O Aermacchi MB-326 é uma aeronave monomotora a jato para o treinamento militar desenvolvida pela companhia italiana Aermacchi. Sua versão brasileira foi denominada EMB-326 Xavante pela Embraer e AT-26 pela FAB.
A Aermacchi (originalmente Aeronautica Macchi) é uma indústria aeronáutica italiana fundada em 1913. Sua sede está em Varese, uma comuna situada na região da Lombardia (próximo de Milão). Durante a Primeira Guerra Mundial, construiu caças que foram pilotados pelos maiores ases da aviação italiana, depois entrando no setor de hidroaviões e estabelecendo o recorde mundial de velocidade em 1934.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Macchi também produziu excelentes aviões de caça, estabelecendo uma reputação de liderança na fabricação de treinadores, inclusive à jato. A Aermacchi tem um longa história de parcerias com a Embraer, desde a produção sob licença do EMB-326 Xavante, até a fabricação conjunta do AMX.
O primeiro voo do MB-326 aconteceu em 1957. Foi utilizado pela Força Aérea Italiana até 1981, quando foi substituído pelo Aermacchi MB-339. Foram construídas no total 778 unidades do MB-326 para treze países em diferentes variantes.
A variante MB-326G teve as maiores alterações, com maior ênfase nas capacidades de ataque, possui uma turbina Viper 20 Mk 540 e célula modificada. Serviu de base para diversas outras versões, como a MB-326M (desenvolvida a partir do MB-326B, mas com a turbina Viper 20 Mk 540, construída sob licença pela Atlas Aircraft na África do Sul com a designação Impala I), a MB-326GB (vendida para Argentina, Zaire e Zâmbia) e a MB-326GC, variante do MB-326GB produzida pela Embraer no Brasil.
Na Força Aérea Brasileira, havia a necessidade de selecionar uma aeronave de treinamento para a conversão operacional junto com a compra de uma nova aeronave supersônica, que viria a ser o Mirage III. Com recursos disponíveis e a vontade de desenvolver uma indústria aeronáutica no Brasil, a encomenda do Aermacchi MB-326 e a fabricação do Bandeirante possibilitaram o início da Embraer. A versão brasileira do MB-326GB foi denominada EMB-326 Xavante pela Embraer e AT-26 pela FAB, indicando sua dupla função de ataque e treinamento.
O vídeo a seguir mostra três aviões Xavante expostos como monumentos no Campo de Marte, em Guarulhos e em Vinhedo:
Os Xavantes entraram em operação em 1972 e continuaram em produção até 1981, sendo o primeiro avião a reação construído em série no Brasil. A Embraer construiu 166 aeronaves para a FAB, sendo as demais exportadas para o Togo (6 unidades) e o Paraguai (10 unidades). Onze aeronaves usadas foram doadas para a Marinha da Argentina depois da Guerra das Malvinas para repor as perdas desta força no conflito.
Diante do alto custo dos treinadores avançados modernos, a FAB optou por estender a vida operacional de sua frota de Xavantes. Para isso, adquiriu peças de reposição, motores e até aeronaves (para servirem como fonte de peças) da África do Sul. O biposto Xavante e o monoposto Impala II (MB-326KC) utilizam o mesmo motor. A FAB resolveu colocar em operação 11 das 14 adquiridas, designadas como AT-26A. Ao contrário da versão brasileira, o Impala II está equipado com metralhadoras fixas (os Xavantes precisam usar casulos de metralhadoras), equipamentos de auto-defesa (chafts, flares e detecção de iluminação por radar) e a capacidade de lançar alguns tipos de mísseis sul-africanos, como o V3-B.
Em setembro de 2013, a aeronave foi aposentada definitivamente pela FAB – o treinamento de pilotos começa a ser feito em aeronaves Northrop F-5. Os aviões foram realocados para decorar áreas públicas em diferentes cidades do país:
- Centro Logístico da Aeronáutica (Celog) da FAB, no Campo de Marte em São Paulo/SP
- Praça Santos Dumont, na Vila Galvão em Guarulhos/SP – até 1976, a praça contou com uma aeronave Douglas A-20, que foi retirada a pedido da Aeronáutica. O Xavante voou até o final de 2010, sendo, então, desativada depois de 6.273 horas de voo e realizado 7.685 pousos (fonte: Guarulhos web)
- Base Aérea de São Paulo junto do Aeroporto de Guarulhos/SP – exposto ao lado de um T-6
- Praça Francisco Hitner (ou “do Avião”) em Vinhedo/SP – recebeu nova pintura, com as cores terra, verde folha, verde oliva e cinza claro, marcações de salvamento, insígnias, inscrições, matrícula e bandeira, retornando às suas características originais (fonte: Prefeitura de Vinhedo)
- Parque Ecológico em Americana/SP – doado à Prefeitura em 2009 e afixado em pedestal na Praça Tiradentes, foi desmontado em abril de 2015 e realocado em junho de 2016 na entrada do Parque Ecológico (Zoológico). (fonte: o Liberal)
- Praça Fernando Arruda Botelho em São Carlos/SP – (fonte: Primeira Página)
- Rotatória em frente à empresa Máquinas Agrícolas Jacto em Pompéia/SP – doado em 2008 à cidade pelo Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, nascido em Pompéia. Foi instalado na entrada da cidade a sete metros de altura (fonte: Wikimapia)
- Academia da Força Aérea em Pirassununga/SP – em frente ao Hotel de Trânsito da AFA (fonte: Panoramio)
- Parque da Represa em São José do Rio Preto/SP – em frente ao lago 2 (fonte: Estadão)
- Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro/RJ
- Canteiro central da Radial Leste, no Aero Clube de Volta Redonda/RJ – foi transportado em dois caminhões de Recife e remontado sobre uma coluna de aço, contando a noite com iluminação especial, foi doada para a prefeitura em 2013 (fonte: Foco Regional)
- Rotatória em Maringá/PR – doada em 2012 a pedido da Prefeitura, foi transportada do Parque de Material Aeronáutico de Recife (fonte: O Diário)
- Ulbra em Canoas/RS – prefixo FAB 4508
- Praça dos Três Poderes (ou da Bandeira) em Florânia/RN – doado à prefeitura e “estacionado” em frente à prefeitura em 2015 (fonte: Edson Dantas)
- Lago João Barbosa, próximo à Prefeitura de Triunfo/PE – conforme o ângulo de visão, parece estar planando sobre o lago
- Praça Pinto Martins, Camocim/CE
- Museu das Turmas de 1973 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e de 1976 da Academia da Força Aérea (AFA) em Guaramiranga/CE
- Base Aérea de Recife/PE – junto de um B-17 Flying Fortress
- Base Aérea de Natal/RN – junto de um T-23 Uirapuru
- Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas da Barreira do Inferno em Natal/RN – veja mais no post sobre a Barreira do Inferno
- Base Aérea de Fortaleza/CE – junto de um T-33 e um C-95 Bandeirante
- Base Aérea de Santa Maria/RS
- Base Aérea de Porto Velho/RO
- Clube de Aeronáutica de Brasília/DF
- Praça Umuarama em Porto Nacional/TO – fonte: Conexão Tocantins
- Canteiro central da Avenida João Alencar em Boa Vista/RR – matrícula FAB 4493 (fonte: Amazon Sat)
- Igreja Museu de Paulo Bento/RS
- Praça Felix Gomes, Parelhas/RN
tem um em frente ao museu de paulo bento
Muito obrigado pela informação, Lucas! Já o localizei e acabei de inclui-lo na lista.