Dicas de filmes – Aviação

Existem alguns filmes cuja história envolve aviação. Selecionei alguns abaixo:

Fenda no tempo

Fenda no TempoNa verdade é uma minissérie com dois episódios produzida nos EUA em 1995. Baseada na obra de Stephen King “The Langoliers”, a história começa em um voo de Los Angeles a Boston quando algumas pessoas acordam e percebem a ausência de muitas pessoas no avião. Dentre as 10 pessoas que sobraram estão uma cega (com poderes psíquicos), um piloto (o piloto do avião sumiu, esse estava como passageiro), um irritado investidor bancário (à beira de um distúrbio psicótico), dentre outros. Ninguém responde na comunicação via rádio, então decidem pousar em um aeroporto próximo e não encontram ninguém. O filme tem muitas referências a pilotagem, primeiros socorros, segurança de voo e fenômenos atmosféricos (como a aurora boreal). Está disponível no youtube, mas não sei até quando.

O aviador

The_Aviator

Drama biográfico norte americano de 2004, dirigido por Martin Scorsese. Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) foi dono da TWA (companhia aérea norte americana), rival da Pan Am, aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Investiu sua fortuna, herdada aos 18 anos, também revelando astros e dirigindo filmes (Hell’s Angels). Desde 1944, Hughes começou a exibir um comportamento alarmante e uma fobia aos germes, levando-o a um esgotamento nervoso. A película se estende até o lendário e único voo do seu gigantesco avião Hughes H4 Hercules, em 1947, o maior avião já construído. Também desenvolveu o avião espião XF-11, e ao testar o primeiro avião, Hughes quase morreu em um acidente aéreo ao cair com o aparelho nas vizinhanças de Beverly Hills.

Voo 7500

voo7500

Filme de terror produzido por EUA e Japão em 2014. Em um voo de dez horas dos Estados Unidos em direção ao Japão, os passageiros pensam como se distrair até perceberem uma presença estranha e sobrenatural dentro do avião. Em pouco tempo, fenômenos estranhos ameaçam a vida de todos os passageiros e tripulantes. O enredo do filme é baseado indiretamente no caso do voo 522 da Helios Airways que, devido a um erro humano, não manteve a pressurização da aeronave durante o voo. Interessante observar os procedimentos adotados em caso de despressurização.

O voo

O vooFilme norte americano de 2012, dirigido e co-produzido por Robert Zemeckis e estrelado por Denzel Washington. Um avião está em iminente queda, até que o piloto consegue salvar e pousar com danos mínimos (voando de ponta cabeça!). De um herói, o piloto vira vilão, ao descobrirem que ele estava voando sob efeito de álcool e drogas. Uma grande reflexão sobre ética e profissionalismo. Durante a turbulência no início do filme, é mostrada uma tela de radar meteorológico com duas grandes áreas de chuva forte e instabilidade.

Tela de radar (filme "O voo") - regiões vermelha possuem chuva forte e turbulência severa e regiões verdes, chuva moderada (O avião passa entre as duas regiões vermelhas)
Tela de radar (filme “O voo”) – regiões vermelha possuem chuva forte e turbulência severa e regiões verdes, chuva moderada (O avião passa entre as duas regiões vermelhas)

Top Gun

Top Gun

Pete “Maverick” Mitchell é um jovem piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar do curso Top Gun na Navy Fighter Weapons School, após seu companheiro abandonar a aviação de caça. Lá se envolve com sua instrutora de astrofísica, e tem uma rixa com seu concorrente rival Tom “Iceman” Kazensky. O filme, de 1986, ficou famoso mais graças à trilha sonora: Take My Breath Away (tema romântico) e Highway To The Danger zone (tema aventura). Curiosidade: o MiG-28 foi uma aeronave fictícia usada no filme “Top Gun”. Na verdade o Mig-28 era um F-5 Tiger II, construído pela Northrop nos Estados Unidos em 1964. O filme não usava aviões Mig verdadeiros, pois na época era impossível conseguir legítimas aeronaves soviéticas, e na verdade nunca existiu um MIG-28, mas sim MIG-27 e MIG- 29, sempre em números ímpares. O filme está disponível no youtube, mas não sei até quando.

