Clima do Amor

Quase junto com o filme Granizo, a Netflix lançou em sua plataforma a série sul coreana Clima do Amor (“Forecasting Love and Weather”) em março/2022. O que as duas produções têm em comum? As duas comédias tem a Meteorologia como pano de fundo e motor das tramas – veja mais Séries e filmes com Meteorologia no link. Conheça mais um pouco deste “K-drama” nesse post.

A produção é originária da Coreia do Sul e estreou na rede de TV JTB (JTBC) no dia 12 de fevereiro de 2022, sendo que seus 16 episódios estreiam sempre aos finais de semana no catálogo da Netflix a partir de 19 de março do mesmo ano. Para se preparar, a JTBC pesquisou detalhes para o drama consultando e buscando conselhos de porta-vozes, meteorologistas e “homens do tempo” da vida real por seis meses.

O secretário Noh Sung Woon, que trabalhou no escritório do porta-voz na Administração Meteorológica da Coreia nos últimos 27 anos, elaborou o processo. “Eu me certifiquei meticulosamente de que a tela ou os documentos que os meteorologistas estavam olhando correspondiam ao cenário e cuidei do tipo de documento que eles estavam analisando, dependendo do clima.” Acrescentou que eles até passaram por 20 a 30 anos de documentos para encontrar os que eram mais parecidos com os apresentados na trama.

Resumo

A série é um drama alegre e romântico de pessoas da Administração Meteorológica da Coreia que se decepcionam, caem e se levantam todos os dias. Como diria o resumo da Netflix, “em um centro de meteorologia nacional, o amor é tão difícil de prever quanto a chuva ou dias de sol para uma meteorologista dedicada e seu colega de espírito livre”.

Personagens do escritório central de Seul (a partir da esquerda): Uhm Dong Wan, Kim Soo Jin, Shin Seok ho, Lee Shi Woo, Jin Ha Kyung, chefe, Oh Myung Joo, Han Ki Joon, Chae Yoo Jin. Créditos: JTBC
Personagens do escritório central de Seul (a partir da esquerda): Uhm Dong Wan, Kim Soo Jin, Shin Seok ho, Lee Shi Woo, Jin Ha Kyung, chefe, Oh Myung Joo, Han Ki Joon, Chae Yoo Jin. Créditos: JTBC

A meteorologista Jin Ha-Kyung rompe um relacionamento de 10 anos com Han Gijun, o porta-voz do mesmo instituto em que trabalha, após descobrir que estava sendo traída. A mulher com quem Han traiu Jin é Chae Yoo-jin, uma repórter iniciante na empresa e namorada de Lee Shi woo, com o qual termina o relacionamento para se casar com Han. Shi woo é um observador meteorologista que rapidamente ascende ao quadro de meteorologistas do escritório central de Seul, e onde começa um relacionamento com Jin.

Como tramas secundárias, estão: a mãe e irmã de Jin, com um relacionamento turbulento por causa da dedicação extrema e metódica que Jin leva com seu trabalho; os problemas de Shi woo com o pai, um jogador que só se interessa por obter dinheiro fácil; o veterano que se dedicou tanto ao trabalho que viveu distante de esposa e filha por 14 anos; dentre outros.

Resenha

Observando-se bem resumidamente a série, sua base é a mesma de quase todas as novelas: o amor impossível (nesse caso, por trabalharem no mesmo lugar e pelas feridas de relacionamentos passados). A representação mais conhecida é a de “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, mas isso remonta à antiguidade. A estrutura dramática usada pelo autor inglês ainda contém efeitos de genéricos, como a comutação entre comédia e tragédia para aumentar a tensão, o foco em personagens mais secundários e a utilização de sub-enredos para embelezar a história. Os relacionamentos ocorrem em um ambiente de trabalho que apresenta desafios e promove tensão – algo comum em seriados policiais e médicos, como Grey’s Anatomy.

Sala de trabalho da Administração Meteorológica da Coreia dentro da série Clima do Amor. Créditos: JTBC
Sala de trabalho da Administração Meteorológica da Coreia dentro da série Clima do Amor. Créditos: JTBC

Para quem conhece (ou não) a música “No clima do amor” do grupo de pagode Karametade, já deve imaginar que, em português, a palavra clima traz a ambiguidade da definição científica (características médias da atmosfera) com a popular (descrição do ambiente emocional). A série está cheia dessas analogias. Até mesmo o título de cada episódio é um fenômeno meteorológico, que serve de metáfora do tema emocional trabalhado pelos personagens nesse momento. Veja um pouco mais de cada episódio a seguir (cuidado com spoilers!)

