isso, ele parte em busca de Miguel para um acerto de contas. O erro de Miguel parece o fim do mundo para toda a Buenos Aires, algo exageradamente imperdoável. Isso serve como uma crítica à “cultura do cancelamento”, que pune severamente um tropeço e apaga todos os outros acertos.

Mas seria possível um céu aberto e em pouco tempo acontecer uma tempestade severa? Sim! Tempestades podem se desenvolver em questão de horas e se deslocar com grande velocidade. Além disso, são eventos muito localizados. Assim, uma tempestade pode se formar em uma região e migrar para outra, destruindo um bairro e poupando outro.

A Argentina, particularmente Buenos Aires, fica em uma região do globo onde é comum o avanço de frentes frias, que promovem a formação de chuva forte e outros fenômenos. Também existe influência so jato de baixos níveis, um fenômeno meteorológico que leva umidade da Amazônia até o cone sul, conforme as condições termodinâmicas no norte da Argentina e Paraguai assim permitirem. A proximidade com o oceano também confere um aumento no combustível das tempestades: umidade e calor latente.

Tudo isso é um prato cheio para formação de fenômenos de tempestades severas, com chuva forte, raios e granizo. Prever a formação de tempestades e a chegada de frentes frias são corriqueiros para os meteorologistas, mas a intensidade exata desses fenômenos ainda é um desafio, principalmente de fenômenos que se formam muito rapidamente. A previsão ainda tem o problema de descobrir o local exato em que o fenômeno será mais forte.

Boa parte do segundo ato é ocupado com o drama familiar do protagonista se reaproximando da filha. Parece que a história vai focar nos conflitos existentes dessa relação. Mas repentinamente o roteiro praticamente esquece disso e vira para o fantasioso terceiro ato. Nele, Miguel busca entender como o homem do bar, Bernardo, descobriu exatamente o horário em que ia começar a chover exatamente o protagonista estava.

Quando Miguel chega na casa de Bernardo, descobre que a previsão está fundamentada em bonecos, enterrados em uma área que parece o mapa da Argentina, cujo cabelo muda de cor conforme o tempo que vai fazer. Faz lembrar do galinho do tempo, que muda de cor conforme a temperatura e umidade, servindo de ferramenta caseira para uma previsão de curto prazo. No entanto, somente algo sobrenatural (ou muito tecnológico, que não parece ser o caso) explicaria essa conexão do boneco na zona rural de Córdoba e Buenos Aires. Mais fantasioso ainda saber do tamanho das bolas de granizo – próximo aos recordes mundiais.

"Aerolito" de granizo acertando torre do "Congreso de la Nación Argentina". Créditos: Netflix
“Aerolito” de granizo acertando torre do “Congreso de la Nación Argentina”. Créditos: Netflix

Nesse ponto da história, achei que o Bernardo diria que consultava os tão odiados na história aplicativos de previsão de tempo, que mostram a saída de modelos numéricos meteorológicos sem a visão crítica do meteorologista. Mas com essa nova previsão, Miguel consegue avisar a todos em Buenos Aires durante o programa e sua credibilidade é restaurada quando a previsão se confirma e também ao ajudar as pessoas na rua. “Ya llegó Miguel, Miguel ya llegó. Miguel lo sabe, Miguel la pega. Si él te dice, llevá campera. Si Miguel dice: ‘Se viene el água no seas tan terco, llevá paráguas'”.

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.