Raspberry Pi – Hardware

Esse é um post dividido em duas partes: hardware (esse) e software (esse outro).

Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito no Reino Unido pela Raspberry Pi Foundation. Um dos objetivos é o estímulo para estudo de Ciências da Computação através de um computador de placa única e de baixo custo (35 dólares o modelo B, mais caro, em 2013). Existem infinitas possibilidades de outros usos; no meu caso, uso para dar aulas e palestras, pois aí não dependo do computador de onde vou e evito alguns problemas como vírus, desconfigurar minhas apresentações, não ter algum programa que eu precise, codecs de vídeo incompatíveis, etc.

Acompanhe pela figura o que compõe a Raspberry PI (modelo B, com 512 Mb de memória RAM e 2 entradas USB):

Componentes da Raspberry PI (modelo B)
Componentes da Raspberry PI (modelo B)

Note que possui saída de vídeo e som analógicos (Vídeo composto/RCA + P2/3.5mm) e também digital (HDMI, permitindo exibição de vídeos Full HD); caso seja uma entrada DVI, será necessário um adaptador HDMI_fêmea-DVI_macho e o cabo P2 para o som. Tem duas saídas USB, que permitem ligar um mouse e teclado ou um hub USB ou também um teclado com mouse integrado e na outra porta USB ligar um dongle (adaptador USB externo) wi-fi para internet sem fio. Também possui interface de rede ethernet, que permite ligação em rede cabeada e internet com fio. Para alimentação, é preciso uma fonte de 5V e 1A (mínimo de 700 mA) de conexão micro USB (padrão adotado por várias empresas de tecnologia e organismos reguladores). Para instalar o sistema operacional, é preciso um cartão de memória SD (ou mini SD + adaptador) com pelo menos 4Gb e classe 4 (se for mais rápido que isso o sistema fica instável). Proteger o conjunto com um gabinete (case) também é importante (geralmente é feito de acrílico ou até mesmo de Lego). Para comprar componentes, consulte a lista de periféricos suportados, dá pra encontrar quase tudo na rua Santa Ifigênia (São Paulo). Finalmente, para juntar toda essa tralha, comprei uma bolsa na rua 25 de março (São Paulo) com vários bolsos, para ficar mais fácil encontrar cada componente:

Kit RasPi:
Kit RasPi: 1-Raspberry Pi com case protetor, 2-Cartão de memória micro SD com adaptador, 3-Mini teclado com touchpad/mouse + dongle wi-fi + cabos para carregar bateria interna, 4-Cabo HDMI + adaptador DVI, 5-dongle wi-fi para internet sem fio, 6-Fonte 1A,5V, 7-Cabo P2, 8-Cabo RCA, 9-bolsa para guardar tudo

Não deixe de ler a segunda parte do post, sobre os softwares da Raspberry. Uma outra ideia interessante: transformar a Raspberry em um video game retrô.

Atualização: na segunda metade de 2014 saiu o modelo B+ da Raspberry Pi (com o dobro de portas USB) e em 2016 saiu o modelo 3 (com Wi-fi, bluetooth e processador 64-bits).

Fontes

  • Richardson, Matt. Primeiros passos com o Raspberry Pi / Matt Richardson, Shawn Wallace; [tradução Patricia Tieme Maeda]. — São Paulo : Novatec Editora, 2013.
  • Site da Raspberry PI Foundation (documentação, fórum, downloads): http://www.raspberrypi.org/
  • Hub do Raspberry Pi (http://elinux.org/RPi_Hub): hospedados por elinux.org, este é um wiki completo de informações sobre hardware e configuração do Raspberry Pi.