Exame de proficiência em inglês

O exame de proficiência é um teste que avalia sua habilidade de comunicação em um determinado idioma, medindo seu nível de destreza na forma escrita, falada, na audição e na leitura. Na maioria das vezes, o certificado de proficiência é obrigatório para ingressar em diversas instituições de ensino ou empresas de fora do país. O IELTS e o TOEFL (foco desse post) são os dois exames de proficiência em inglês mais conhecidos no Brasil.

O IELTS (International English Language Testing System) foi criado pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) e é administrado pelo British Council. Ele apresenta as versões Academic, mais voltada para acadêmicos e profissionais da saúde, e General Training, para todas as outras opções de imigração e emprego no exterior.

O TOEFL (Test Of English As A Foreign Language) é administrado pelo ETS (Educational Testing Service) dos EUA desde o primeiro teste realizado, em 1964. Desde quando foi criado em 2005, o Internet-Based Test (iBT) vem sendo cada vez mais difundido, embora ainda se aplique o Paper Based Test. Também existe o TOEFL Essentials, com mais inglês geral (e menos acadêmico), menor tempo de duração (1h30) e valores mais acessíveis. A pontuação é dada por 120 pontos possíveis, divididos em quatro seções com valor igual de 30.

O TOEFL ITP (Institutional Testing Program), um tipo de prova bem mais simples e costuma ser válido apenas como um teste de inglês dentro do Brasil, com a finalidade de avaliar o progresso dos alunos no estudo da língua inglesa e aplicado pelas próprias instituições de ensino (não pela ETS). Costuma ser aceito para ingresso em cursos de curta duração, pelos quais a conclusão dos estudos será feita no país de origem. No Brasil, o TOEFL ITP ficou muito conhecido por ter sido aplicado gratuitamente por diversas universidades do Brasil, mas isso apenas durante o Ciência sem Fronteiras. Com o fim do programa, não há mais a possibilidade de fazer a prova gratuitamente. No caso do exame de nível 1, os resultados vão de 310 a 677 e, no nível 2, variam entre 200 e 500 pontos. São três seções com questões de múltipla escolha: compreensão auditiva (35 minutos), compreensão leitora (55 minutos) e estrutura da língua (25 minutos), não havendo prova de produção escrita (writing) nem oral (speaking) no TOEFL ITP.

De modo geral, os testes duram em torno de três horas e são realizados em um centro autorizado, mas existe uma versão TOEFL home edition que pode ser feita de casa sob uma série de condições. A composição básica de todos os testes é a seguinte (com 10 minutos de intervalo entre “Reading-Listening” e “Speaking-Writing”):

ATUALIZAÇÃO: a partir de 26/07/2023, o TOEFL iBT vai ter uma série de modificações com o objetivo de deixá-lo mais rápido de ser realizado. Assim, espera-se que o teste seja realizado agora em até duas horas. Veja o site do TOEFL para mais informações.

