Pioneiros espanhóis na tecnologia de visão biónica para combate da cegueira

Liderando o caminho com os implantes de retina, o turismo médico em Espanha vai recuperar.

O turismo médico abrandou durante a pandemia, mas todos os indicadores apontam para continuar tão popular como sempre, em especial dado que os tratamentos pioneiros podem ajudar a amenizar a procura acumulada.

Espanha está a sofrer uma revolução na oftalmologia. Há várias equipas a trabalhar em paralelo nesta área, incluindo a Universidade Miguel Hernández de Elche, o Instituto de Microcirurgia Ocular (IMO) e o Centro de Oftalmologia Barraquer. O avanço nas tecnologias levou ao desenvolvimento de novos recursos visionários em Espanha, na Universidade Miguel Hernández, tais como óculos digitais que podem ajudar os pacientes a tirarem o máximo partido da sua visão, com lentes que ampliam, controlam o ofuscamento ou melhoram o contraste.

Não obstante, um dos avanços mais empolgantes é o microchip criado neste instituto e implantado no cérebro. Os cientistas espanhóis demonstraram, num estudo recente, que ao estimularem o córtex cerebral, é possível e seguro restabelecer a visão nalguns pacientes cegos, em doenças que afetam a parte exterior da retina (tais como retinite pigmentosa), usando esta tecnologia.

Investigações semelhantes levadas a cabo pelo Instituto IMO usaram um chip de retina para criar um sistema de visão artificial que substitui a função das células fotorrecetoras lesionadas, nalguns pacientes. Ao estimularem eletricamente as células nervosas na retina, as informações são enviadas através do nervo ótico até ao cérebro e ao aprender como processar estas informações, os pacientes cegos podem “ver” bionicamente, para que possam localizar e identificar fontes luminosas, momento e objetos.

No Centro de Oftalmologia Barraquer foram conseguidos resultados promissores usando grafene, com implantes da retina artificiais, que proporcionam uma acuidade visual superior. Para pessoas com cegueira devido a esta patologia da retina, poderá ter benefícios profundos.

Joaquin Pineda, CEO da Medical Solutions Barcelona—uma plataforma líder em turismo médico em Espanha—prevê que a procura por tratamentos pioneiros irá sofrer um aumento. “O aumento pós-pandemia nas listas de espera tornou os cuidados de saúde inacessíveis nalguns países. Viajar para o estrangeiro até um centro de renome por vezes torna-se uma opção viável que de longe compensa o custo de melhorar a qualidade de vida.”

Acerca da Barraquer

Barraquer é um centro líder na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da visão. Prestam, desde 1941, cuidados de visão abrangentes a pacientes de todo o mundo, graças a uma equipa de 30 oftalmologistas altamente especializados e cuja reputação profissional é do conhecimento geral. Além de conferirem o seu toque humano distintivo no tratamento dos pacientes, diversificaram as suas atividades com três outras áreas: formação, investigação e trabalho social.

Sobre o IMO

O IMO Grupo Miranza é uma rede de centros oftalmológicos que oferece procedimentos oftalmológicos cirúrgicos e cirurgias altamente complexas por especialistas de topo com conhecimentos avançados.

Acerca da Universidade Miguel Hernández de Elche

A Univerisdade Miguel Hernández de Elche consiste numa instituição e centro de investigação renomado em vários campos, incluindo na saúde.

Acerca da Medical Solutions Barcelona

A Medical Solutions Barcelona consiste num empresa de turismo médico líder em Espanha, que permite que pacientes de qualquer parte do mundo encontrem, comparem e reservem o tratamento ou procedimento que pretendem através da própria plataforma online. Com preços transparentes, avaliações de qualidade rigorosas e parcerias com os melhores médicos e profissionais de saúde de renome, oferecem uma experiência de venda fácil e segura aos pacientes. Além disso, os serviços são oferecidos em vários idiomas e num clima mediterrâneo temperado, que promove a cura e acelera a recuperação pós-cirúrgica.

Compartilhe :)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.