Banana empanada

Basicamente, empanar é fritar o alimento depois de envolto em ovo batido e coberto de pão ralado (a famosa farinha de rosca) ou de farinha de trigo. É muito transformar pão velho em torradas e depois moer para formar a farinha de rosca. O clássico é fritar em óleo bem quente, mas você também pode usar o ar quente de um forno ou uma air fryer.

Empanar um alimento traz não só um sabor a mais mas principalmente uma crocância extra. Gostamos tanto de alimentos crocantes porque não degustamos apenas com a boca, o nariz ou os olhos, mas também com o ouvido – ou seja, comer é uma experiêncial multissensorial. Dentre as teorias que ajudam a explicar esse gosto estão alguns quesitos evolutivos. Geralmente, as verduras mais frescas são mais crocantes, e alimentos crocantes (como biscoitos, cereais ou frituras) tendem a ser ricos em gordura – e nosso cérebro gosta da ideia de gordura. Até a música pode alterar o sabor da comida, mas é um campo totalmente novo a ser explorado.

Banana-pão empanada. Foto: ViniRoger
Banana-pão empanada. Foto: ViniRoger

Quanto à banana a ser usada, exitem vários tipos que variam em tamanho, coloração da casca e textura da polpa. A ProMusa (associação atuante entre 2009 e 2021 com bananas) organizou a nomenclatura das espécies de banana para facilitar o comércio internacional, definindo os seguintes nomes:

  • Banana-ouro – pequena, casca fina, polpa de textura macia e muito doce;
  • Banana cavendish ou banana-d´água ou banana-caturra – formato longo e levemente encurvado, possui casca grossa e polpa de textura macia, levemente seca e adocicada;
  • Banana-prata – formato alongado e levemente encurvado, possui casca fina e polpa de textura macia, adocicada e levemente ácida;
  • Banana-maçã – formato pequeno e levemente encurvado, possui casca fina e polpa levemente rosada, com textura macia e úmida;
  • Banana-da-terra ou plátano – formato grande e alongado com pouca curvatura, possui casca fina com coloração entre o amarelo e o verde.

Semelhante a essa última, está a banana-pão, também conhecida como banana-figo, banana-três-quinas ou banana-marmelo. Ela possui uma aparência bojuda, com quinas bem marcadas e a casca grossa e flexível. Assim como a banana-da-terra, não é indicada que seja consumida crua, pois o excesso de tanino e amido deixa seu sabor adstringente e travoso. Tem de ser cozida, assada ou frita, para que o amido vire açúcar e o sabor seja suavizado.

Banana-pão ainda verde. Foto: ViniRoger
Banana-pão ainda verde. Foto: ViniRoger

Se precisar amadurecer bananas rapidamente, coloque-as num saco de papel por alguns dias, que reterá o gás etileno produzido pela fruta e acelerará o amadurecimento. Para retardar seu desenvolvimento, elas podem ser congeladas.

As bananas verdes possuem em torno de 70% a 80% de amido, mas durante o amadurecimento o amido é convertido em açúcar, restando apenas 1%. Elas continuam a amadurecer depois que você as compra, então se você não for usá-las por alguns dias, é bom comprar bananas verdes e armazená-las à temperatura ambiente.

Quanto mais madura, mais doce a banana, mas ela pode ser frita ainda verde. Nesse caso, pode ser consumida como um doce ou como um salgado: basta temperar com sal ou açúcar para dar o sabor desejado.

Receita de banana-pão empanada

Ingredientes

  • 3 bananas-pão
  • 75 g de farinha de rosca
  • 2 ovos
  • Sal ou açúcar a gosto (e outros temperos também)

Modo de preparo

  1. Descasque as bananas e corte-as em fatias
  2. Quebre os ovos em um recipiente e tempere
  3. Espalhe a farinha de rosca sobre um prato
  4. Molhe uma fatia de banana de cada vez no ovo e, depois de tirar o excesso, passe na farinha de rosca
  5. Coloque as bananas empanadas em uma assadeira previamente untada
  6. Leve a forno baixo (150-180°C) por aproximadamente 1 hora ou em uma air fryer por 15-20 minutos a 180°C

Essa receita serve duas pessoas. Pode servir como acompanhamento de um almoço/jantar, lanche ou mesmo uma sobremesa junto com uma bola de sorvete.

Fontes

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.