TOEFLIELTS
ReadingAntes: 3-4 textos, 10 questões de múltipla escolha cada a serem preenchidas em 54-72 minutos
Agora: 2 textos e 10 questões de múltipla escolha cada a serem preenchidas em 35 minutos
3 textos e 40 questões de formatos variados como respostas curtas, “complete the gap” e “True/False/Not given”, a serem preenchidas em 60 minutos
ListeningAntes: áudios são tocados somente uma vez, sem acesso às questões durante a escuta dos áudios, questões de múltipla escolha, 3-4 palestras (6 questões cada), 2-3 diálogos (5 questões cada) em 41-57 minutos
Agora: 28 questões de múltipla escolha cada a serem preenchidas em 36 minutos
os áudios são tocados somente uma vez, com acesso às questões durante audição, questões de cinco tipos diferentes, 4 tipos de áudio (diálogo e monólogo do dia-a-dia, conversa em até 4 pessoas ligada ao ambiente de ensino, monólogo acadêmico) com 10 questões cada a serem respondidas em 30 minutos (mais 10 para transferir as respostas)
SpeakingAntes: feito para o computador, 17 minutos no total e 4 questões com 15 a 30 segundos de preparação para cada resposta que deve ter de 45 a 60 segundos de duração; a primeira (Independent Speaking Task) pede que o candidato responda com base em suas ideias e experiências, as seguintes (Integrated Speaking Tasks) exigem escuta e fala, ou escuta, leitura e fala
Agora: continuam 4 tarefas em 16 minutos
feita cara a cara com um avaliador, 11 a 14 minutos de duração, sem número pré-definido de perguntas, parte 1 (Personal Questions, 4-5 min), parte 2 (Individual Long Turn, 3-4 min), parte 3 (two-way Discussion, 4-5 min), sem habilidades integradas e temas dados na hora
WritingAntes: integrated task (deve-se ler um texto e escutar um professor analisando o tópico para escrever) de 150-225 palavras em 20 minutos, essay (independent task) com pelo menos 300 palavras em 30 minutos
Agora: 2 tarefas em 29 minutos, sendo a independent task substituída pela Writing for an Academic Discussion
primeiro texto de análise e descrição de gráfico com 150 palavras em 20 minutos, essay com 250 palavras ao menos em 40 minutos

Obs.: Existem dois tipos de “Reading-Listening”: 1) Reading 54min + Listening 57min = 1h51min; 2) Reading 72min + Listening 41min = 1h53min.

É possível fazer anotações durante todo o teste (geralmente são dadas 3 folhas de papel em branco e um lápis), e sempre haverá um relógio em que se pode acompanhar quanto tempo ainda tem para concluir a tarefa. A barra de ferramentas informa quantas perguntas você respondeu e o total de questões. Dentre algumas dicas gerais de estudos, estão:

  • Crie um plano de estudos de preparação – uma versão anterior às mudanças de julho/2023 do Test Prep Planner (TOEFL) está disponível no link;
  • Faça simulados (com cronômetro, para treinar o tempo) e identifique o que você precisa melhorar;
  • Para ter mais eficiência na administração do tempo, talvez seja bom trabalhar para melhorar a concentração – o texto 15 maneiras de melhorar o foco e a concentração aborda bem esse tema
  • Chame alguém mais experiente para te ajudar – pode ser um amigo fluente ou um professor particular;
  • Assista vídeos, palestras, séries e filmes no idioma para treinar a escuta – ouvir podcasts e músicas também é válido;
  • Se possível, treine os 4 âmbitos de comunicação diariamente;
  • Converse com nativos.

Para dicas mais específicas, será considerado o TOEFL.

Exemplo de tela da seção de Reading do TOEFL. Fonte: Baruch
Exemplo de tela da seção de Reading do TOEFL. Fonte: Baruch

Reading

Você deve ler ou rolar até o final de uma passagem antes de receber as respectivas perguntas. Você pode voltar para revisar e alterar suas respostas na seção Reading clicando em Review. Veja alguma dicas:

