Um professor indiano de matemática construiu um carro elétrico movido a energia solar com um visual que lembra muito o de um DeLorean, o icônico carro que serve de máquina do tempo na trilogia De Volta para o Futuro.
O inovador autodidata Bilal Ahmed vive em Srinagar (Caxemira, Índia) e este ano concluiu seu projeto de criar um carro movido a energia solar. Sua intenção era fazer um carro “luxuoso” mas acessível. “Carros como Mercedes, Ferrari, BMW são um sonho para uma pessoa comum”, disse ele, e acrescentou: “Só os ricos podem comprar esses carros. Achei que seria ótimo permitir às pessoas uma sensação de luxo por meio dessa inovação”.
Ahmed começou modificando seu carro depois de assistir a vários vídeos e adicionar novos recursos a ele. Uma característica de design é que o carro tem “asas de gaivota”, que se abrem para cima. Essa característica tem como objetivo permitir que as portas captem o máximo de luz solar possível, viradas para o céu. Os painéis podem mudar de direção conforme o sol se move, operados por controle remoto.
O carro funciona apenas com a energia elétrica que é gerada pelos painéis solares monocristalino. Os painéis desse tipo têm cor uniforme, indicando alta pureza da matéria-prima, e sua tecnologia tem eficiência mais alta (e ocupam menos espaço) se comparados com o de silício policristalino. Aqui, um único cristal de silício é dividido e transformado em lâminas individuais, que, por sua vez, são tratadas e transformadas em células fotovoltaicas. Veja mais sobre painéis solares no post Usinas solares.
Valleys first Solar car
A Kashmiri mathematician teacher Bilal Ahmed innovated a solar car Twitter/@basiitzargar
— Basit Zargar (باسط) (@basiitzargar) June 20, 2022
Um pouco mais sobre carros elétricos
Atualmente, os carros elétricos geralmente têm preços muito altos. De modo geral, toda nova tecnologia apresenta custos altos pela inovação, testes e amortização do investimento. Curioso que os primeiros carros elétricos são do final do século 19, e que no começo de 1900, quase 30% dos carros nos Estados Unidos eram elétricos. No entanto, as baterias perderam espaço para a indústria do petróleo, que estava decolando com um lobby forte de companhias cada vez maiores.
Um respiro na história dos carros elétricos ocorreu com a crise do petróleo, nos anos 1970. No Brasil, o fabricante de veículos Gurgel lançou seu projeto de carro elétrico em 1974. Com carroceria de fibra de vidro, tinha lugar para apenas duas pessoas, chegava a velocidade maxima de 50 km/h e tinha autonomia de 60 a 80 quilômetros com carga total.
As baterias pesam muito (literalmente inclusive) na questão da autonomia e velocidade. Somente com o avanço na tecnologia das baterias nos anos seguintes e questões ambientais, como poluição do ar e aquecimento global, que começaram a movimentar grupos econômicos e políticos a favor de outras tecnologias de geração de energia elétrica. Em conjunto e lentamente, postos de abastecimento, rede de manutenção, número de motoristas e outros pontos devem seguir o crescimento da frota de carros elétricos.
Além desses entraves, o custo de importação torna os preços ainda mais altos no Brasil – seja do carro todo ou das peças, para que o automóvel seja montado no país. Assim, o mercado de carros elétricos no Brasil mira um público que possa gastar ao menos o dobro de um carro “popular” com motor a combustão. Ou seja, são modelos de luxo – além disso, esses modelos trazem mais valor agregado aos fabricantes, portanto maiores lucros.
Existem modelos mais simples, principalmente fabricados na China e Índia. São comparáveis a “tuk-tuks” e carrinhos de golfe mais fechados, podendo ter três ou quatro rodas. Você pode ver modelos sendo vendidos até em sites como Aliexpress ou Made-in-China – inclusive “solar cars“. Um desses mini-carros chineses é o “ub-subcompacto” Wuling Hong Guang Mini EV, com 120 km a 170 km de autonomia e velocidade máxima de 100 km/h. Modelo pequeno mas de quatro lugares, tem um preço entre 4 e 5 mil dólares.
Mesmo com os custos de importação, são bem mais baratos que os carros do Brasil. Infelizmente, a legislação nacional exige certos itens obrigatórios (como air bags) e algumas certificações técnicas que tornam inviável sua circulação legal em vias públicas. Para conhecer mais sobre vantagens e desvantagens de carros elétricos, veja os posts Mitos e verdades sobre carros elétricos e 11 mitos sobre Mobilidade Elétrica.
Fontes
- Firstpost – Mathematics teacher builds a first-ever solar car in Kashmir
- Gizmodo – Professor de matemática demora 11 anos, mas constrói carro movido a energia solar
- Aldo – O que são painéis monocristalinos e quais são suas vantagens?
- Tecmundo – A história dos carros elétricos
- Mobiauto – Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla