Casos de interrupção ou cancelamento de filmagens devido a condições climáticas adversas são relativamente comuns na indústria do cinema e da televisão. Chuvas, raios e ventos fortes podem promover problemas na infraestrutura e transporte para o local de gravações, assim como afetar diretamente as gravações em áreas externas.
Um céu extremamente ensolarado pode ser um fator que complica a iluminação desejada, assim como a nebulosidade forte ou intermitente podem dar trabalho durante as filmagens. Temperaturas altas ou baixas em desacordo com o figurino podem exigir mais da capacidade de atuação, direção e da saúde de todos os envolvidos. Até mesmo os equipamentos eletrônicos podem sofrer reveses.
Durante as filmagens da trilogia “Senhor dos Anéis”, na Nova Zelândia, a equipe enfrentou várias interrupções devido ao clima imprevisível da região. A chuva frequente nas locações ao ar livre causou atrasos significativos e, em alguns casos, a produção teve que ser adiada por dias.
A popular série de TV “Game of Thrones” enfrentou desafios meteorológicos em várias ocasiões. Em algumas cenas, a chuva forte atrapalhou as filmagens e obrigou a equipe a interromper o trabalho até que o tempo melhorasse. Isso levou a ajustes no cronograma de produção.
Durante as filmagens do premiado filme “The Revenant” (O Regresso), de Alejandro González Iñárritu e estrelado por Leonardo DiCaprio, a equipe enfrentou dificuldades com as condições atmosféricas extremas. A produção ocorreu em áreas remotas do Canadá e da Argentina, onde foram registradas tempestades de neve inesperadas, o que levou a atrasos e a uma extensão significativa do cronograma de filmagens.
Em algumas cenas de batalha épicas da franquia de filmes de super-heróis da Marvel “The Avengers” (Os Vingadores), a chuva afetou a programação das filmagens. Em vez de esperar pelo tempo ideal, a equipe de produção muitas vezes precisou usar técnicas de efeitos visuais para criar a aparência de chuva durante a pós-produção – já que em algumas cenas teve chuva natural e outras não.
Esses são apenas alguns exemplos, mas existem inúmeros casos em que a chuva ou outras condições climáticas adversas impactaram as gravações de filmes e séries de TV ao ar livre. Os cineastas e as equipes de produção sempre tentam se adaptar às condições meteorológicas, fazendo ajustes no cronograma, utilizando equipamentos de proteção e, em alguns casos, recorrendo a técnicas de pós-produção para criar o efeito desejado.