  • Leia textos acadêmicos, estudando sua organização (ideias principais e os detalhes que às apoiam) e tipo (causa/efeito, comparação/contraste, classificação, problema/solução, descrição, narração)
  • Quanto mais leitura, mais rápida ela fica com a prática;
  • Aumente seu vocabulário mantendo um diário de novas palavras e anotações que ajudem o estudo;
  • Parafraseie frases individuais em uma passagem e parágrafos inteiros, assim como um resumo do texto, para melhor compreensão;
  • Faça inicialmente uma leitura transversal do texto (skimming) para se familiarizar (leia com atenção somente quando a questão tratar de um parágrafo específico, assim você ganha tempo para pensar melhor nas respostas);
  • Examine o texto para encontrar fatos importantes (datas, números, termos) e informações;
  • As questões costumam aparecer seguindo o texto;
  • Tente responder primeiro sem olhar alternativas antes (isso ajuda a ganhar tempo e diminuir a confusão de escolher a alternativa correta);
  • Questões que cobram o vocabulário podem apresentar todas as alternativas com significados corretos para a palavra, mas a alternativa certa será a que tiver no contexto igual ao da passagem;
  • Cuidado com as alternativas que sugerem coisas que não estão escritas explicitamente no texto;
  • Nas questões do tipo Negative Factual Information, onde você deve dizer a resposta errada, é mais intuitivo marcar as alternativas certas (anote no papel) e só pensar na errada quando for responder;
  • Em questões Sentences Simplification, o objetivo é ter a resposta mais completa e sem suposições que não são feitas no texto;
  • Quando tiver que inserir um texto (Insert Text), ver sobre o que o trecho trata (sujeito ou objeto) e ver se a frase anterior ou posterior faz referência a esse elemento;
  • Você pode adivinhar o significado de palavras pelo contexto (surrounding sentences).

Quanto mais rápido ler o texto, mais tempo terá para pensar nas perguntas. Cada passagem tem aproximadamente 700 palavras. Uma pessoa com ritmo normal consegue ler de 200 a 300 palavras por minuto quando fluente no idioma. Considerando 200 palavras por minutos, uma passagem de texto é lida em 3min30s. Para todos os textos, isso dá 10min30s ou 14min. Como em cada tipo de prova são 54 ou 72 minutos de tempo, restam 43min30s ou 58min. Considerando 30 ou 40 questões, isso dá uma questão a cada 87s ou 42s. Para olhar no marcador de tempo e saber se está no ritmo, considere as seguintes marcações (em minutos): (72)-54-36-18.

Listening

Enquanto o áudio toca, aparece uma imagem na tela do computador indicando se é uma ou várias pessoas que estão falando. Veja alguma dicas:

  • Faça anotações em ordem cronológica e separando por falantes, de forma clara e organizada;
  • Além da ideia principal, atente-se também para detalhes importantes que sustentem essa ideia e ao propósito do discurso;
  • Atente-se também às conexões entre as ideias, à estrutura da palestra e/ou às atitudes dos palestrantes;
  • Tome notas sobre as ideias principais e detalhes importantes, anotando as palavras-chave (isso ajuda a não dispersar durante a atividade);
  • Tente responder primeiro sem olhar alternativas antes, pois tem questões em que todas as alternativas parecem boas, mas pode ter um verbo que não descreve bem o que aconteceu (por exemplo, aparece uma palavra chave mas a ideia é diferente);
  • Ao marcar a(s) alternativa(s) de uma questão, você deverá avançar clicando uma primeira vez no botão, escrito next, e uma segunda vez, escrito OK/Confirm;
  • As questões costumam aparecer em ordem cronológica;
  • Você não poderá retornar às perguntas anteriores.

Speaking

Veja sua estrutura de aplicação – alguns modelos facilitam a montagem das respostas:

