Bolo de polpa de café

Já existem estudos e testes para utilizar a borra de café como biocombustível fábrico de embalagens e de tecidos – veja mais no artigo Conheça as empresas que reciclam os resíduos de café nos mais fantásticos produtos. No entanto, a polpa é uma parte ainda comestível do café.

A polpa é adocicada, lembrando o gosto de uma lichia só que com bem menos massa – experimente chupar um fruto para sentir, antes de retirar a semente. Além disso, é rica em fibras e anti-oxidantes. Que tal aproveitar para fazer um bolo com polpa de café?

Bolo de polpa de café. Foto: ViniRoger

Receita de bolo de polpa de café

Ingredientes

  • 2 xícaras de polpa de café com casca (meio pote de 500 ml)
  • 3/4 de xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento pó

Preparo

  1. Coloque o que sobrou da retirada dos grãos em um liquidificador em triture por uns 3 minutos, reorganizando as cascas de tempos em tempos para manter uma polpa uniforme
  2. Colocar também no liquidificador o óleo, o açúcar e os ovos e bater por uns 3 minutos
  3. Colocar a mistura em uma vasilha e acrescentar aos poucos a farinha de trigo e por último o fermento
  4. Colocar em forma de buraco untada e enfarinhada
  5. Levar para assar forno pré aquecido (deixar ligado por 5 min antes de colocar a fôrma) por mais ou menos 30 minutos – aproveite para deixar os grãos de café junto para já ir secando

A receita foi adaptada do site Tudo Gostoso. Um site que serviu de fonte para escrever esse post é o Chávena, que possui muitos artigos sobre café.

Atualização: Colocando 1 ovo a mais e substituindo a polpa de café por 6 colheres de sopa de erva mate peneirada, você pode fazer um bolo de erva mate – fica com um cheirinho bem particular.