1. Sinal – os sinais que a vida nos traz podem indicar vários fatos que estão ocorrendo. No caso desse episódio, a traição de Han. Mas também os sinais que a natureza traz indicam algum fenômeno atmosférico que está por vir, como uma tempestade de granizo. Shi woo tem uma forte intuição dessa tempestade que se aproxima, baseada não só em seu conhecimento científico mas também em observações e detecção de padrões que seu cérebro fez usando toda informação que já coletou em vida. Posteriormente, a equipe observa diagramas termodinâmicos de sondagens feitas horas antes da tempestade e descobre uma assinatura evidente mas que ninguém tinha se atentado. Esse era um sinal que passou desapercebido por todos mas que levou a grandes prejuízos por não ter sido previsto. Isso leva a um ataque cardíaco do diretor da equipe, que se aposenta, e a entrada de Jin para a diretoria do grupo 2.

Ampliação de diagrama termodinâmico com assinatura/sinal de ocorrência de granizo (S01E01)
Ampliação de diagrama termodinâmico com assinatura/sinal de ocorrência de granizo (S01E01)

Outro ponto é a probabilidade calculada de ocorrência de granizo, que deve ser considerada mesmo com 1% de chance. Estava em “algo entre 4,8 e 4,9%”, mas Jin afirma que só acima de 5% que vai considerar. Resultado: alerta não emitido, granizo ocorre e muito prejuízo.

2. Sensação térmica – apesar de existirem índices que calculam objetivamente a sensação térmica, não seixa de ser um conceito subjetivo. Ou seja, uma pessoa pode estar com frio no mesmo ambiente em que outra está com calor. Isso serve como analogia aos sentimentos de Jin e Shi woo, que parecem não estar em sintonia. Mas também está ocorrendo uma onda de frio, à qual investigam a causa para poderem estimar quanto tempo isso deve durar. Observando imagens de satélite, notam uma clara mancha de ar seco, mas que deveria aquecer ao longo do dia e isso não acontece. Somente ao observarem a temperatura do oceano e descobrirem que existem pedaços de gelo na região é que descobrem como a massa de ar frio está continuamente se alimentando e se mantendo.

3. Virada de estação – a mudança de estação geralmente é um período onde é mais difícil decidir o que vestir ao sair, e também quando é mais difícil de acertar as previsões de tempo. Na série, a virada refere-se às mudanças no relacionamento entre Shi woo e Jin. Também é levantada a questão de se eliminar o aviso para ventos fortes no oceano ou não, o que permitira o retorno das atividades pesqueiras, ou não. Os ventos fortes e altas ondas na costa oeste diminuíram e estão em um nível aceitável, mas devem considerar o fluxo da corrente marítima e variações regionais, então optam por estender o alerta.

4. Visibilidade – geralmente, as pessoas não exergam o relacionamento exatamente da mesma forma. Essa subjetividade pode ser minimizada em observações meteorológicas de visibilidade ao utilizar marcações com distâncias conhecidas para se estimar até onde se enxerga com clareza. No episódio, a formação de um nevoeiro denso em certas regiões do país é estimada, mas justamente devido À dificuldade de previsão do fenômeno e necessidade de alertas extremamente regionalizados, não são emitidos alertas. Assim, um acidente rodoviário de grandes proporções acaba acontecendo.

5. Tempestade localizada – a instabilidade atmosférica, promovida pelo encontro de duas massas de ar com características diferentes, pode promover tempestades. Assim como na vida quando duas pessoas de gênios muito diferentes se encontram. No período da noite, muita umidade e calor, somados ao fluxo de ar frio do norte em altitude (observável no diagrama termodinâmico), promoveram uma forte tempestade que alagou toda uma região. O grupo discute entra fazer uma análise climatólógica de eventos assim, tentando observar um padrão de previsão, ou continuar observando dados em tempo real para dar o alerta “em cima do lance”. Sobre observar imagens de radar e prever onde vai começar a chover, a atmosfera é comparada a uma panela de água fervendo e ter que adivinhar onde vai surgir a próxima bolha.

6. Fenômeno da ilha de calor – uma onda de calor atinge Seul, intensificada pela urbanização gerando a ilha de calor. Devido ao anticiclone, a atmosfera vai permanecer estável e com o calor presente durante todo o período de plantão. Assim, Jin é incentivada pela equipe a visitar sua mãe, que está hospitalizada. Shi woo se comove ao ver a união da família de Jin e tenta se reaproximar do pai, mas percebe que ele só se interessa pelo dinheiro, descobrindo que tentou extorquir Jin.

