Grandes nomes das músicas do cinema

Depois do post sobre a música dos filmes, chega o momento de falar dos grandes compositores de trilhas sonoras para o cinema. Toda lista sempre será incompleta, mas é inegável que os nomes a seguir (por ordem de data de nascimento) possuem um grande impacto na história da Sétima Arte e na cultura pop.

Fonte: udiscovermusic – The 50 Greatest Film Scores Of All Time

O austríaco Max Steiner (1888-1971), entre as décadas de 1930 e 1960, foi um dos mais notórios compositores do cinema americano, criando temas para filmes diversos. Suas obras estão em filmes como King King (1933), …E o Vento Levou (1939) e O Candelabro Italiano (1965). Sim, a música “Thara’s Theme“, que também é a música tema do professor Jirafales e Dona Florinda, é de Max Steiner.

Nino Rota (1911-1979), outro italiano, compôs a música dos filmes de Federico Fellini e Francis Ford Coppola. A lista de filmes incluem La dolce vita, 8½, Amarcord e O poderoso Chefão.

Bernard Herrmann (1911-1975), músico estadunidense, teve suas trilhas encaixadas nos filmes Citizen Kane, Kill Bill vol. 1 de Quentin Tarantino, Taxi Driver de Martin Scorsese e em diversos filmes de Alfred Hitchcock – notadamente a famosa trilha sonora de “Psicose” (Psycho) e “A Mulher que viveu duas vezes” (Vertigo).

Ennio Morricone (1928-) compôs para mais de 40 faroestes do “bang-bang à italiana”. A “trilogia dos dólares”, de Sergio Leone, tem o filme The Good, the ugly and the bad, com a música The Ecstasy of Gold (vídeo abaixo). Sabe aquele típico assobio de faroeste? É a música de abertura desse filme. E falando em assobio, lembra do filme Kill Bill, com a música A Silhouette of Doom? A trilha sonora também é obra dele. Veja mais sobre Ennio Morricone clicando no link.

John Willians (1932-), compositor e maestro norte americano, autor de clássicos como o tema do Super Homem, Indiana Jones, Star Wars (A Marcha Imperial, música do Dart Vader) e Harry Potter. Já compôs para muitos filmes de Steven Spielberg, como A lista de Schindler, Jurassic Park, Tubarão, ET e Inteligência Artificial.

Vangelis (1943-) é um compositor grego que criou músicas para os filmes Carruagens de fogo, Blade Runner, 1492: A conquista do Paraíso, série Cosmos (de Carl Sagan) e documentários de Jacques Cousteau (Antártida).

Basilis “Basil” Konstantine Poledouris (1945-2006) foi um compositor greco-americano que se concentrou em bandas sonoras de filmes e de programas de televisão. Possui trabalhos nas trilhas sonoras dos filmes Conan, Robocop, Starship Troopers, Os Miseráveis, Free Willy, dentre outros.

Howard Shore (1946-) é um compositor canadense que já compôs a trilha para mais de 40 filmes. Seu trabalho mais notável é a trilogia “O Senhor dos Anéis”, que deram a ele três Oscars, e a trilogia “O Hobbit”.

Alan Silvestri (1950-) é um compositor norte-americano que inclusive ganhou nomeações a Oscar e Grammys com a canção “Belive” do filme Expresso Polar. No entanto, talvez suas obras mais conhecidas estejam na trilogia do filme “De Volta para o Futuro”. Também trabalhou na trilha de Os Vingadores, Capitão América, Lara Croft, Forrest Gump, The Abyss, Predador, Beowulf e Uma noite no Museu.

Danny Elfman (1953-) inciou na música como líder da banda Oingo Boingo, fundada por seu irmão Richard Elfman em 1972, cujo maior sucesso foi a canção “Stay”, nos anos 80. Em 1989, Danny compôs em apenas 2 dias a música que ficou marcada como tema de abertura da série de TV americana Os Simpsons. Também trabalhou na trilha sonora de filmes como Beetlejuice (Os Fantasmas se Divertem), Batman, Edward Mãos-de-Tesoura, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Men in Black, Mission: Impossible e vários filmes de Tim Bruton.

James Horner (1953-2015), músico norte-americano, criou a trilha sonora de diversos filmes como Titanic, Aliens, Apollo 13, Coração Valente, Uma mente brilhante e Avatar. O vídeo a seguir fala mais do trabalho de Horner e faz algumas comparações entre suas músicas.

Hans Zimmer (1957-) é um grande compositor alemão, compôs músicas para a trilha sonora de Rei Leão, Gladiador, O último samurai, Batman: O cavaleiro das Trevas, Piratas do Caribe, Interestelar, dentre outros. Já trabalhou em conjunto com James Newton Howard (1951-), compositor norte americano responsável pelas trilhas de filmes do diretor M. Night Shyamalan e do filme Jogos Vorazes.

Alguns grupos famosos com grandes trabalhos na área:

  • Audiomachine
  • Two Steps From Hell
  • Brand X Music
  • E.S. Posthumous
  • Immediate Music/Globus
  • Pfeifer Broz. Music
  • X-Ray Dog

No youtube, tem muitas dessas músicas e algumas seleções, ilustradas com cenas dos filmes e com uma lista nos comentários do vídeo que marcam o início de cada música (com o respectivo nome e autor).