Selos e Filatelia

Com a Revolução Industrial, o serviço dos correios começou a se desenvolver fortemente na Europa. Nessa época, quem pagava era quem recebia a carta, então se a correspondência não fosse do interesse do destinatário, ele não pagava pela prestação do serviço postal. Em 1837, um funcionário do correio inglês, Sir Rowland Hill, teve a ideia de obrigar o remetente a pagar a taxa de envio da carta. Como recibo do pagamento, era fornecido um selo para ser colado na carta e inutilizado com um carimbo indicando o lugar da expedição. O governo aprova a ideia e a Inglaterra reforma, nesse mesmo ano, o seu serviço postal, que introduz o selo adesivo. O primeiro selo foi emitido em 1º de Maio de 1840: todo preto, com o valor de 1 penny e a efígie da rainha Vitoria, mas sem o nome do país (até hoje os selos da Inglaterra não colocam o nome do país). Clique nas imagens para ver melhor os selos!

Penny black, Olho de boi e exemplares curiosos da minha coleção de selos: bloco postal com holograma (o de Fernando de Noronha), com relevo e brilho (os com tema da China), com cheiro de queimado (sobre a prevenção a aincêndios florestais), sobre personalidades (Rock in Rio), uma série do Vietnã sobre xadrez e outra do Togo sobre Júlio Verne.

Selos (da esquerda para a direita) Penny black, Olho de boi e exemplares curiosos da minha coleção: bloco postal com holograma (o de Fernando de Noronha), com relevo e brilho (os com tema da China), com cheiro de queimado (sobre a prevenção a incêndios florestais), sobre personalidades (Rock in Rio), uma série do Vietnã sobre xadrez e outra do Togo sobre Júlio Verne.

O Brasil foi o primeiro país do continente americano e o segundo no mundo a instituir a emissão de selos postais. O primeiro selo do brasil ficou conhecido como “Olho de Boi“e foi emitido no dia 1° de agosto de 1843. Estabeleceu-se o valor dos selos, 30 e 60 réis para qualquer carta dentro do país e 90 réis para as cartas destinadas ao exterior.

A História do Correio brasileiro teve início com a nomeação de Bartolomeu Fragoso Cabral para Assistente de correio-mor na Bahia em 6 de junho de 1663, seguida no mesmo ano da nomeação de João Cavalheiro Cardoso para o mesmo posto na Capitania de Rio de Janeiro. Teve um grande impulso com a chegada da família real portuguesa em 1808 e posteriormente foi crescendo gradativamente.

Colecionando selos

A Filatelia que é o estudo de todo o documento destinado a cobrar a taxa de prestação de serviço pelo envio e entrega de mensagens, assim como o estudo de marcas postais destinadas a inutilizar esses documentos, evitando a sua nova utilização. O Filatelista que é aquele que junta, pesquisa, identifica e classifica, segundo determinada óptica, todo e qualquer documento que serviu ou serve para a utilização de um serviço postal (seu dia é comemorado em 5 de março).

Selos do tema "comunismo" em um álbum próprio para acondicionar os selos (fiquei com dó de colar e deixo eles somente apoiados na cola; as páginas são de cartolina para evitar dobras e amassar os selos).

Selos do tema “comunismo” em um álbum próprio para acondicionar os selos (fiquei com dó de colar e deixo eles somente apoiados na cola; as páginas são de cartolina para evitar dobras e amassar os selos).

Para começar uma coleção de selos, é importante escolher um ou mais temas, relativamente específicos. Por exemplo, eu gosto de temas como ficção científica, meteorologia, aviação e astronomia, mas também tenho selos de outros temas e países, subclassificados por temas ou em ordem cronológica. Para identificar de qual país é o selo, veja essa lista. Uma boa forma de encontrar selos e outros filatelistas em feiras de antiguidades ou específicas e exposições. Evite ao máximo manusear o selo com as mãos, utilize uma pinça para evitar o contato de gordura, água e sais dos dedos. Guarde os selos em álbum próprio, em lugar seco e limpo.

