Parques de São José dos Campos

O município de São José dos Campos/SP possui vários parques, praças e áreas verdes com muita natureza e história para se visitar, contemplar e curtir bons momentos. Conheça um pouco mais sobre eles nesse post.

Lago do Parque Burle Marx – São José dos Campos. Foto: ViniRoger

O Parque Vicentina Aranha fica no centro (bairro Vila Ady Anna). Boa parte de suas construções históricas fazem parte do complexo arquitetônico do antigo hospital. O Sanatório Vicentina Aranha foi inaugurado em 1924, sendo o primeiro da fase sanatorial a ser construído na cidade. Em dezembro de 2006, a Prefeitura assinou a desapropriação amigável do local, de propriedade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para transformá-lo em parque após consulta pública. Sempre possui atividades abertas ao público, que podem ser consultadas no site do parque.

Parque Vicentina Aranha – Pavilhão Central. Foto: ViniRoger

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como “Parque da Cidade”, fica na zona norte (bairro de Santana). Seu terreno foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba. Seus jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi e construída em 1951, compõem um importante trabalho da arquitetura modernista. Nesta residência localizam-se três dos quatro painéis, também de Burle Marx. Próximo, está o viveiro (atualmente utilizado como orquidário) e a Casa da Ilha, cujo entorno costuma ser ocupado por capivaras.

Parque da Cidade – Residência Olivo Gomes. Foto: ViniRoger

O complexo foi transformado em parque municipal em 1996. Possui alamedas com figueiras, umbus, araucárias e palmeiras imperiais. O parque conta também com um parque infantil, o Museu do Folclore (em casa da década de 1920), uma antiga piscina aterrada, uma antiga quadra de esportes, um Borboletário, o galpão Gaivota e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (antigo refeitório da fábrica). Próximo ao parque, está a estação de trem de São José dos Campos, atualmente desativada mas em prédio conservado.

O Parque Alberto Simões também fica na zona norte (Altos de Santana), em área remanescente da antiga Fazenda Boa Vista – o casarão atualmente é sede da Polícia Ambiental. Inaugurado em 2016, tem como diferencial os equipamentos para a prática de esportes radicais: duas tirolesas, paredão de escalada e estrutura para arborismo (sábados, domingos e feriados, sujeitas a distribuição de senhas limitadas), além de pista para skate e BMX street (modalidade de ciclismo que prioriza as manobras).

Parque Alberto Simões. Foto: ViniRoger

O Parque Ribeirão Vermelho está localizado na zona oeste (bairro Urbanova), em meio a condomínios de alto padrão. Inaugurado em 2017, é praticamente formado por duas partes conectadas pelo ribeirão, sua mata ciliar e uma pista. Possui muitos equipamento de exercício, além de playground, quadras poliesportiva e de tênis, pista para ciclismo e caminhada. O destaque fica para a “piscina vertical”: um conjunto de jatos d’água que parte do chão e permite que banhistas se refresquem na água que sobe por pressão e cai por gravidade.

O Parque Senhorinha é um parque linear ao longo do córrego de mesmo nome, localizado na zona sul (Bosque dos Eucaliptos) junto à avenida Salinas. Assim como todos os outros, possui pista para corrida/caminhada, equipamentos de ginástica, áreas com brinquedos e mobiliários urbanos como lixeiras, placas de sinalização e esculturas.

O Parque Sérgio Weiss fica na região leste (Vila Industrial), ao lado do Teatrão. Provavelmente é um dos menores parques, mas também fica ao lado do Museu Interativo de Ciências (MIC). Ele fica aberto aos sábados com os primeiros ingressos entregues às 10h15 para entrada às 10h30, com grupos a cada meia hora até às 12h50 (de terça a sexta somente para grupos agendados). Ao todo são disponibilizados 41 ingressos por sessão, que dura 1h25, sendo necessário levar 1 kg de alimento. O passeio monitorado consiste do térreo com experimentos de física, o 1º andar sobre biologia, a torre com vista panorâmica e exposição sobre astronomia, com uma sessão de planetário no final.

O Parque Santos Dumont, localizado no centro, pode ser visto no post Aviação em São José dos Campos. Para uma lista completa dos parques da cidade, veja no site da prefeitura.

A cidade ainda possui várias praças e áreas verdes usadas para lazer e contemplação, a maioria com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios. Algumas das maiores são:

Praça Riugi Kojima – Monumento Colônia Japonesa. Foto: ViniRoger

A cidade vizinha, Jacareí, também possui parques bem cuidados. O Parque da Cidade conta com um jardim japonês e várias instalações, estando a uma quadra de distância da antiga estação de trem. O Parque dos Eucaliptos (próximo, de menor área) conta com uma mini-cidade para ensinar leis de trânsito para crianças. Chegando cedo (antes das 9h), não precisa pagar estacionamento público no local nem nas ruas próximas.

Compartilhe :)

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.