  1. Choice (preparação 15s, resposta em 45s) – faça e defenda uma escolha pessoal entre 2 comportamentos ou cursos de ação contrastantes; MODELO: To me, I definitely think that …(restate the question)… (opinion). I remember when …(personal example)… On top of that, …(2nd reason, optional). For example, …(another personal example, optional)… To sum up, …(restate question and opinion)…
  2. Campus choice Fit and Explain (preparação 30s; resposta em 60s) – uma passagem de texto (75-100 palavras) apresenta uma questão do campus, uma passagem de áudio (60–80s, 150–180 palavras) comenta a questão da passagem de texto, a pergunta pede que você resuma a opinião do orador dentro do contexto da passagem de leitura; MODELO: The reading passage …(introduce passage)… In particular, …(proposal)… The man/woman in the conversation is (in favor of/against) this idea. To start, he/she says that …(1st reason)… Secondly, he/she explains that (2nd reason)… As you can see, the man/woman in the listening clearly (agrees/disagrees) with this plan.
  3. Academic Course General/Especific (preparação 30s, resposta em 60s) – uma passagem de texto (75-100 palavras) define amplamente uma ideia de um assunto acadêmico, um trecho de uma palestra (60–90s, 150–220 palavras) fornece informações específicas para ilustrar essa ideia, a pergunta pede que você combine e transmita informações importantes da passagem de leitura e do trecho da palestra; MODELO: According to the reading, (topic) is (topic definition). In the lecture, the professor delves deeper into this subject by providing (an example/two examples) of (topic). To start, the lecturer explains that (1st example). He/She goes on to say (2nd example). So, after listening, I now have a better understanding of what (topic) is.
  4. Academic Course Summary (preparação 20s, resposta em 60s) – um trecho de uma palestra (90–120s, 230–280 palavras) que explica um termo e fornece exemplos, a questão pede que você resuma a palestra e demonstre uma compreensão da relação entre os exemplos e o tópico geral. MODELO: The professor goes into a ton of detail about (topic), which (detail/definition). After introducing the topic, the lecturer mentions that (1st example including details). He/She goes on to say that (2nd including details). So, after hearing this lecture, I now have a better understanding of (topic).

Basicamente, 4 áreas são avaliadas: Fluência e Coerência, Recursos Léxicos (vocabulário), Gramática e Pronúncia. A pontuação deve transmitir o quão clara e fluida é a sua fala (incluindo boa pronúncia, ritmo natural e padrões de entonação que soam naturais), com que eficiência você usa a gramática e o vocabulário para transmitir suas ideias, assim como com que profundidade você responde à pergunta e com que coerência apresenta suas ideias. Boas respostas geralmente usam todo ou a maior parte do tempo alocado. Veja o apêndice 3 sobre Scoring Guides—Speaking do Test Prep Planner com as informações completas.

Algumas dicas para melhorar sua pontuação aqui:

  • Use contrações, intonações, pausas, ênfase em palavras e linguagem informal;
  • Evite dar respostas curtas, ou seja, elabore um contexto sem fugir do tema para mostrar eloquência;
  • Se falar algo errado e perceber, você pode se corrigir e dizer: “Sorry, I meant to say…” e siga em frente como se nada houvesse acontecido;
  • Pratique dando opiniões, descrevendo problemas e soluções, além de comparar e contrastar;
  • Faça uma lista de tópicos (acadêmicos ou não) que sejam familiares, pense 15 segundos nele e fale sobre ele em 45 segundos, defendendo seu ponto de vista sobre ele;
  • Leia um texto acadêmico ou escute uma palestra (podem ser notícias ou livros texto também) e prepare um discurso (de até 1 minuto) contendo sua opinião, 2 pontos para apoiar sua opinião e 1 detalhe/razão para apoiar cada ponto (escreva somente palavras-chave);
  • Avalie o discurso para verificar se o objetivo foi cumprido, se a fala foi clara, eventuais erros gramaticais/pronúncia, ideias claras, tempo correto, se falou rápido/devagar/normal;
  • Durante o teste, faça anotações do texto e do áudio; durante o tempo de preparação, escreva os pontos que serão falados (se der tempo, escrever as primeiras palavras a serem faladas, o que pode ajudar a quebrar o nervosismo).

Writing

As suas respostas são enviadas online para avaliação, primeiro passando por uma inteligência artificial para depois ser finalizada por um humano. A pontuação é baseada na qualidade da sua redação: organização, uso apropriado e preciso da gramática e vocabulário – veja mais no apêndice 4 sobre Scoring Guides—Writing do Test Prep Planner. Na primeira parte, avalia-se também a integridade e precisão do conteúdo. As duas partes do Writing serão descritas nos próximos parágrafos.

