XX EPGMET – INPE

O Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Meteorologia (EPGMET) terá sua vigésima edição esse ano, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021. Em meio a pandemia do Corona Vírus, essa Edição Comemorativa será exclusivamente online, assim como a de 2020. Além de promover um encontro entre os estudantes de pós-graduação de meteorologia do INPE, as portas são abertas para recepcionar estudantes e profissionais de outras regiões do Brasil e outros países.

A programação do evento conta com palestras (algumas internacionais), duas mesas redondas (crise hídrica e mudanças climáticas), apresentações orais e um mini-curso de python. Os eixos temáticos dessa edição:

  • Recursos hídricos
  • Meteorologia ambiental
  • Estudos ambientais nos ecossistemas brasileiros
  • mudanças climáticas e eventos extremos
  • Modelagem do sistema terrestre

Você pesquisador(a) está convidado a trazer sua participação na forma de apresentação oral ou via vídeo sobre seu pôster. Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento com ISBN. Confira dicas para submissão de trabalhos no link – inscrições abertas até 25 de outubro, com possibilidade de gratuidade! Os trabalhos podem ser resumos simples, trabalhos em andamento ou trabalhos completos, sendo candidatos a publicação em revista na edição especial da revista Biobrasil.

Uma das novidades desse ano é o Concurso de fotografia. Você poderá selecionar suas melhores fotos de nuvens e fazer sua inscrição até 20 de outubro, através do formulário disponível no link, juntamente com as regras do concurso.

Fique ligado nas informações no INSTAGRAM e no site do EPGMET para mais novidades!

O Curso de Pós-Graduação em Meteorologia (PGMET), o mais antigo do Brasil, tem como meta a formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado. Desde o seu início em 1968, já formou mais de 130 doutores e 300 mestres, e atualmente participa do Programa de Excelência da CAPES (PROEX), por possuir conceito 6 nas últimas avaliações.

A PGMET faz parte do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) junto com a Divisão de Previsão de Tempo e Clima (DIPTC), que absorveu o conhecido CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) – a estrutura atual foi implementada com a publicação da Portaria 3446, publicada no Diário Oficial da União, em 10 de setembro de 2020, que revogou a Portaria 5149, de 2016. A divisão fornece previsões de tempo de curto e médio prazos, além de previsões climáticas, de alta precisão desde 1995.

Parte de equipe do XX EPGMET. Fonte: divulgação
Parte de equipe do XX EPGMET. Fonte: divulgação

Atualização: o evento durou cinco dias e foi um sucesso, contando com algumas dezenas de submissões de trabalhos, centenas de visualizações na transmissão pelo Youtube, palestras, mesas redondas, concurso de fotografia, etc. Foram seis trabalhos que receberam destaque (três apresentações orais e três resumos/pôsteres). Todas as apresentações e pôsteres estão disponíveis para visualização nos respectivos links.

Além de participar da organização na comissão de finanças, também apresentei dois trabalhos no evento: “Causas da cheia recorde do rio Negro em 2021 e possível associação com fluxo de umidade para o sul/sudeste do Brasil” (como autor principal) e “Análise sinótica, trajetória e intensidade de três ondas de frio associadas a ocorrência de neve e geadas no brasil durante o inverno de 2021” (premiado como trabalho destaque).

Compartilhe :)

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.