Como fazer funcionar os sites de banco no Linux

Para acessar os serviços de autoatendimento de sites bancários, era necessário instalar o Java Virtual Machine (tanto Linux quanto Windows). Gradualmente, os bancos foram migrando para uma nova solução, o Warsaw.

logos-bancos

O Warsaw é um plugin desenvolvido pela GAS Tecnologia, empresa do grupo Diebold Nixdorf, para “prover confiabilidade em transações eletrônicas”. Atua como um daemon de sistema – ele chega a criar certificados auto assinados e faz o browser confiar neles, para que o JavaScript da página do banco se comunique com o Warsaw por meio de um websocket on SSL.

Entre as instituições que utilizam o Warsaw como solução de segurança bancária estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra, Banese, Sicredi, Banco do Nordeste, Banco de Brasília e Banco da Amazônia. Os módulos são basicamente os mesmos, o que muda é a chave de verificação com o banco.

No Banco do Brasil, o tutorial de instalação disponibiliza um pacote .deb compatível apenas com Ubuntu e derivados, e não com o Debian. Na verdade, o instalador baixado no site do BB é um instalador de outro instalador. Analisando esse método, o arquivo /usr/bin/hda_bb, contém uma referência para baixar o pacote warsaw do endereço acima.

A solução a seguir funcionou para o Firefox, mas não para o Chromium/Google Chrome. Feche o navegador e execute os comandos a seguir, que devem instalar algumas bibliotecas, baixar o programa e instalá-lo (verifique antes se o seu computador é 32 ou 64 bits):

A versão 1.12.3.11 do warsaw posui um bug no script de postinst (“-bash: line 0: export: `–nofork’: not a valid identifier”) no Debian 9, o que pode ser resolvido (para firefox) executando as seguintes linhas usando o usuário que realizará os logins no banco (fonte: comentários no site do Edivaldo Brito):

No Banco Itaú, acesse sua área restrita no site e tente fazer alguma opção que exija instalar o guardião Itaú. Ao prosseguir, será baixado um arquivo “warsaw_setup.deb”. Abra o terminal Linux, siga para o diretório onde está o arquivo baixado e execute os comandos acima (exceto o do wget) para instalar as bibliotecas e o programa baixado. Ao entrar no site do Itaú, na tela de clicar no seu nome em sua área restrita (depois de entrar com agência e conta), deve aparecer no canto direito inferior o ícone “Guardião Itaú 30 horas instalado”.

Na Caixa, são basicamente os mesmos procedimentos, sendo que o endereço para download do arquivo consta nesse link: tutorial warsaw.

Fonte: Tales A. Mendonça

Até alguns anos atrás, era necessário instalar a Máquina virtual java (JVM). No entanto, ele precisava do NPAPI para funcionar nos navegadores. O NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface) é uma API (Application Programming Interface) que permite plugins (programas externos ao browser) serem executados nos navegadores. Devido a questões de segurança e desempenho, bem como a adoção de tecnologias “web plugin-free” (como HTML5), os principais navegadores começaram a eliminar o suporte NPAPI em 2013. Todos os plugins NPAPI são desativados, o que inclui Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos.

Para instalar um navegador que ainda tenha suporte NPAPI, é possível instalar o Firefox ESR adicionando o repositório e instalando o programa, conforme mencionado no link. Para instalar o Java, veja no post sobre instalação e uso do programa de Declaração de Imposto de Renda disponível no link.