A Integrated Writing Task vem primeiro porque requer audição e você estará usando fones de ouvido do Listening. Nela, um texto de 230-300 palavras aparece durante 3 minutos para dar lugar ao áudio (2 minutos), reaparecendo quando acabar o áudio – você pode tomar notas deles. Você escreve um resumo de pontos importantes feitos na passagem de áudio e explica como eles se relacionam com os pontos principais da passagem de leitura. O comprimento da resposta sugerido é de 150 a 225 palavras – não há penalidade para escrever mais, desde que seja uma resposta à tarefa apresentada.

Quando terminar essa tarefa, você pode tirar os fones de ouvido para trabalhar na Independent Writing Task. Nela, você deve escrever um ensaio (mínimo de 300 palavras) que afirma, explica e apóia sua opinião sobre um problema. As perguntas geralmente começam com “Você concorda ou discorda da seguinte declaração?” ou “Algumas pessoas acreditam [x]. Outras pessoas acreditam [y]. Qual dessas posições você prefere/concorda?” Na última página do Test Prep Planner existe uma lista de tópicos que já foram usados.

ATUALIZAÇÃO: Para a nova tarefa Writing for an Academic Discussion, que substitui a independent task, você escreverá uma postagem em uma discussão acadêmica online. Você lerá uma pergunta do professor e as respostas de outros alunos. Expresse e apoie sua opinião e contribua para a discussão. Você tem 10 minutos para escrever sua postagem.

Algumas dicas para melhorar sua pontuação aqui:

  • Use computador para digitar os textos quando estudar (assim como na prova);
  • Pratique parafraseando palavras, frases, frases e parágrafos inteiros;
  • Veja duas fontes de informação (texto e áudio, por exemplo) e faça anotações, para então escrever sentenças usando somente palavras-chave feitas na anotação, sem olhar o original;
  • Pense e liste todas as idéias relacionadas a um tópico (2 a 3 minutos);
  • Não é necessário escrever título nem margem, somente uma linha em branco entre os parágrafos;
  • Escreva o texto organizando por argumentos, comparando o texto e o áudio;
  • Aborde todos os pontos apresentados;
  • Antes de começar a escrita, pense no tempo verbal;
  • Comece o texto com uma forte declaração de tópico que mostra claramente o ponto principal da palestra (veja algumas dicas mais a frente no texto);
  • Evite palavras vazias de significado como “get”, “nice”, “things”, “stuff”;
  • Relacione frases e ideias usando expressões como “on the one hand” ou “in conclusion”;
  • Busque fazer comparações: explique como as ideias são semelhantes, como uma ideia se expande para outra, ou como as ideias diferem ou se contradizem;
  • Quando terminar o texto, releia-o e verifique se suas ideias de apoio estão claramente relacionado ao seu ponto principal (2 a 3 minutos);
  • Mostre como os pontos feitos na palestra se relacionam com pontos específicos feitos na leitura – não resuma simplesmente o Reading e o Listening;
  • A maior parte da note é baseada no que é tratado no áudio, e não no texto;
  • Não copie do texto original – nas palavras do próprio material oficial, “you will receive a score of 0 if you copy words from the reading passage”.

Diferentemente do vestibular, no TOEFL é valorizado o uso de primeira pessoa. Algumas frases de impacto para usar no Speaking e no Writing (fique lembrando delas durante o intervalo para a segunda parte do exame):

  • Expressões introdutórias: One of the most interesting things about, To begin with, From my point of view, As far as I am concerned, The crux of the matter is
  • Frases de ligação entre ideias: Also, In addition, Moreover it, However, In contrast, One of the main advantages, For instance/example, One of the consequences, Another unusual fact about, Bearing in mind what you have just said I would like to, I can understand that
  • Para concluir: So, therefore, consequently, In conclusion, To sum up, To wrap up

Descontando-se 5 minutos (3 de reading + 2 de listening) e 3 minutos de cada tarefa (integrated e independent tasks) para leituras e escuta, restam 15min e 27min para pensar no texto e escrever. Se digitar 30 palavras por minuto (as pessoas costumam digitar de 25 a 45), para os mínimos de palavras exigidos (150 e 300, respectivamente) você levará 5min e 10min. Ou seja, você terá, em média, 10min e 17min para pensar no que vai escrever em cada tarefa.

