A “nuvem do Levante” é um fenômeno meteorológico característico da região do estreito de Gibraltar. Essa nuvem é formada quando ventos úmidos do leste, conhecidos como “Levante”, sopram através do estreito e encontram o terreno montanhoso da região, especialmente o Rochedo de Gibraltar.
O vídeo a seguir exibe o precesso de formação da nuvem do Levante e foi produzido pelo Met Office, o serviço meteorológico do Reino Unido. É um time lapse, no qual uma sequência de fotos tiradas com um certo intervalo de tempo entre si é visualizada em sequência, causando uma impressão de que o tempo passa mais rápido. Essa técnica é interessante para se observar rapidamente fenômenos que levariam muito mais tempo de observação para se perceber seu movimento.
The #Levanter cloud is in full force over the Rock of #Gibraltar this morning, as moist easterly winds are forced up, cool and condense into #Cloud#WeatherInAction pic.twitter.com/sFLwfh9yE0
— Met Office Gibraltar (@MetOGibraltar) August 24, 2022
A câmera do vídeo time lapse está localizada no aeroporto de Gibraltar, cuja pista está na direção leste-oeste. Em destaque, está o Rochedo de Gibraltar, com 426 metros de altura. Já o vídeo a seguir é um compilado de pequenas gravações do fenômeno registradas no mesmo dia das imagens apresentadas mais à frente e sem edição na velocidade de reprodução:
Processo de formação
O Levante é um vento quente e úmido que sopra do leste, vindo do Mar Mediterrâneo. De acordo com a Royal Meteorological Society do Reino Unido, o vento pode soprar em qualquer época do ano, mas é mais comum de junho a outubro. O vento deve estar em uma velocidade de no máximo 20 nós (38 km/h) para ocorrer essa formação.
Quando esses ventos encontram o estreito de Gibraltar, a combinação de ar quente e úmido com a topografia da região cria as condições ideais para a formação de nuvens. O Rochedo de Gibraltar força a subdia do ar úmido. À medida que o ar sobe, ele se resfria, e a umidade se condensa em pequenas gotas de água, formando nuvens. Esse processo é conhecido como levantamento orográfico.
A nuvem resultante é tipicamente uma nuvem longa e fina que pode se estender sobre o Rochedo de Gibraltar e se projetar para o oeste sobre o estreito. Ela pode parecer uma longa faixa de nuvens cobrindo o topo do rochedo e se estendendo para o oeste.
Esse tipo de nuvem pode receber diferentes nomes devido a sua aparência ou seu processo de formação. Ela é conhecida como “banner cloud” (nuvem bandeira) ou nuvem lenticular. Ao contrário das nuvens que atravessam o céu, uma nuvem lenticular adquire sua forma única quando o ar úmido sobe a montanha, forma uma nuvem menor em forma de disco e desce já seco. Ela também não deixa de ser uma nuvem orográfica por se formar devido ao relevo.
Essa nuvem pode influenciar o clima local, resultando em períodos de nebulosidade e umidade elevada em Gibraltar, enquanto áreas ao redor podem ter tempo mais claro. Além disso, a sotavento de montanhas ocorre mais turbulência. Observando-se a formação da nuvem, nota-se um escoamento laminar logo no início da formação da nuvem no topo. No entanto, depois do fluxo correr por algumas dezenas de metros, a turbulência predomina.
Uma nuvem formada por basicamente o mesmo processo também já foi registrada no Pão de Açúcar (Rio de Janeiro/RJ), podendo ser observada no vídeo a seguir:
Fontes