Palestras na SNCT 2017

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) existe desde 2004 e sempre é realizada no mês de outubro. Coordenada pelo Governo Federal, conta com a colaboração de órgãos estaduais, institutos de pesquisa e de ensino, empresas, etc. Seu objetivo é o de popularizar a ciência e a tecnologia na população através da divulgação do conhecimento de forma simples nos mais diversos tipos de atividades em várias cidades.

Palestra na Oficina de Identificação de Nuvens. Foto: Felipe Domingos

Em 2017, a SNCT foi entre os dias 23 e 29 de outubro. O IAG/USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo) promoveu, dentre outras atividades, um ciclo de palestras com pesquisadores e docentes dos diferentes departamentos do Instituto. Tive a oportunidade de participar duas vezes nessa edição.

A primeira palestra foi realizada na segunda (23/10) às 11h30 com o tema “Meteorologia e Aviação”, veja o resumo:

Serão apresentadas áreas e profissões da aviação que usam conhecimentos da Meteorologia para o desenvolvimento de suas atividades, com objetivos de economia e segurança. Depois, será seguida uma linha cronológica do desenvolvimento tecnológico da aviação frente a desafios impostos pela Meteorologia. Na sequência, serão vistos fenômenos atmosféricos curiosos e/ou outros perigosos para quando se está voando.

Os slides estão disponíveis no link Palestra Meteorologia e Aviação na USP.

A segunda palestra foi na quinta (26/10) às 12h com o tema “Oficina de identificação de nuvens”, conforme o seguinte resumo:

Você sabia que as nuvens tem nomes? Elas podem ser classificadas em gêneros, espécies, variedades… e essa técnica misturada com arte pode ser aprendida e praticada diariamente por qualquer um. Essa atividade envolve uma breve explicação sobre a formação de nuvens, o sistema de classificação usado pela Organização Meteorológica Mundial e apresentação de muitas fotos de nuvens como exemplos. Conforme as condições de tempo, é feita observação do céu para classificar as nuvens na prática. Traga seus óculos escuros!

Veja os slides dessa atividade no link Oficina de identificação de nuvens.

As outras palestras da SNCT 2017 foram “Amazônia: processos superficiais e dinâmica interna do planeta Terra” (Prof. Dr. Victor Sacek), “A Matemática e o Clima Terrestre” (Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias), “Estimativa do fluxo de calor no solo a partir da temperatura do solo, como parte da avaliação do balanço energético do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – São Paulo-SP” (Dr. Frederico Luiz Funari) e “Poluição do ar em grandes centros urbanos: o exemplo da Região Metropolitana de São Paulo” (Dr. Thiago Nogueira).

Cartaz na entrada do IAG com as atividades da SNCT 2017. Foto: ViniRoger

Ainda no IAG, o Departamento de Geofísica promoveu as atividades “O que é Geofísica?” e “Terremotos no Brasil”, e o Departamento de Astronomia, através do “Astronomia para Todos”, promoveu palestras seguidas de sessão de observação do céu. Mais detalhes no site do IAG – SNCT 2017.