Considerações finais

Para pessoas que tem um nível de inglês abaixo do avançado/fluente, normalmente é mais fácil fazer o TOEFL, já que as questões são de múltipla escolha em sua maioria. O TOEFL é um teste bem padronizado, o que torna um pouco mais fácil a preparação do aluno. Já o IELTS exige uma base sólida em todas as habilidades. Mas a melhor forma de definir isso pessoalmente é fazendo simulados de cada um.

Uma forma de testar seu nível de inglês rapidamente é através do Test Your English da Cambridge University (opção General English). São 25 questões com quatro alternativas cada, sendo somente uma delas a correta. O resultado é dado em código próprio da Cambridge Exams (veja mais sobre esse outro exame de proficiência no link) e segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas.

Equivalência entre diferentes níveis de proficiência
Equivalência entre diferentes níveis de proficiência

Simulados e material para estudo:

Os sites da Cambridge, particularmente Speak/Writing & Improve, possuem métodos automáticos e gratuitos de avaliação de fala e de escrita. Existem aplicativos que podem avaliar automaticamente a sua pornúncia, como o Mondly ou o Falou, mas eles propõem atividades muito báscias inicialmente nas versões gratuitas para só depois de muito tempo desbloquear outras atividades. Assim, o potencial dessas ferramentas fica subutilizado.

Alguns dias antes da prova do TOEFL, será enviado um e-mail com a recomendação de verificar na área restrita do usuário se não houve nenhuma alteração e algumas instruções para o dia da prova. Dentre essas instruções estão: chegar meia hora antes do início e levar documento de identificação válido (preferencialmente passaporte, que deve estar dentro da validade) com foto recente e assinatura. O teste de microfone será realizado duas vezes (no início da prova e logo depois do intervalo de 10 minutos antes do Listening+Writing), no qual você deverá falar por 10 segundos sobre a frase Describe the city you live in (isso não é avaliado, mas é bom falar algo interessante para ir “esquentando”).

No final do teste, suas seções de Reading e Listening são pontuadas instantaneamente. Essas pontuações não oficiais podem dar uma ideia de como você se saiu no teste. Em seguida, você será perguntado se deseja relatar (report) ou cancelar (cancel) suas pontuações. CUIDADO! Se você optar por cancelar suas pontuações, seu teste não será pontuado e você não receberá um relatório de pontuação ou reembolso (parece pegadinha, mas é verdade).

Depois de 4 a 8 dias da realização do teste, você receberá um e-mail avisando que seus scores estão disponíveis. Acessando a área restrita e selecionando o respectivo exame, serão exibidos os scores de todas as 4 seções e o total. Suas pontuações são válidas por 2 anos, então você pode baixar e imprimir uma cópia em PDF do seu relatório de pontuação (Score Reporting). Os relatórios de pontuação em PDF estão prontos para download 2 dias após você receber suas pontuações eletronicamente por meio de sua conta ETS (deve aparecer o botão Print/Download PDF Report ao lado do botão Order Score Report).

Se você fez o TOEFL mais de uma vez nos últimos 2 anos, seu relatório mostrará as pontuações do MyBest que podem ser diferentes do que você marcou na sua tentativa mais recente. Sua pontuação no MyBest, também conhecida como “superpontuação”, mostra suas melhores pontuações em cada seção do teste de todos os testes realizados, o que é aceito por muitas instituições.

Fontes

Compartilhe :)

2 comments

  1. Muito obrigado pelo compilado de informações!
    Bem estruturado e organizado.
    Está sendo bem útil para minha preparação para fazer o TOEFL.
    Abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.