Turismo meteorológico

Certos empreendimentos turísticos escolhem a dedo a região para se instalar, após muita pesquisa climatológica, para garantir o melhor clima, e mantêm o olho vivo nas previsões de tempo. Quando faz frio, muitas pessoas gostam de viajar para as montanhas; quando faz calor, preferem praia. E para onde alguém que gosta de Meteorologia e vivenciar a atmosfera gostaria de viajar?

chamonix aguille
Aguille du Midi, Chamonix. Foto: Mary Help.

De modo geral, a relação entre clima e turismo pode ser expressa na dependência de condições climáticas adequadas para que algumas atividades turísticas possam ser realizadas com sucesso, especialmente aquelas realizadas em espaços abertos (Silva, 2014). Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT, 2009) já afirmavam que 60% dos deslocamentos mundiais ocorriam devido a uma motivação climática.

Desse modo, é comum as viagens para as serras gaúcha e catarinense no inverno à espera da neve. Ou mesmo à serra da Mantiqueira (Serra Negra, Monte Verde, Campos do Jordão) para curtir um clima frio mas bem agasalhado e comidas quentes. No calor, são viagens sazonais a regiões de praias e represas para se refrescar.

Existem os que preferem viajar a lugares muito diferentes de sua cultura original, para experimentar novos pensamentos, sabores e costumes. Realmente, o mundo é muito grade e diverso para se contentar em ficar vivendo só em sua bolha. Abrir a mente para novas experiências tem diversos benefícios, como aumentar o conhecimento de mundo, empatia, e criatividade.

Talvez aos que gostem de Meteorologia, seja interessante conhecer climas extremos. Por exemplo, o clima quente e seco de Teresina e outras cidades do sertão nordestino (Ceará é o estado mais seco do Brasil). Ou o clima quente e úmido de Manaus e Rio Branco.

Ao redor do mundo, existem alguns recordes meteorológicos ainda mais extremos – alguns deles bem pouco visitados por seres humanos:

  • Lugar mais quente do Mundo – Deserto de Lute, Irã (70.7°C)

  • Cidade mais fria do mundo – Yakutsk, Rússia (-71°C)

  • Capital mundial dos relâmpagos – Lago Maracaibo, Venezuela (em média 297 tempestades elétricas por ano)

Existem lugares com formações típicas de nuvens que atraem turistas, como:

Ainda existem os caçadores de tornados, famosos no meio-oeste dos Estados Unidos. Mas conforme vierem mais sugestões, sigo complementando esse post.

Fontes

  • Silva, Raquel R. S., Biondi, Daniela. Turismo e condições meteorológicas: o papel do clima sobre a demanda de visitação em um atrativo turístico de Curitiba, Brasil. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v.10, n.18; p. 3976, 2014.
  • OMT, UNWTO. World Tourism Barometer, Madrid: OMT, 2009.
Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.