Milk-shake de açaí com chantilly

Do inglês “batido de leite”, o milk-shake ou frapê é uma bebida à base de leite e algum outro alimento, normalmente fruta e/ou sorvete. Quando o termo “milk-shake” foi usado pela primeira vez, em 1885, os batidos eram um “tipo de bebida robusta e vigorosa, com ovos, uísque, etc., servido como tônico”. Em 1900, o termo se referia a “bebidas saudáveis feitas com xarope de chocolate, morango ou de baunilha”. Na década de 1930, os batidos eram uma bebida popular entre os estudantes.

Como decoração do milk-shake, ficou comum usar chantilly: creme de leite fresco, açucarado e fortemente emulsionado, podendo ter também um leve aroma de baunilha. Veja mais sobre creme de leite e baunilha no post sobre Crème brulée. É uma receita francesa do século XVII, com nome dado em homenagem à cidade de Chantilly (norte da França).

A receita a seguir é uma mistura bem brasileira de toda essa gastronomia, já que usa banana e açaí. A banana é originária do sudeste asiático, mas se adaptou muito bem nas terras tropicais brasileiras. Já o açaí, uma palmeira que produz um fruto de cor roxa, é nativa da região amazônica. Muito consumido na região norte na forma de sopa com farinha, nas outras regiões é saboreado na forma de sorvete.

Milk-shake de açaí com banana. Foto: ViniRoger

Receita de milk-shake de açaí com banana e chantilly caseiro

O rendimento é de dois copos com 500 ml cada, conforme a foto. Comece preparando o chantilly para depois fazer o milky-shake e então decorá-lo no copo.

Chantilly

  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 cerejas falsas para decorar

Colocar os ingredientes numa tigela e bater por aproximadamente 10 minutos em velocidade baixa (ou até formar uma massa aerada). Coloque dentro de uma bisnaga para decorar.

Milk-shake de açaí com banana

  • 1 xícara de leite gelado (ou menos, se quiser que fique mais grosso)
  • 1 banana
  • 3 xícaras (ou 600 ml) de açaí congelado (ou sorbet)
  • Leite condensado para decorar

Colocar o açaí, a banana e o leite no liquidificador e bater até formar uma massa homogênea. Decore os copos que receberão essa massa despejando leite condensado pelas paredes com uma colher.

Finalmente, aperte a bisnaga com chantilly sobre cada copo fazendo movimentos circulares e coloque a cereja falsa em cima para enfeitar. Saboreie com um canudo grosso.