Condições climáticas em Pokémon

Pokémon, abreviação da marca japonesa “Pocket Monsters”, é uma franquia de mídia criada por Satoshi Tajiri em 1995, inspirada no em seu passatempo de colecionar insetos quando era criança. Ela é centrada em criaturas ficcionais chamadas “Pokémon”, que os seres humanos capturam e os treinam para lutarem entre si com seus ataques de diversos tipos. O conceito de capturar, treinar e batalhar estão presentes em quase todas as versões da franquia Pokémon, incluindo nos jogos, no anime e na série de mangá, e no jogo de cartas.

Na maioria dos jogos de Pokémon, o jogador (chamado de Treinador) que encontra um Pokémon selvagem é capaz de capturá-lo através de um objeto esférico chamado Pokébola. O pokémon tende a obedecer todos os comandos de seu mestre, podendo fazer parte de um time. O Pokémon vencedor ganha pontos de experiência e, às vezes, pode subir de nível. Quando sobe de nível, as suas estatísticas de batalha são aumentadas e podem ganhar novas habilidade. Além disso, muitas espécies possuem a capacidade de evoluir e se transformar em uma espécie mais forte.

Os jogos originais de Pokémon foram role-playing (RPGs) com elementos de estratégia criados para o Game Boy. A cada determinado número de anos, uma sequência oficial nas séries RPGs principais é lançada, contendo novos Pokémon, personagens e conceitos de jogabilidade, sendo considerada uma nova geração da franquia.

Exemplos de condições climáticas em Pokémon
Exemplos de condições climáticas em Pokémon

As condições climáticas são uma mecânica dos jogos introduzida na 2ª geração, expandida na 3ª geração e ampliada mais ainda na 4ª geração. Em cada geração, as condições climáticas podem se alterar em geral em três aspectos: o local onde o jogador está, os Pokémons envolvidos na batalha e as estações do ano. Apenas uma condição climática pode estar ativa por vez, e só permanece a última que foi ativada.

Na 2ª geração, foram introduzidos três movimentos que podem mudar o tempo nas batalhas e alterar levemente o campo, que são os sguitnes ataques:

  • Sunny Day – intensa luz solar recai sobre o campo durante 5 cinco rodadas, sendo possível usar Solarbeam sem esperar um turno;
  • Rain Dance – causa um intensa chuva que dura por 5 turnos, e Thunder terá uma precisão de 100% enquanto o efeito estiver ativo;
  • Sandstorm – causa uma tempestade de areia no campo

Com Sunny Day, os ataques de fogo são mais fortes e os de água mais fracos; acontece o contrário com Rain Dance; com Sandstorm, todos os Pokémon que não sejam dos tipos pedra, solo e metal sofrem dano uma vez por rodada.

Na 3ª geração, foi introduzida uma nova condição climática: Granizo (Hail). Ele tem a duração de 5 rodadas, assim como os outros efeitos climáticos ativados por ataques, e tira um pouco de dano de cada Pokémon que não é do tipo gelo uma vez durante a rodada. Os mascotes das versões também tem habilidades relacionadas ao tempo:

  • Groudon (mascote de Ruby) – tem a habilidade Drought (seu efeito deixa o tempo muito ensolarado até o fim da partida ou até ser sobreposto por algum outro efeito);
  • Kyogre (mascote de Sapphire) – possui a habilidade Drizzle (causa uma intensa chuva até o fim da batalha);
  • Rayquaza (mascote de Emerald) – tem a habilidade Air Lock (nega qualquer efeito climático);
  • Psyduck e sua evolução – possuem a habilidade Cloud Nine, que tem os mesmos efeitos de Air Lock;
  • Tyranitar – tem a habilidade Sand Stream (causa uma intensa tempestade de areia que perdura até o fim da batalha se não for substituída por outro efeito)

Outros Pokémon tem habilidades que os beneficiam sobre os efeitos climáticos, como no caso de Lotad que tem a habilidade Rain Dish. O Instituto Climático de Hoenn criou Castform, um Pokémon capaz de mudar com o tempo, para ajudar nas previsões.

Nos jogos da 4ª geração, existem várias rotas onde tempestades de areia, de neve e chuvas acontecem constantemente. Uma nova condição de tempo foi introduzida: Neblina (Fog). Diferente das outras condições, não pode ser causado por nenhum movimento; ao invés disso, ela aparece em determinadas áreas e pode ser removida com o ataque Defog. Snow Warning causa uma tempestade de neve e tem a mesma duração em batalha que habilidades como Drizzle, Drought e Sand Stream. Também foram introduzidos quatro itens que aumentam a duração dos efeitos: Icy Rock, Heat Rock, Damp Rock e Smooth Rock. Acid Rain, uma condição climática glitch, também está presente em alguns jogos.

Na 5ª geração, foram introduzidas as estações. Elas podem alterar as ocorrências climáticas em algumas rotas e cidades. Por exemplo: em Driftveil, tem granizo e neve no inverno, enquanto no outono e primavera a chuva é comum. Os Pokémon Thundurus e Tornadus causam tempestades de trovão e vento por onde passam, e em batalha estas tempestades se tornam chuvas. Foram introduzidas também novas habilidades em relação ao clima (Sand Rush, Sand Force, Overcoat) e Hidden Habilities.

Assim, existem seis tipos de clima que afetam o campo de batalha e áreas ao ar livre:

  • Luz Solar Intensa
  • Chuvas Intensas
  • Tempestade de Areia
  • Tempestade de Neve
  • Céu Sombrio
  • Neblina

Os respecitvos efeitos em campo e locais onde podem ser encontrados estão no texto do Pokémon Blast News – Condições Climáticas. Vários efeitos climáticos aparecem em cavernas na série Mystery Dungeon.

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