Programas do The Weather Channel

The Weather Channel (TWC) é um canal de televisão paga sediado em Atlanta, Geórgia (EUA). Lançado em 2 de maio de 1982, teve versões criadas em espanhol (1996) e em português (1998), mas que foram encerradas em 20 de dezembro de 2002. Era uma subsidiária da Weather Company até que esta foi comprada pela IBM em 2016.

A programação da previsão do tempo constituía praticamente todo o cronograma do TWC até o ano 2000. Posteriormente, além de notícias e análises meteorológicas, começou a incluir documentários e programação de entretenimento relacionados ao tempo e clima. Após a estreia, os episódios das séries foram reexibidos várias vezes.

Tela de abertura do programa "Strangest Weather on Earth". Fonte: The Weather Group
Tela de abertura do programa “Strangest Weather on Earth”. Fonte: The Weather Group

O ano 2000 teve a estreia da série semanal “Atmospheres”, apresentada pelo meteorologista Jim Cantore e Mish Michaels. Cada episódio continha três previsões locais e duas nacionais, além dos segmentos: “Feature of the Week”, histórias dramáticas de resgate do tempo inclemente; “Destinos”, que destacava locais exóticos; “In The Elements”, perfis de pessoas que trabalham em condições climáticas extremas e uma história do tempo única que variava a cada episódio. Foi exibido até 2002, quando deu origem a outros programas independentes.

Storm Stories” foi lançado em 6 de janeiro de 2003 como o primeiro verdadeiro programa de formato longo em série no The Weather Channel. Teve 3 temporadas (12, 8 e 8 episódios) até 2015, sendo que em 18 de agosto de 2019 houve um renascimento da série como “Storm Stories: The Next Chapter”. Cada episódio apresenta uma famosa tempestade severa e os sobreviventes dela compartilhando suas experiências. Um dos programas é o “Jurassic Park Hurricane”, que fala  sobre o furacão Iniki, que atingiu as gravações do filme – mais detalhes no post “O furacão na filmagem de Jurassic Park” do Meteorópole. Algumas chamadas e episódios estão disponíveis no canal do The Weather Channel no youtube:

It Could Happen Tomorrow” foi ao ar entre 15 de janeiro de 2006 e 29 de julho de 2007. Cada episódio foi dividido em vários segmentos: “It Did Happen”, um segmento que falava sobre desastres semelhantes acontecendo em outras partes da América (ou mesmo antes na cidade-alvo apresentada); “Quando Acontece / Como Aconteceria”, que falava sobre como o desastre se desenrolaria; e um terceiro segmento sobre como se preparar para o desastre e entrevistas com residentes nas áreas ameaçadas sobre o que eles acham da ameaça do desastre. Às vezes, havia um segmento chamado “Antes que aconteça”, que mostra o que está sendo feito para se preparar para o desastre.

Full Force Nature” estreou em 15 de janeiro de 2006 e teve 5 temporadas. Ele focava em climas extremos e climas estranhos gravados.

O programa “Epic Conditions” estreou em 4 de março de 2007, com ênfase em mostrar como a influência do tempo pode afetar os eventos atléticos e esportivos.

When Weather Changed History” foi ao ar entre 6 de janeiro de 2008 e 25 de fevereiro de 2009 – 10 episódios na primeira temporada e 14 na segunda. Seu foco está em mostrar a influência de fenômenos meteorológicos em grandes eventos históricos – da explosão do ônibus espacial Challenger à invasão no dia D.

Deadliest Space Weather” teve 6 episódios em 2013. Ele apresenta condições climáticas extremas que ocorrem em todo o nosso sistema solar e explora a premissa “o que aconteceria se essas condições adversas pudessem prevalecer na Terra?” Uma playlist com a chamada de alguns programas está disponível no youtube -que já apresentam um bom resumo do tema do episódio.

Também em 2013, foi exibida a primeira de três temporadas do programa “Strangest Weather on Earth“. Nele, vários fenômenos curiosos (como nuvens estranhas, relâmpagos esféricos, chuvas de peixes e vermelhas) são explicados por especialistas. Uma playlist com a chamada de alguns programas está disponível no youtube e também mostram um resumo interessante do tema.

Esses e outros programas são apresentados na página do The Weather Group e na Wikipedia.

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.