Smartphone em miniatura

Em tempos de celulares de tela grande com uma função mais de computador portátil do que como telefone, encontrar um modelo moderno e robusto que ainda caiba no seu bolso pode ser uma tarefa difícil. Felizmente, algumas iniciativas de pequenas empresas trazem inovações que podem ser do agrado de muita gente que busca algo que não aparece fácil no mercado.

Linha de produção do celular Atom na Unihertz. Fonte: Divulgação do fabricante.

A Unihertz (Shanghai Unihertz E-Commerce Co., Ltd.) é formada de uma equipe de designers e engenheiros com mais de uma década de experiência em design de dispositivos móveis. Sua missão é projetar e criar produtos móveis únicos, inovadores e confiáveis para explorações modernas.

O celular foi lançado no Kickstarter, o maior site de financiamento coletivo do mundo e que busca apoiar projetos inovadores. Em troca do investimento, as pessoas que auxiliarem financeiramente o projeto recebem recompensas de acordo com o valor fornecido – geralmente, a gratificação é uma cópia do produto anunciado. Se o projeto atingir a meta proposta, o dinheiro será repassado ao desenvolvedor; caso contrário, é devolvido ao financiador.

Ao realizar o pagamento a um projeto, você recebe um número de apoiador (backer), e quando o produto for enviado, os responsáveis pelo projeto mandam um código de rastreio. Para produtos chineses, é comum haver cobrança de frete (quando é grátis para os EUA, Europa e leste asiático) para envio pela DHL ou Singapore Post (via aérea) por volta de 20 dólares. Ao chegar no Brasil, desde agosto de 2018, os Correios cobram uma taxa de 15 reais para o despacho no Brasil – mesmo que não tenha sido tributado pela Receita Federal. Os destinatários que estiverem aguardando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento de objetos no site dos Correios e fazer o pagamento do despacho postal por boleto ou cartão de crédito para liberarem a entrega da encomenda. O prazo para entrega passa a contar a partir da data de confirmação do pagamento. Um site que permite o rastreio completo é o 17track.

Em 2017, a Unihertz lançou no Kickstarter o Jelly, um celular de tamanho reduzido com recursos completos do Android 7.0 Nougat e também o primeiro de seu tipo a suportar a rede 4G. Foi desenhado para ser barato e portátil, com duas opções: Jelly (1GB RAM e 8GB ROM) e Jelly Pro (2GB RAM e 16GB ROM). Ele é uma evolução do modelo anterior, o Micro-X, que tinha somente 3G, Android 4.4, Dual Core (em vez de Quad Core) e 512MB+4GB de armazenamento (metade do Jelly), além de câmera e baterias mais fracas.

Unihertz Atom

O modelo Atom, lançado em 2018, possui tela de apenas 2,45 polegadas (240 x 432 pixels) – um pouco menor que 10 cm de altura x 5 cm de largura x 2 cm de grossura.

Celular Unihertz Atom. Fotos: ViniRoger

O celular possui certificações de equipamentos eletrônicos CE/FCC/JATE (Comunidade Europeia, Estados Unidos e Japão, respectivamente). Também foi submetido a rigorosos testes IP68 para proteção contra vibração, choque, temperaturas extremas, poeira e água. O grau de proteção IP (Ingress Protection) é uma escala padrão que faz referência a norma internacional IEC 60529 (da Comissão Eletrônica Internacional) que, de modo resumido, é responsável pela medição da resistência à água e poeira de um aparelho, como um smartphone.

O primeiro indica a resistência do celular à poeira e vai de 1 a 6. O segundo número está relacionado à resistência do aparelho à água e pode ir de 1 a 8. Nesse caso, IP68 indica que tem “total proteção contra poeira” e “proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão”.

Note a preocupação em tornar o celular robusto. Nos exemplos de uso do site, o celular aparece em ambientes de trilhas e exercícios. Alguns aplicativos úteis nesses ambientes também já vem instalados da fábrica. Também vendem acessórios que encaixam perfeitamente no celular para prendê-lo ao corpo, como clip, “armband” (prender ao braço) e prendedor de bicicleta.

Veja algumas outras de suas principais características:

  • Dual chip nano (talvez precise cortar seu chip SIM normal ou micro, ou comprar um novo)
  • Processador octa-core
  • Android 8.1 Oreo (atualizável para 9.0 desde agosto/2019)
  • Rede 4G Universal (também suporta redes 3G/GSM)
  • Câmera frontal e traseira (com flash, que pode servir de lanterna)
  • 64GB de armazenamento
  • Leitor de digitais (muito usado para desbloqueio de tela; também é possível configurar um leitor facial para desbloqueios)
  • NFC (Near-Field Communication, tecnologia para permitir pagamentos usando aproximação do celular)
  • USB tipo C (não precia se preocupar com a orientação do cabo quando for conectar)
  • USB OTG (On The Go, permite conectar celular diretamente a dispositivos, como pendrives, teclados e joysticks)
  • Entrada para fones de ouvido de 3,5 mm
  • Bateria com 2000 mAh (como a tela é pequena, pode durar vários dias)
  • Tela com Gorilla Glass da Corning Inc. (vidro feito de um material chamado álcali-aluminossilicato que foi projetado para ser fino, leve e especialmente resistente a danos e riscos)

Do lado esquerdo da câmera frontal e abaixo de onde sai o som de ligação telefônica, existe um LED vermelho que vem configurado para piscar em notificações e se manter aceso durante o carregamento. Abaixo da tela, estão os botões de retornar (esquerda), menu (direita) e identificador de digital (centro), que também serve para voltar à home, além do receptor de som do usuário. O alto falante fica na parte traseira inferior; na parte superior está a câmera traseira e o flash. Acima está a entrada para fone de ouvido e embaixo, um buraco para receber uma corda para prender o celular.

