Aeroportos extremos

Existem aeroportos que desafiam os pilotos de diferentes modos. Alguns possuem pistas muito curtas na beira de penhascos ou de frente para o mar – isso se a pistão não for feita de gelo ou for na areia da praia. Outros estão mergulhados em centros urbanos. Ainda existem aqueles a milhares de metros de altitude, em um ambiente de ar rarefeito e baixa concentração de oxigênio, dificultando o funcionamento dos motores e a sustentação.

Veja esses slides contendo fotos e descrição de 20 aeroportos extremos ao redor do mundo (link para arquivo):

Seguem os vídeos feitos em pousos e decolagens de alguns desses aeroportos:

Aeroporto de Lukla, Nepal – quase acontece um acidente, já que é uma única pista e um avião está prestes a decolar, mas outro vem no sentido contrário para pousar

Pouso no Aeroporto de Courchevel, Alpes Franceses

Decolagem no Aeroporto de Barra, Escócia – na areia da praia

O canal “Aviões e Músicas” possui vídeos falando sobre alguns desses aeroportos:

Embora não esteja na lista, outro aeroporto extremo é o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Envolto pela Baía da Guanabara, sua pista fica de frente para o Pão de Açúcar, obrigando a pousos e decolagens sempre no visual. Além disso, a pista do Santos Dumont tem cerca de 1.300 metros de extensão e é a mais curta do mundo a receber um 737-800, diz a Boeing. A companhia aérea Gol pediu para a fabricante desenvolver uma “personalização” própria para pousar os aviões desse modelo no aeroporto, resultando em um freio mais resistente e mais leve para fazer o avião parar mais rápido. A Airbus fez mudanças aerodinâmicas, no motor, nos freios e no software para permitir que os A320 pousem e decolem cheios no aeroporto Santos Dumont.

Outro ponto de perigo é uma avenida que passa a poucos metros da cabeceira da pista cuja passagem de carros é controlada por duas guaritas com vigias, cancelas e sinais luminosos e sonoros, mas já aconteceu de um táxi passar no momento em que um avião decolava e capotar várias vezes devido ao deslocamento de ar, caindo nas pedras.

Ainda existem outros aeroportos muito curiosos. Por exemplo, o Aeroporto Internacional Don Mueang (em Bangkok, Thailand), possui um campo de golfe entre suas duas pistas. No final de 2003, o Aeroporto de Wellington (Nova Zelândia) instalou uma estátua de Gollum com 13 metros no terminal, a fim de promover a estréia mundial de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Dez anos depois, foi a vez da águia gigante Gwaihir, montada por um boneco do personagem Gandalf.

Lápides de túmulos sob a pista do aeroporto de Savannah (EUA).
Lápides de túmulos sob a pista do aeroporto de Savannah (EUA).

Já o Savannah / Hilton Head International Airport (em Georgia, EUA) possui duas lápides de concreto incrustadas na pista de pouso/decolagem. Os túmulos foram encontrados durante a construção da extensão da pista, sendo o mais antigo datado de 1857. A lei federal proíbe a movimentação de um túmulo sem a permissão do parente mais próximo. Como os parentes não foram encontrados, não puderam ser removidos. Duas sepulturas adicionais foram feitas fora da superfície de asfalto da pista.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.