Panam

Pan AmPan Am é uma série de televisão centrada em torno do ícone da aviação Pan Am durante os anos 60. Estreou em 2011 nos EUA, exibindo o último episódio da primeira temporada em 19 de fevereiro de 2012. O enredo envolve uma comissária que não tem medo de testar as regras da Pan Am e seus superiores, outra iniciante que vira capa da revista Life, outra que é agente secreta da CIA, um piloto envolvido em um caso amoroso com outra comissária, e por aí vai. Viajam para vários lugares do globo, e a reconstituição dos ambientes de época é realmente muito boa. Veja o trailer da série.

Voando Alto

Comédia norte americana de 2003, conta a história de uma moça do interior que deseja ser uma comissária de voo e mudar de vida. Veja o trailer no youtube, e o filme veja na sessão da tarde (hehe).

Vivos

Filme norte americano de 1993, baseado no livro de autoria de Piers Paul Read, Alive: The Story of the Andes Survivors, que reúne uma série de depoimentos realizados com os sobreviventes do acidente com o Voo da Força Aérea Uruguaia 571.

Voo United 93

Filme norte americano de 2006, mostra o drama vivido pelos passageiros do suposto voo 93 da companhia aérea United Airlines no dia 11 de setembro de 2001 que teria sido abatido pelos próprios passageiros. O verdadeiro avião do voo 93 da United Airlines, foi um Boeing 757-222 que voava regularmente de Newark (New Jersey) a San Francisco (Califórnia). Foi um dos quatro aviões sequestrados como parte dos planos terroristas de 11 setembro, possivelmente destinado a colidir e destruir o edifício do Capitólio em Washington, DC. Foi o único dos quatro aviões que não atingiu seu alvo, batendo perto de Shanksville, na Pensilvânia, cerca de 150 quilômetros a noroeste de Washington.

Apertem os cintos, o piloto sumiu

AirplaneEste filme de 1980 é um clássico dos filmes de comédia dos EUA, com Leslie Nielsen. Ted Striker, um piloto, ex-combatente de uma guerra não nomeada, tornou-se traumatizado após o final desta, adquirindo o medo de voar e o seu “problema com o álcool”. Numa tentativa de recuperar a coragem, Striker tenta reconquistar o seu grande amor, Elaine, uma moça que conhecera nos tempos da Guerra, que é agora uma assistente de bordo. Após o jantar ter sido servido, muitos dos passageiros adoecem, porém um destes, Dr. Barry Rumack dá-se depressa de conta que é o peixe que está a causar os desmaios. As assistentes de bordo descobrem também que o piloto e co-piloto do avião tinham também ficado inconscientes, deixando ninguém a bordo profissionalmente capaz de pilotar o avião. Veja uma seleção com as cenas mais engraçadas.

Aviões (série de desenhos da Disney)

avioes_disney

Dusty é um avião pulverizador agrícola profissional que tenta participar de uma corrida internacional. Para isso, deve aumentar a potência (recebe ajustes no motor) e reduzir o arrasto (retira o kit de pulverização). Conhece diferentes tipos de aeronaves e conceitos como hélice e sustentação são apresentados de maneira lúdica. Dusty ainda deve vencer o medo de voar alto para conseguir ganhar a corrida ao redor do mundo. Em sua continuação, “Aviões 2: heróis do fogo ao resgate”, Dusty tenta ajudar o aeroporto a receber de volta sua autorização de funcionamento sendo o segundo bombeiro. Para isso, recebe treinamento em aeroporto da região de florestas da Califórnia que sempre pegam fogo. Ainda vive o conflito interno de ultrapassar a potência e comprometer definitivamente sua caixa de redução – dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador, fundamental para a hélice funcionar em velocidade menor que a do funcionamento do motor e permitir o voo da aeronave.

Algumas últimas indicações

Esse link mostra 12 cenas de acidentes de avião mais aterrorizantes da história do cinema (alguns vídeos foram retirados por direitos autorais mas vale a pena pela lista) e o vídeo a seguir apresenta alguns filmes que envolvem aviões principalmente dos anos 1980/90 e que pode valer a pena conhecer (ou não):

Até mais, e obrigado pelos comentários! =)