Foto Selos sobre aviação de diferentes países (ilustram diferentes modelos de aviões e balões). Agradecimento especial ao Snell(www.sitecanal8.com) pela maioria dos selos.

Selos sobre aviação de diferentes países (ilustram diferentes modelos de aviões e balões). Agradecimento especial ao Snell pela maioria dos selos.

Solicite a parentes e amigos que separem os selos das correspondências pessoais e comerciais deles. Devem ser recortados em volta do selo, ou se possível, guardar o envelope inteiro (nunca se deve arrancá-los). Caso queira retirar somente o selo, aqui vai uma dica: coloque os selos num recipiente com água à temperatura ambiente, mantendo-os submersos até à descolagem completa do papel; uma vez limpos, deve-se colocá-los com a face voltada para baixo num papel mata-borrão branco até secar.

Selos sobre astronáutica (Guiné Equatorial, Congo, Polônia, EUA e Malásia).

Selos sobre astronáutica (Guiné Equatorial, Congo, Polônia, EUA e Malásia).

A Filatelia não se restringe aos selos, mas abrange outros elementos postais como o envelope e o carimbo. O carimbo é a marca usada usada pelos correios para assinalar na correspondência uma operação postal, inutilizando seu uso postal novamente. Os carimbos podem ser especiais (emitidos na data de lançamento de um selos, por exemplo), comemorativos, de censura, etc. Uma composição de elementos filatélicos muito interessante é o máximo postal, que é uma peça filatélica constituída por um bilhete postal ilustrado com um motivo relacionado com o desenho do selo e a marca postal que o inutiliza. Veja alguns exemplos a seguir:

Folha de selos comemorativa da S.E. Palmeiras e exemplos de máximos postais, que se caracterizam pela união de um cartão-postal, um selo postal e um carimbo filatélico, todos os elementos com a mesma temática.

Folha de selos comemorativa da S.E. Palmeiras e exemplos de máximos postais, que se caracterizam pela união de um cartão-postal, um selo postal e um carimbo filatélico, todos os elementos com a mesma temática.

Dicas de visitação

Museu de Meteorologia (Parque Cientec-USP) – exposição de selos com o tema Meteorologia.

Igreja e Convento de São Francisco (Salvador) – coleções de selos de vários temas (inclusive aviação) e moedas e cédulas do Brasil e de vários países.

Feira da República (São Paulo) – tradicional feira de antiguidades e artesanatos paulistana, ocorre todos os domingos (das 8h às 18h) e tem muita variedade de compra de selos e outros materiais filatélicos (inclusive, a feira começou como uma pequena feira de selos).

Blog dos Correios – história, dicas, novidades, produtos e a revista especializada.

Selos ilustrando as primeiras moedas do Brasil (florins acima e reais/réis abaixo). Veja mais no artigo sobre Numismática.

Selos ilustrando as primeiras moedas do Brasil (florins acima e reais/réis abaixo). Veja mais no artigo sobre Numismática.

Compartilhe o link desse texto, mas se for copiar algum trecho, cite a fonte. Valorize nosso trabalho.
Mais informações na licença de uso do site.

Um Pingback/Trackback

  • Marcos Vinicius

    Fala xará!

    Muito bom o post! Uma curiosidade que eu não sabia era que o Brasil foi o segundo país a introduzir o selo postal!! Legal o histórico!

    Uma pergunta: você se reune em algum lugar para ver selos?

    []’s

    • viniroger

      Atualmente to bem devagar no mundo da Filatelia só por falta de tempo. Quando eu era menor eu estava mais ativo, daí eu ia pras feirinhas de antiguidade e exposições, mas nunca encontrava ninguém da minha idade rsrs

  • Pingback: Filatelia e Meteorologia | Meteorópole()

  • angelica

    vc compra selos tenho varios em bom estado.

    • Vinicius Roggério da Rocha

      Oi Angelica, infelizmente não estou fazendo novas aquisições, estou com pouco tempo para cuidar melhor da minha coleção.