Doce tradicional do interior paulista, o macarrão doce (também conhecido como pipoca de macarrão doce) costuma ser vendido nos carrinhos de pipoqueiro e em lojas de doces. Mais raramente, podem ser encontradas versões salgadas.
Não tem como não lembrar dos Muppets (programa americano de fantoches) com a música “MahNa MahNa”:
Apesar do nome, não tem nada de pipoca/milho, sendo na verdade um macarrão cozido e depois frito, passado em uma mistura de corante e açúcar.
O macarrão usado é um cilindro oco comprido e com ranhuras longitudinais na parte externa, conhecido como “rigatoni“. Difere do tipo “penne” por ser mais largo e com as extremidades cortadas perpendicularmente ao seu comprimento. A palavra “rigatoni” vem da palavra italiana “rigato” (rigatone sendo o aumentativo e rigatoni no plural), o que significa “alinhado” ou “estriado”, e está associado à gastronomia do sul e centro da Itália.
Se quiser comprar pronto, um fabricante é a Pop Flocos de Cereais Ltda-ME, que fica em Jundiaí mas vende para várias cidades da região. Na embalagem, diz que o macarrão usado é do tipo “padre nosso“, apesar de mais parecer do tipo “rigatoni”. O macarrão do tipo padre nosso (ou pai nosso) também é um cilindro oco, porém mais curto que o “rigatoni”. O formato é muito antigo, com origem em Nápoles, e faz referência aos antigos dedais de costura. Ele costuma ser usado para o preparo de saladas, sopas e macarronadas.
Em processo semelhante de produção, existe também a pipoca de arroz: parecem grãos de arroz, mas são de massa de macarrão e ficam rosados quando passam pelo mesmo processo – eles podem ser vistos no canto esquerdo da primeira foto do post.
Faça você mesmo
Você pode fazer a massa em casa mesmo (veja nesse link como fazer macarrão caseiro e então molde com o formato que quiser) ou comprar a massa pronta para cozimento em mercados. Como não encontrei macarrão do tipo “rigatoni”, usei do tipo “penne” (ou “pena”). A receita a seguir não leva o corante rosa, mas pode ser adicionado sem problemas. Comendo quentinho fica indescritível!
Receita de Macarrão doce
Ingredientes
- 250g de macarrão (tipo “rigatoni”)
- 1/2 xícara (chá) de açúcar (uns 100g ou 7 colheres de sopa)
Preparo
- Coloque água em uma panela e leve ao fogo alto até o ponto de fervura
- Acrescente o macarrão, abaixe o fogo e aguarde o cozimento do macarrão
- Após o cozimento, escorrer o macarrão, espalhar em um pano branco (pano de prato) e deixar descansar ao sol até secar bem e endurecer um pouco (pelo menos umas 3 horas; quanto menos água, menos espirra na hora de fritar)
- Em uma panela funda, coloque o óleo e aqueça-o
- Frite os macarrões (é bem rápido, ele torra fácil) e deixe-os escorrendo em papel toalha
- Em outra panela em fogo baixo, coloque os macarrões e espalhe o açúcar (e o corante, se for o caso) em cima aos poucos, sempre mexendo para espalhar bem
- Desligue o fogo quando começar a aparecer um caramelo sobre alguns macarrões e vá mexendo devagar para mantê-los separados até esfriar
Não encontrei a receita original, então essa é uma adaptação que fiz de uma versão salgada no blog Gastronomia Mogi. Nessa busca, encontrei outra receita bem semelhante (inclusive no nome) no site Tudo Gostoso: a pipoquinha de massa, essa sim com mais “cara” de pipoca.
Receita de Pipoquinha de massa
Ingredientes
- 3 ovos
- 3 colheres de cachaça ou aguardente
- 250g de farinha de trigo (ou até dar ponto de enrolar com as mãos)
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 xícara (chá) de água
Preparo
- Em um recipiente, bata os ovos e adicione a cachaça
- Acrescente farinha de trigo até dar o ponto de massa
- Sove a massa por alguns minutos até desprender das mãos
- Arranque pedaços da massa e enrole com as mãos de modo a formar um canudo, cortando pequenos pedaços
- Frite os pedaços em óleo quente ate dourarem
- Retire e deixe-os escorrendo em papel absorvente
- Em outra panela, mistura a água e o açúcar em fogo médio, misturando continuamente por uns 4 minutos até dissolver o açúcar completamente e formar uma calda
- Derrame-a sobre as pipoquinhas até que a calda escorra em todas
Quanto maior os pedaços, mais massa “fofinha” dentro, então se quiser mais “crocância”, corte pedaços menores para fritar (metade do tamanho dos que estão na foto) e deixe no óleo quente por mais tempo.
Ola, Pra quem quer matar a saudade dos sabores da infância…
Da uma olhadinha
Hummmmm deliciosas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1080569612-pipoca-doce-15-pacotes-100g-sabor-infncia-rosa-isopor-humm-_JM
Olha essa pipoca de macarrão docê , é maravilhoso, pelomenos um senhor que morava próximo da minha avó fazia. Porém ele parou de fabricar pois usava um poduto que não se acha mais em vendas só não me recordo qual produto ele utilizava… Mas era magnifico o gosto .