7. Alerta de ozônio – o verão chegou e o índice de ultravioleta está alto na maior parte das áreas do país. O cavado do nível superior está lentamente seguindo para o mar do leste e pode resultar em uma lentidão do fluxo do anticiclone sobre a Coreia, e assim o nível de radiação vai continuar subindo. Assim como a concentração de ozônio, o que exige ligar o alerta próximo ao meio-dia (acima de 0,3 ppm/h), e isso proíbe trânsito de caminhões e atividades esportivas. Quando o ozônio está na camada da estratosfera, é uma distância ideal, mas não quando está próximo das pessoas na estratosfera. Daí vem a analogia de que um relacionamento tem uma distância ideal entre duas pessoas.

8. Índice de desconforto – um dia ruim não é definido apenas por eventos meteorológicos negativos, mas o tempo quente e a alta umidade também geram desconforto e irritabilidade. Esse é o caso do dia do episódio, em que uma frente estacionária demora para chegar devido ao posicionamento de um anticiclone na China, o que traria chuva e um alívio às altas temperaturas. Eventos desagradáveis, como fatos do passado não revelados, a bebedeira de Han, ar condicionado quebrado e um acidente de carro, deixam o clima pesado entre os personagens.

9. Changma seco (Época de chuvas) – Jin começa a ter pensamentos de se casar novamente e começar uma nova época. Mas assim como a época de chuvas e as mudanças climáticas alterando seu início, as mudanças de clima nos sentimentos de Jin e Shi woo devem ser levados em consideração. A dupla sai para acampar sem saber que Han está de olho neles. A frente estacionária do último episódio finalmente começa a avançar e gerar garoa em alguns pontos, mas apesar do modelo numérico dizer que a frente estava indo para o norte, não ocorre formação de chuva pois um anticiclone sobre o mar de Okhotsk se desenvolve de forma anormal e o ar frio não se move, atrasando o avanço da frente. A explicação do atraso da estação chuvosa gera um embate de ideias entre Shi woo e Han, mudando o clima entre os dois para melhor. A conclusão é que o erro foi em prever que a frente estacionária iria para o norte, com base nos ventos e pressão no centro norte da China, e isso moveu a frente um pouco mais para o sul. No entanto, a massar de ar do mar de Okhotsk se desenvolve de forma anormal e não se expande, e como tem vapor d’água vindo de sudoeste, o anticiclone do Pacífico não vai ter problemas em expandir e haverá chuva em questão de dois dias. Mas toda previsão fica mais complicada em um cenário de mudanças climáticas.

10. Noite tropical – o sono é muito influenciado pela temperatura: se a temperatura subir, nossos sistema nervoso central é estimulado e não podemos cair em um sono profundo. Assim, em noites quentes com alta umidade, as pessoas não dormem bem, e enquanto estão acordadas, são inundadas por pensamentos que trazem inquietação e menos sono de qualidade. O tema “casamento”, levado pela visita da mãe de Jin, é um problema entre Shi woo (que não quer esse tipo de envolvimento) e Jin (que não imagina um namoro bem sucedido que não termine em casamento), o que leva para uma reflexão sobre o tema em todos os personagens. Uma alta temperatura errada (6°C acima do redor) aparece em uma cidade e o controle de qualidade por uma funcionária da equipe 2 deixa passar por conta dessa questão do sono. Han recebe a notícia de separação temporária da esposa e Jin anuncia sua escolha por Shi woo para ficar dois meses em outro local durante a temporada de tufões.

11. 1°C – segundo os relatórios do IPCC, a temperatura média da Terra subiu 1,1°C desde o início da era industrial (século XIX). Se a temperatura do corpo sobe em 1°C, o nível de imunidade do corpo chega a ficar 30% mais fraco (segundo o seriado, desconheço a fonte). Isso significa que ficamos muito vulnerável a fatores externos, e o episódio foca nas tramas secundárias: o início do relacionamento entre a irmão de Jin e Shin Seok ho, Oh Myung Joo decide aproveitar um jantar só com as colegas de trabalho em vez de cuidar da casa e dos filhos, Shi woo janta com a mãe de Jin, Chae Yoo Jin sai de casa para dar um tempo no casamento com Han Ki Joon e viaja para Jeju. Após ir para o centro de previsão e monitoramento de tufões na ilha de Jeju, Shi woo sofre um acidente e vai parar no hospital.