Para obter uma imagem da tela (print screen/screenshot), segure os botão de liga/desliga e de reduzir volume ao mesmo tempo. Por padrão, as imagens são salvas em “Pictures -> Screenshots”. Para transferir arquivos com um computador, conecte o cabo USB, selecione a janela com a notificação no celular e selecione a opção “transfer files”. Se for um pendrive, vá em “Configurações -> Storage -> Portable Storage”; depois, siga esse caminho novamente para desmontar o dispositivo.

Caixa do celular Atom, com manual e pino para abrir gaveta de cartões SIM. Fonte: Divulgação do fabricante

Em sua caixa, já vem uma película para proteção da tela, de fácil instalação. Também acompanha um carregador padrão dois pinos chatos (precisa de um adaptador para as tomadas no padrão atual brasileiro) e 1,3A (permitindo carregamento bem rápido), além de manual e um pino para abrir uma gaveta com espaço para dois chips de telefonia.

Sobre a orientação dos chips na bandeja, o SIM1 é o mais interno. Com o celular posicionado com a tela voltada para você e o identificado de digital para baixo, o circuito deve ficar virado para a mesma direção da tela (voltado para você), com o chanfro para o lado do celular (parte direita superior).

Do mesmo lado da gaveta para os chips, estão os dois botões de volume; do lado oposto, estão o botão de liga/desliga, um botão vermelho configurável e a entrada USB-C. O botão vermelho do lado direito do telefone é o PTT (push to talk), configurado originalmente para ser usado como um intercomunicador. Pressionando o PTT, abre o aplicativo Zello (emulador de walkie-talkies nas redes de telefonia celular, como se fosse um Nextel ou as mensagens de voz do WhatsApp), e clicando-o novamente, é enviada uma mensagem. Ele pode ser reconfigurado em “Configurações -> Smart Assistant -> Shortcut Button”. Por exemplo, eu reconfigurei para o “Notas do Google Keep”, um serviço que permite a criação e acesso de notas via celular ou via web e pode ser sincronizado com o Google Drive, e que já vem instalado no celular. Também é possível configurar as ações para um toque longo (lanterna, por exemplo) e dois toques rápidos (como fazer um print screen).

Outros aplicativos que já vem instalados de fábrica: calculadora, contatos de telefone, câmera, fotos (de onde pode-se acessar a lixeira e gerenciar álbuns), gerenciador de arquivos (simples e bom), gravador de voz, mensagens de texto SMS, tocador de música, rádio FM (precisa do fone de ouvido, que funciona como uma antena), relógio (com despertadores e cronômetro), SOS (para notificar sua posição a um número de contato e reduzir o gasto de energia do celular esperando um resgate), telefone, Toolbox, Toolkit do SIM, Trackback (marcar caminho percorrido usando Maps e GPS) e até um “Transmissões por celular”, que recebe alertas de emergências. O Toolbox vem com funções muito úteis: medidor de decibéis, compasso, lanterna (que também está disponível com um atalho no menu principal), bolha de nível, “pic hanging” (alinhamento), batimento cardíaco, medidor de ângulo e altura, lupa, alarme (som, tela piscando ou flash piscando), prumo e transferidor. Também tem os aplicativos do Google: Agenda, Duo (aplicativo de videochamadas), Chrome, Drive, Gmail, Maps, Notas do Keep, Play Filmes, Play Música, Play Store e Youtube.

Para garantir que um smartphone funcione no Brasil com conexão até 3G, é importante comprar um modelo quadriband. Já para ter certeza de que você poderá conectar à internet móvel 4G, o aparelho deve ter suporte à banda 7 do espectro, correspondente às frequências de 2,5 GHz (uplink) e 2,6 GHz (downlink). Isso tudo é verificado nesse celular, conforme o manual (link no fim do arquivo).

Desde 2018, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que os celulares “piratas” (ilegal, clonado, adulterado ou roubado) seriam bloqueados no Brasil. Não é o caso do Atom, que cadastro cada celular com um número IMEI próprio. Esse código funciona como se fosse um documento de identidade do aparelho – para obtê-lo, basta digitar o código *#06# ou ver nas “Configurações -> Status do telefone”.

Mais informações do celular podem ser vistas nos seguintes links:

Atualização um novo celular da Unihertz foi anunciado, com teclado QWERT, o Rugged QWERTY Smartphone.