Cerâmica Plástica – Polymer Clay

A cerâmica plástica (ou Polymer Clay, como é conhecida internacionalmente) é um tipo específico de massa de modelar constituída fundamentalmente do polímero policloreto de vinila (PVC), óleos plastificantes, pigmentos e aditivos auxiliares. O PVC é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo, sendo categorizado em rígido ou flexível.

Pingentes de flores em cerâmica plástica. Foto: Bijoux Beautiful Girls
Pingentes de flores em cerâmica plástica. Foto: Bijoux Beautiful Girls

O que é?

A baquelite, um plástico antigo, era popular entre os designers e era uma forma inicial de argila de polímero, mas a base de fenol da baquelite não curada era inflamável e acabou sendo descontinuada. Uma dessas formulações alternativas foi levada ao conhecimento da fabricante de bonecas alemã Käthe Kruse em 1939, mas não chegou a ser usada industrialmente. Kruse deu um pouco para sua filha Sophie, conhecida na família como “Fifi”, que a utilizou com sucesso como modelagem de argila. A formulação foi posteriormente vendida para Eberhard Faber e comercializada sob o nome “FIMO” (“FIfi’s MOdeling compound”).

As argilas poliméricas contêm uma base de resina de PVC e um plastificante líquido, tornando-o um plastissol e sendo classificado com um plastigel e um material tixotrópico. Isso tudo significa que, quando uma força suficiente é aplicada, o material cede, fluindo como um líquido viscoso até que essa força seja removida e, em seguida, volta a ser um sólido. Os plastigéis mantêm sua forma mesmo quando o calor é aplicado, e é por isso que a argila do polímero não derrete ou cai quando curada no forno. Vários agentes gelificantes são adicionados para obter essa propriedade, como bentonita aminada, sabões metálicos ou sílica.

Como funciona?

Uma tradução literal para “Polymer Clay” seria “argila de polímeros” (alguns até a chamam de argila sintética), ou seja, uma substância mole o suficiente para moldar mas firme o suficiente para se manter no formato desejado. Ele normalmente não contém minerais de argila (como o barro), e sim um líquido que é adicionado às partículas secas até atingir propriedades de trabalho semelhantes a gel e, da mesma forma, a peça é colocada no forno para endurecer.

A argila do polímero geralmente precisa ser condicionada antes do uso. Isso envolve amassar a argila manualmente, passando com rolinho (manual ou máquina) para romper qualquer aderência de partículas de resina. Uma vez condicionada, a argila permanecerá flexível até que as partículas voltem a aderir. Isso geralmente é feito sobre uma área lisa de trabalho, como um azulejo grande, até que a massa fique macia, elástica e sem rachaduras.

A cura acontece a uma temperatura por volta de 130°C durante 15 a 30 minutos, conforme o tamanho da peça. Esta temperatura é significativamente menor que a das argilas minerais e pode ser alcançada usando um forno doméstico. Também tem a vantagem de não precisar umedecer constantemente para moldar, com tempo bem menor de secagem.

Outra massa de modelar empregada amplamente em peças feitas à mão é a massa de porcelana fina, também conhecida como “biscuit“. Ela é feita de amido de milho, cola especial para “biscuit” ou porcelana fria, uma substância ácida e vaselina. Geralmente é vendida em cores, mas aceita tingimento, e os projetos são feitos com peças juntadas com auxílio de palito interno e cola. As peças secam em temperatura ambiente, reduzindo um pouco de tamanho devido à evaporação de água. Ela tem uma textura mais macia que a cerâmica plástica e é permeável, enquanto que o “Polymer Clay” é impermeável quando seca.

A cerâmica plástica (argila de polímero), depois de assada e resfriada, pode ser furada, lixada, polida e envernizada. Não sofre contração, tornando-se praticamente inquebrável além de totalmente resistente à água. É usada para fazer uma variedade de artesanato e bijuterias. Para ter uma ideia de como é o processo da confecção de uma peça, veja esse making of com fotos passo a passo de como fazer um monolito com suporte.

Pingentes em cerâmica plástica. Foto: Bijoux Beautiful Girls
Pingentes em cerâmica plástica. Foto: Bijoux Beautiful Girls

A Bijoux Beautiful Girls trabalha na venda de bijuterias de peças selecionadas (pronta entrega) e peças em cerâmica plástica (bijus, chaveiros, ímãs de geladeira, etc) sob encomenda, personalizando os pedidos e buscando peças de acordo com o gosto do cliente. Veja mais peças e as últimas novidades no instagram e no facebook:

Fontes

Espalhe a mensagem

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.