12. Zona de variação – um tufão de ar quente e úmido muda na medida em que atravessa uma região continental, com ar mais frio e seco (fenômeno chamado na série de “variação da área”). O pai de Shi woo está furioso porque seu filho está hospitalizado e repreende a equipe 2 (buscando uma reparação financeira), revelando o relacionamento íntimo do filho com Jin. O tufão começa a atingir a terra, representando metaforicamente o aumento das tensões entre os personagens. O monitoramento do tufão, tanto da estação na ilha quanto em terra, é constante. Shi-woo sai na chuva para lançar uma radissonda com um colega para obter um perfil vertical do comportamento dos ventos na região. Como envolve lidar com hidrogênio, há uma explosão. Yu jin estava perto, já que o irmão pequeno dela queria acompanhar o lançamento do balão de sondagem, e o leva para o hospital. O pai de Shi woo toma um avião, junto com Jin e Han, e vai visitar o filho, mas com foco na indenização; eles discutem e o meteorologista decide terminar a relação com Jin por não conseguir resolver a situação com o pai.

13. Scenario 1, 2, 3 – outro tufão está chegando, e a estação meteorológica, juntamente com o centro de tufões, o analisa. Shi woo sai com Jin em um barco para fazer algumas medições críticas. É uma aventura perigosa, mas eles conseguem obter dados em tempo real para a estação meteorológica. Jin quer relatar o cenário um e assume a responsabilidade se houver a probabilidade de o tufão se desviar. Ambos concordam com a separação. Um Dong-han pergunta a Shi woo em voz alta no refeitório se ele está em um relacionamento com Ha-kyung. Ele volta ao apartamento de Jin apressadamente e conta a ela o que aconteceu. A mãe aparece, e ela sabia sobre o relacionamento deles o tempo todo também, que mostra uma foto dos dois se beijando. A ironia é que tudo é revelado agora que eles estão separados.

14. Migratory Anticyclone – Ki-jun fala com Shi woo sobre as fofocas de todos no trabalho sobre seu relacionamento com Jin, mas de uma forma compassiva; esse personagem está se desenvolvendo positivamente à medida que nos aproximamos do final da temporada. A estação meteorológica analisa o anticiclone migratório e precisa avisar os agricultores. Após a reunião, Shi woo pede a seus colegas que apoiem o relacionamento dele e de Ha-kyung (ele acredita que assim as fofocas devem parar). Yu-jin recebe uma atribuição de prestígio devido à licença-maternidade de outro jornalista; ela conta a Ki-jun, mas depois diz que não pode comemorar e beber porque está grávida de 12 semanas.

15. Ensemble – o termo “ensemble” (conjunto) é muito utilizado em meteorologia quando mais de uma saída de modelo numérico de previsão de tempo são combinados para gerar um melhor resultado. Um Dong-han encontra uma estranha anomalia com uma corrente de jato e a equipe precisa analisar dados em tempo real para decidir qual modelo de conjunto será a previsão adotada. Shi woo diz ao diretor-chefe que eles podem precisar reverter a previsão atual, o que causa um rebuliço na sala. Jin concorda com Shi woo apesar dos riscos associados a isso. A estação meteorológica relata um longo período de tempo frio. Shi woo conta à mãe de Jin sobre sua vida, incluindo sua história familiar. Enquanto isso, Jin está no hospital procurando um formulário para uma biópsia para o pai de Si-woo, que insiste para que ela não diga nada ao filho. Yu-jin e Ki-jun vão ao hospital para uma consulta sobre um aborto – apesar de Ki-jun desejar o filho. Dados de tempo real chegam e comprovam a decisão de Jin en anular a previsão como acertada.

16. Tomorrow’s Answers – a polícia tem um mandado de prisão contra o pai de Shi woo por chantagem e ferimentos auto-infligidos. Shi woo explica à polícia que seu pai fez uma biópsia e tem câncer em estágio avançado antes de sair. Ki-jun e Yu-jin falam sobre a possibilidade de criar um bebê – as dificuldades de criar um filho e as finanças. No entanto, Ki-jun está confiante de que eles podem enfrentar o desafio. Um Dong-han fala com sua esposa e pede desculpas a ela porque o trabalho o impediu de comparecer ao aniversário de sua filha, reconciliando-se com sua esposa. No escritório de meteorologia, eles precisam prever quando a “primeira neve” vai cair avaliando os critérios. Shi woo e Ha-kyung discordam fortemente um do outro sobre os dados, mas ela toma a decisão de relatar a previsão de neve. Percebendo que a vida é curta e que eles têm muito a perder, os dois se reconciliam do lado de fora do Observatório de Seul, quando começa a nevar.

Um resumo de cada episódio (focado na história, e não na meteorologia) pode ser visto no Ready Steady Cut – Forecasting love and weater.

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.