Nuvem colorida ou iridescente na China

Conhecida popularmente como “rainbow cloud” ou nuvem colorida, o fenômeno de irisação pode ocorrer com certa frequência e em diferentes intensidades. Quando ocorre de uma forma tão destacada quanto no dia 16/08/2022 sobre a cidade de Pu’er, Província de Yunnan (China), acaba ganhando destaque até internacional e viralizando nas redes sociais.

An Iridescent Pileus Cloud over China. Foto: Jiaqi Sun (via Astronomy Picture of the Day)
An Iridescent Pileus Cloud over China. Foto: Jiaqi Sun (via Astronomy Picture of the Day)

Para entender melhor esse fenômeno, primeiro vamos entender a nuvem em si e depois falar das cores. A nuvem grande formada abaixo pode ser uma Cumulus bem desenvolvida ou uma Cumulonimbus. Acima dela, formou uma nuvem anexa/acessória, chamada pileus devido a sua aparência de capacete. Uma Pileus, também chama de nuvem lenço (“scarf cloud”) se forma sobre uma nuvem de centuado desenvolvimento vertical quando ainda há movimento ascendente do ar e condensação da água. Muitas vezes, a formação de pileus ocorre mas logo se dissipa com o desenvolvimento vertical da nuvem. Em outros casos, não conseguimos ver o pileus porque há outras nuvens ao redor.

Nem toda nuvem pileus é colorida — ou iridescente, no vocabulário técnico. No caso da nuvem registrada na China, o efeito se deve ao fenômeno óptico chamado iridescência. Quando a luz do sol interage com as gotículas de nuvem, ela é espalhada em diferentes comprimentos de ondas do espectro eletromagnético, o que gera as cores que percebemos. Mas por que esse pileus ficou colorido e outros não ficam?

Esse espalhamento da luz em diferentes cores é conhecido como dispersão. Ele ocorrem em gotas de água ou cristais de gelo que compõem as nuvens, cada um deles dispersando a luz individualmente, e o efeito cumulativo de todos esses pequenos elementos é visto dessa forma colorida. Se a nuvem é principalmente composta por cristais de gelo grandes, temos a ocorrência de halos – um círculo que se forma ao redor do Sol ou da Lua e geralmente menos colorido.

Quando temos gotículas de água ou cristais de gelo de tamanho uniforme e o Sol localizado num ângulo entre 10° e 40° da nuvem, podemos ter o fenômeno de nuvem iridescente. Além disso, a nuvem precisa ter pouca espessura óptica para que a maioria dos raios solares encontre apenas uma gotícula. Isso porque a cada nova interação, os raios de luz desviam mais e o total de luz fica mais fraco. Assim, a iridescência é vista principalmente nas bordas das nuvens, em nuvens muito tênues e/ou recém-formadas.

Infelizmente, algumas pessoas fizeram uso de montagens e edição de cores para deixar as cores mais vivas e espalharam vídeos e fotos adulteradas. De acordo com um tópico no Twitter da conta HoaxEye, parece que alguém usou o Photoshop para fazer a nuvem parecer um pouco mais colorida do que realmente era. Um tópico semelhante do meteorologista escocês Scott Duncan deu um passo adiante e disse que o vídeo pode não ser real e que uma foto de uma nuvem lenço tirada em 16 de agosto na cidade chinesa de Yunnan provavelmente foi sobreposta a vídeos de Haikou.

Não deve-se confundir esse fenômeno com o arco-íris, que se forma somente quando o Sol está atrás do observador com uma cortina de água a sua frente, em um círculo perfeito – veja mais no post Os mais belos fenômenos atmosféricos.

Fontes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.